domingo, 19 de julho de 2015

Em paz com vitória merecida, Tite vê Atlético-MG "degrau acima" do Timão

Corinthians dorme na liderança do Brasileiro, empatado com o Galo, e treinador comemora triunfo: "Vou dormir em paz dizendo que ganhamos e merecemos"


Por
São Paulo



Um grande jogo. O técnico Tite não poupou adjetivos para classificar o duelo entre Corinthians e Atlético-MG, na noite deste sábado, em Itaquera. Com gol de Malcom, marcado no fim da primeira etapa, o Timão venceu por 1 a 0 e superou aquela equipe que, segundo palavras do próprio comandante corintiano, está "degraus acima".

– O Atlético está um degrau acima na formação de elenco e na formação da equipe. É notório. Nós conseguimos superar essas situações, inclusive  com duas mudanças importantes: o Cássio e o Jadson. Mudou a característica de ser um pouco mais agressivo, mas de ficar menos com a posse de bola – avaliou, na sala de imprensa da Arena.

Tite Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Tite durante a partida na Arena Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli)


Satisfeito com a importante vitória corintiana, Tite enalteceu o triunfo que fez sua equipe dar saltos importantes na tabela de classificação do Brasileirão. Com a vitória, o Corinthians foi aos 29 pontos e empatou com o Atlético-MG na liderança do Campeonato Brasileiro - os mineiros ainda levam vantagem no saldo de gols.

– Os três pontos do Atlético são os mesmos três pontos do Joinville. A equipe que conseguir manter o nível com seu plantel leva vantagem (no campeonato). Eu vou dormir em paz dizendo que ganhamos e merecemos vencer – completou o treinador.

Questionado sobre a possibilidade da chegada de reforços, Tite usou de bom humor para manter clima de mistério no Timão.

– Agora estou esperto. Olhei para o Seródio (assessor de imprensa) e ele falou "não". Se o presidente fala uma coisa lá do outro lado eu estou ferrado igual a outra vez. Agora estou mais esperto. Não tem novidade, mas pode ter – afirmou.

Na próxima rodada, o Timão viaja para o Paraná, onde enfrenta o Coritiba, no domingo, às 16h, no estádio Couto Pereira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Confira alguns trechos da entrevista coletiva de Tite:

Mais paciência com Vagner LoveAs pessoas têm de ter um pouco mais de paciência. Não pensem o Love em comparativo com outro jogador. Pensem Love para Love. Não pense nos outros que saíram. Assim como precisa de bola aérea e de um jogador de retenção tem o Danilo também. O Romero é mais de velocidade, receber na frente.

Sistema defensivo
O sistema nosso permite uma liberdade e uma agressividade do Renato e do Elias. Fica como pêndulo um meio-campista por trás, o Bruno. Estamos procurando entrosar ainda. Esses três jogadores centrais não tem seis jogos juntos. Às vezes uma equipe que está mais entrosada vai surgir alguns espaços. Mas em compensação, a chegada de Elias e Renato na frente hoje com dois jogadores de velocidade na frente te permite agressividade. Observem a equipe com construção de jogadas, de oportunidades e de saldo importante. A equipe tem procurado esse ponto de equilíbrio.

Gramado molhado
É característica do gramado e do jogo. Todas equipes que vêm jogar aqui, a Ponte Preta treinou com campo molhado a semana toda. Não é nenhuma novidade. Desde que inaugurou o estádio sabe-se que aqui a velocidade do jogo é maior, que aqui tem um percentual de grama sintética estilo europeu que faz a bola correr mais. Todos sabem. Nós também

Defesa é mais importante na briga pelo título
Sistema defensivo ganha campeonato? Não. Três vezes não. Equilíbrio de equipe que tenha organização ofensiva, que chegue com seis jogadores na frente. A proposta do Corinthians é chegar com seis jogadores na frente. Se observarem quando vai ter um cruzamento lateral, tem a linha de três, o atacante, Elias e Renato chegando. Atacar marcando é sustentado por dois zagueiros, lateral do oposto e primeiro médio. Essa é forma de jogar. Ataca com seis e chega um por trás. É equilíbrio. Corinthians não especula, propõe jogo. Atlético propõe jogo. São escolas bem características. Quando não dá é porque o adversário faz pressão alta. Mas quantas oportunidades nós saímos tocando. Quantos vezes o Atlético. São escolas parecidas, não é reativo, é de construção.

Postura da defesa durante a pressão do Atlético
Em algum momento tem de se aprender a sofrer. Jogos de alto nível tem de manter o nível de concentração alto, não errar e aprender a sofrer. Quando ele botou mais dois armadores, ele ficou com dois articuladores, o Rafael Carioca, e dois laterais passando e se expondo. Tanto é que tivemos a bola do jogo. O Leonardo virou centroavante. Até nisso foi emocionante. O Victor fez uma grande defesa no Mendoza, depois puxou contra-ataque e o Walter fez uma grande defesa.

Vitória que faz a diferença no campeonato?
Não. Diferentemente de Libertadores, que é um torneio diferente. Você faz uma fase classificatória com o melhor futebol e acaba ficando fora na sequência. O Atlético fez um grande campeonato na Libertadores e ficou fora. Brasileiro é diferente. Os três pontos do Atlético são os mesmos três pontos do Joinville. A equipe que conseguir manter o nível com seu plantel leva vantagem. Eu vou dormir em paz dizendo que ganhamos e merecemos vencer. Se pegar todo jogo e botar na balança, me sinto merecedor. Poderia ter sido 2 a 1, mas a vitória ficou bem colocada pelo o que a equipe produziu.

Novidade sobre reforços?
Agora estou esperto. Olhei para o Seródio (assessor de imprensa) e ele falou "não". Se o presidente fala uma coisa lá do outro lado eu estou ferrado igual a outra vez. Agora estou mais esperto. Não tem novidade, mas pode ter.


FONTE:
http://glo.bo/1TJKseO?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: