sábado, 23 de maio de 2015

Na pior temporada em 11 anos, Nadal tenta décimo título em Roland Garros

Na sombra das atuações de Djokovic, espanhol acumula números negativos em 2015 e chega ao Grand Slam francês pela primeira vez sem títulos no saibro europeu



Por
Paris

Rafael Nadal treina em Roland Garros (Foto: Reuters)Rafael Nadal treina com o tio e técnico Toni Nadal em Roland Garros (Foto: Reuters)


Roland Garros e Rafael Nadal têm sido praticamente sinônimos desde 2005. Separar o nome do espanhol do tradicional torneio francês foi quase impossível durante esse tempo, afinal, foram nove conquistas. Na única vez em que não ergueu a taça, deu brecha para que Roger Federer completasse seu rol de títulos de Grand Slams, algo que Novak Djokovic, o atual número 1 do mundo e dono de uma temporada quase perfeita, ainda persegue. Em 2015, Nadal chega pela primeira vez sem ser o grande favorito. Aos 28 anos, começará Roland Garros com seu pior ranking de entrada na competição - em 2005, era o 5º do mundo, agora é o 7º - e fazendo sua pior temporada desde o primeiro triunfo no Grand Slam francês. Porém, duvidar do Touro Miúra no saibro parisiense é algo que poucos ousariam fazer.

O torneio começa neste domingo e vai até o dia 7 de junho. Pela primeira vez desde que ganhou seu primeiro Roland Garros, em 2005, Nadal chega ao Grand Slam francês sem um título sequer na temporada europeia de saibro. Em relação aos últimos 11 anos, também tem em 2015 menos vitórias (25); mais derrotas (nove), inclusive no saibro (cinco); menor aproveitamento (73,5%), sobretudo na terra batida (77,3%); e menos títulos (um, no saibro do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro).

Leia:
Feijão e Bellucci chegam a Roland Garros em situações opostas após a Davis

tênis Rafael Nadal treino Roland Garros (Foto: AFP)
Sem títulos no saibro europeu, Nadal 
entra em Roland Garros fazendo sua 
pior temporada em 11 anos (Foto: AFP)


Nadal já assumiu que tem sofrido de falta de confiança nesta temporada. O psicológico abalado causou mazelas ao ex-número 1 do mundo, como a primeira derrota no saibro para o britânico Andy Murray, na final do Masters 1000 de Madri, no começo de maio. Esse foi o melhor resultado do Touro Miúra na gira de saibro europeia. A vitória convincente sobre o americano John Isner no Masters 1000 de Roma, há dez dias, também é um sinal de recuperação do espanhol em seu piso favorito.

tênis Rafael Nadal tabela pré-Roland Garros (Foto: ATP)

- (A fase) não é terrível, mas, comparado com outros anos, obviamente parece ruim. Comparações vão sempre acontecer quando você conseguiu tanto no passado. Quando você perde mais que em outros anos, claro que sua confiança fica um pouco menor. Mas estou tendo menos dias ruins, estou um pouco mais consistente, vou tentar meu melhor e acredito que isso (o décimo título em Roland Garros) pode acontecer. Senão, vou continuar a temporada. É importante ter toda uma temporada sem lesões e ver onde vou terminar - minimizou o atual número 7 do mundo.

Nadal estreia contra o convidado francês Quentin Halys, 304º do ranking da ATP. No entanto, é mais para frente na chave que as atenções estão voltadas. O espanhol pode enfrentar o sérvio Novak Djokovic nas quartas de final. 

Veja o chaveamento masculino em Roland Garros

Rafael Nadal Roland Garros 2005 (Foto: Getty Images )Primeiro título de Nadal em Roland Garros foi na temporada 2005 (Foto: Getty Images)


- Eu adoraria chegar nessa partida, mas são as quartas de final e nem começou a primeira rodada ainda. Se eu chegar nesse jogo, vamos ter dois dias para falar sobre isso - disse Nadal.
Sobrando como em 2011, Djokovic busca, enfim, a taça em Roland Garros
Para Narck Rodrigues, comentarista do SporTV, Nadal terá dificuldades em Roland Garros justamente pela fase que não é das melhores. Porém, acredita que a parte física será um ponto forte do espanhol durante a disputa.

- Agora os tenistas entram para ganhar dele e não têm mais tanto respeito. Vislumbram ganhar até no saibro. Ele está passando por um momento difícil. Porém, Roland Garros é a casa dele. Para a confiança voltar é um pulo: é uma partida bem jogada, e a confiança volta. Ele não desiste, não se entrega. E Roland Garros é melhor de cinco sets. Ele tem jogado mal, mas não tem mostrado problemas físicos. Por exemplo, se chover, pode não ter um dia de descanso, e ele, na parte física, não fica atrás de ninguém. Estou longe de descartá-lo - analisou Narck.


Confira os principais jogos deste domingo

Quadra Philippe-Chatrier - a partir de 6h
Jogo 1 - Evgeniya Rodina (RUS) x Simona Halep (ROM)
Jogo 2 - Alejandro Falla (COL) x Roger Federer (SUI)
Jogo 3 - Donna Vekic (CRO) X Caroline Garcia (FRA)
Jogo 4 - Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Christian Lindell (SUE)

Quadra Suzanne-Lenglen - a partir de 6h
Jogo 1 - Louisa Chirico (EUA) x Ekaterina Makarova (RUS)
Jogo 2 - Stan Wawrinka (SUI) x Marsel Ilhan (TUR)
Jogo 3 - Kei Nishikori (JAP) x Paul-Henri Mathieu (FRA)
Jogo 4 - Ana Ivanovic (SER) x Yaroslava Shvedova (CAZ)

Quadra 1 - a partir de 6h
Jogo 1 - Roberto Bautista Agut (ESP) x Florian Mayer (ALE)
Jogo 2 - Garbiñe Muguruza (ESP) x Petra Martic (CRO)
Jogo 3 - Ernests Gulbis (LET) x Igor Sijsling (HOL)

Quadra 2 - a partir de 6h
Jogo 1 - Go Soeda (JAP) x Philipp Kohlschreiber (ALE)
Jogo 4 - Lucie Safarova (TCH) x Anastasia Pavlyuchenkova (RUS)

Quadra 3 - a partir de 6h
Jogo 4 - Steve Johnson (EUA) x Guillermo García-López (ESP)

Quadra 6 - a partir de 6h
Jogo 4 - Shuai Peng (CHN) x Polona Hercog (ESL)

Quadra 7 - a partir de 6h
Jogo 1 - Fiona Ferro (FRA) x Teliana Pereira (BRA)
Jogo 2 - Ivo Karlovic (CRO) x Marcos Baghdatis (CHP)
Jogo 3 - Magda Linette (POL) x Flavia Pennetta (ITA)


FONTE:
http://glo.bo/1HC2Hjo?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: