sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Rio 2016: saiba como está a corrida olímpica pelas vagas no vôlei


OLIMPÍADAS


Brasil já está garantido nos dois torneios masculino e feminino por ser o país-sede




Por Rio de Janeiro


O vôlei entrou no programa olímpico nos Jogos de Tóquio 1964. Na ocasião, a antiga União Soviética ficou com o ouro no torneio masculino e o Japão no feminino. O Brasil subiu ao pódio pela primeira vez na edição de Los Angeles, em 1984. Feito alcançado pela Geração de Prata. A alquimia foi feita em Barcelona 1992. Após um hiato, a seleção voltou a comemorar uma medalha, outra vez dourada, em Atenas 2004. Em Pequim 2008 e Londres 2012, o time foi vice-campeão. Entre as mulheres, a contagem foi aberta com o bronze em Atlanta 1996. A equipe repetiu a dose em Sydney 2000. Após amargar o quarto lugar quatro anos depois, o Brasil conquistou dois ouros seguidos com Zé Roberto Guimarães e é o bicampeonato olímpico.  

Brasil x Estados Unidos liga mundial vôlei (Foto: Inovafoto/CBV)
Brasil já tem vaga assegurada 
(Foto: Inovafoto/CBV)


O formato de disputa nos Jogos de 2016, no Maracanãzinho, conta com 12 participantes. Eles serão divididos em dois grupos, nos quais todos se enfrentam. Os quatro primeiros de cada chave avançam. Os donos das melhores campanhas de cada lado se enfrentam pelo ouro. Os perdedores das
 semifinais disputam a medalha de bronze.


01
PAÍSES GARANTIDOS EM   2016


As competições masculina e feminina contam com 12 equipes cada uma.

Masculino
Brasil (país-sede)
Estados Unidos (campeões da Copa do Mundo)
Itália (vice-campeã da Copa do Mundo)
Argentina (campeão do Pré-Olímpico sul-americano)

Feminino
Brasil(país-sede)
China(campeã da Copa do Mundo)
Sérvia (vice-campeã da Copa do Mundo).


As demais vagas serão distribuídas através dos torneios continentais e do Pré-Olímpico Mundial. 


02
VAGAS EM ABERTO

Torneios continentais
Masculino (4 vagas) e feminino (5 vagas)


Os campeões de cada um dos torneios (América do Norte e Central, Europeu e Africano) ficam com uma vaga direta. O campeão asiático terá que disputar o primeiro Pré-Olímpico Mundial, no Japão, no qual a melhor seleção ranqueada do continente neste campeonato assegura seu lugar nos Jogos.

23/12 a 10/01 - Africano
23/12 a 10/01 - Norceca (América do Norte e Central)
04 a 09/01 - Europeu feminino (Ancara) - Turquia, Alemanha, Holanda, Croácia. Rússia, Itália, Bélgica e Polônia estão na disputa.
05 a 10/01 - Europeu masculino (Berlim) - Alemanha, Polônia, Sérvia, Bélgica, Rússia, Bulgária, Finlândia e França brigam pela classificação.


Torneios mundiais de qualificação
1. Masculino (3 vagas) e feminino (3 vagas): oito equipes participantes
- 14/05 a 5/06 (local ainda indefinido): reunirá o segundo colocado no torneio da Norceca (América do Norte e Central); os segundo e terceiro no Europeu; o segundo no Pré-Olímpico Sul-Americano (Venezuela); e quatro times da Ásia (incluindo o campeão continental). Os três melhores ranqueados vão participar das Olimpíadas.


2. Masculino (1 vaga) e feminino (1 vaga): quatro equipes participantes
- 14/05 a 5/06 (local ainda indefinido): terão direito de participar da seletiva os terceiros colocados nos torneios da Norceca (América do Norte e Central) e no Pré Olímpico Sul-Americano; além dos segundo e terceiro lugares no Campeonato Africano. Apenas o vencedor garantirá vaga nos Jogos do Rio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/08/rio-2016-saiba-como-esta-corrida-olimpica-pelas-vagas-no-volei.html


Nenhum comentário: