terça-feira, 31 de março de 2015

Medina espanta zebras na estreia em Bells Beach e avança direto à 3ª fase

Campeão mundial derrota Matt Banting e Joe Van Dijk na estreia em Bells Beach, na Austrália. Brasileiros Mineirinho, Wiggoly Dantas e Italo Ferreira vão para repescagem


Por
Bells Beach, Austrália
 

Há quatro anos, em Bells Beach, na Austrália, Gabriel Medina estreava como o mais jovem surfista na elite, aos 17. Hoje, aos 21, o primeiro e único brasileiro campeão mundial voltou ao lugar onde tudo começou para dar um importante passo na corrida pelo bicampeonato. Eliminado na terceira fase em Gold Coast por interferência, o brasileiro teve um desempenho impecável diante de dois surfistas locais, nesta terça-feira, e passou com tranquilidade para a terceira fase da segunda etapa do Circuito Mundial. As condições do mar, que estava pequeno para os padrões australianos, foram um obstáculo para os surfistas no primeiro dia de disputas.

Medina atende fãs após vencer surfistas locais na estreia em Bells Beach (Foto: Breno Dines)
Medina atende fãs após vencer surfistas locais 
na estreia em Bells Beach (Foto: Breno Dines)


O mar está difícil. Estou muito feliz por ter passado. Espero que o mar fique maior e que nós possamos ir bem. Estou me sentindo bem. E difícil ganhar este evento. Muitos surfistas surfam bem este tipo de onda, principalmente, os "regulars". Darei o meu melhor e espero conseguir um bom resultado  
Gabriel Medina

- O mar está difícil. Estou muito feliz por ter passado. Espero que o mar fique maior e que nós possamos ir bem. Estou me sentindo bem. E difícil ganhar este evento. Muitos surfistas surfam bem este tipo de onda, principalmente, os "regulars" (surfa com o pé esquerdo na frente da prancha, o contrário de Medina, que é "goofy"). Darei o meu melhor e espero conseguir um bom resultado - disse Medina em uma entrevista à Liga Mundial de Surfe (WSL).

Os brasileiros Adriano de Souza, o Mineirinho, Ítalo Ferreira e Wiggolly Dantas perderam na estreia e irão disputar a repescagem (segunda fase). Campeão na Gold Coast australiana, Filipe Toledo irá estrear na 11ª bateria da primeira fase, ao lado do compatriota Jadson André e do australiano Owen Wright. Miguel Pupo, por sua vez, entra em ação na nona bateria diante do "aussie" Joel Parkinson e do irlandês Glenn Hall.

Gabriel medina Bells Beach (Foto: Reprodução WSL)
Gabriel Medina vence na estreia e avança direto 
para a terceira fase em Bells Beach 
(Foto: Reprodução WSL)


medina domina rivais
O fenômeno de Maresias provou por que está no topo do mundo do surfe. Mesmo com condições ruins do mar, ele mostrou um leque de manobras, se impondo sobre os adversários do início ao fim. Depois de assumir a liderança no início com uma boa onda (6.33), Medina sofreu uma virada de Joe Van Dijk, que garantiu a vaga na disputa pelos trials, na noite da última segunda-feira. O australiano irmão de Nikki Van Dijk, que faz parte da elite feminina, foi consistente e assumiu a frente do placar, com 10.80 (5.60 + 5.20). Mas não por muito tempo. Logo em seguida, com um surfe radical e ousado, mesmo com as condições desfavoráveis do mar, o brasileiro levou um 6.43 e recuperou a dianteira, com 12.76.

Medina atende fãs após vencer surfistas locais na estreia em Bells Beach (Foto: Breno Dines)Medina atende fãs após vencer surfistas locais na estreia em Bells Beach (Foto: Breno Dines)


Matt Banting, um talentoso jovem de 20 anos, se recuperou e ficou na cola do brasileiro, com 11.83, mas ainda precisava de 6.53 para virar. No entanto, o "aussie" não teve tempo suficiente para melhorar a pontuação e amargou a segunda colocação. Enquanto isso, o atual campeão mundial se mantinha ocupado, tentando aumentar a vantagem, pegando onda atrás de onda. Sem se deixar abalar pela pressão, Medina (12.76) não deu chances aos rivais e avançou direto à terceira fase. Banting (11.83) e Joe Van Dijk (8.23) caíram para repescagem.

Tricampeão mundial e defensor do título em Bells Beach, o australiano Mick Fanning (13.10) foi derrotado por Mason Ho (13.13), convidado em Bells Beach, em uma das baterias mais equilibradas do primeiro dia de disputas da segunda etapa. O sobrinho do campeão mundial e mito havaiano Derek Ho acertou um belo aéreo e não teve dificuldades para se classificar. Além de Mick, Freddy Patacchia (13.00) também caiu para a repescagem. 

Medina chega à zona mista em Bells Beach (Foto: Breno Dines)
Medina é cercado ao chegar à zona mista em 
Bells Beach (Foto: Breno Dines)


mineirinho sofre virada no fim
Campeão em Bells Beach, em 2013, Mineirinho começou pressionando o americano Brett Simpson e o australiano Kai Otton, mas não contava em levar uma virada amarga no fim. O paulista do Guarujá liderou boa parte da bateria e soube usar bem a regra da prioridade, sendo seletivo em suas ondas. Com força e velocidade, ele impressionou os juízes com uma boa variação de manobras e somou 14.33 (6,50 + 7,83) .

Brett foi paciente e esperou até o fim para pegar as duas ondas salvadoras. Nos últimos segundos, o americano aplicou um leque de manobras, ganhou 7,83 e assumiu a liderança, com 15,00, ultrapassando Adriano. Kai Otton, por sua vez, não teve sorte com suas escolhas e cometeu algumas falhas nas manobras que o prejudicaram na disputa. O "aussie" somou 6,00 e ficou na lanterna. O surfista local e o brasileiro lutam pela sobrevivência na repescagem.


confira as baterias em bells beach

1: Taj Burrow (AUS) 10.63 x 11.73 Wiggolly Dantas (BRA) 11.73 x Jeremy Flores (FRA) 15.33
2: Adriano de Souza (BRA) 14.33 x Kai Otton (AUS) 6.00 x Brett Simpson (EUA) 15.00
3: Kelly Slater (EUA) 16.67 x Sebastian Zietz (HAV) 9.06 x Ricardo Christie (NZL) 7.73
4: John John Florence (HAV) 15.33 x Ítalo ferreira (BRA) 11.47 x C. J. Hobgood (EUA) 10.17
5: Mick Fanning (AUS) 13.10 x Freddy Patacchia Jr. (HAV) 13.00 x Mason Ho (HAV) 13.13
6: Gabriel Medina (BRA) 12.76 x Matt Banting (AUS) 11.83 x Joe Van Dijk (AUS) 8.23
7: Jordy Smith (AFR) 14.33 x Adrian Buchan (AUS) 12.20 x Keanu Asing (HAV) 13.44
8: Michel Bourez (PYF), Nat Young (EUA) e Dusty Payne (HAV)
9: Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e Glenn Hall (IRL)
10: Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS) e Adam Melling (AUS)
11: Filipe Toledo (BRA), Owen Wright (AUS) e Jadson André (BRA)
12: Julian Wilson (AUS), Kolohe Andino (EUA) e Matt Wilkinson (AUS)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/03/medina-espanta-zebras-na-estreia-em-bells-beach-e-avanca-direto-3-fase.html

Nenhum comentário: