terça-feira, 31 de março de 2015

Confira 16 eventos que você não pode perder nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Num calendário recheado de competições e estrelas do esporte, o GloboEsporte.com selecionou as disputas imperdíveis para quem quer estar perto dos principais fatos


Por
Rio de Janeiro
 

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já começou. São menos de 500 dias para o principal evento esportivo do planeta, que desembarca pela primeira vez na América do Sul. Nesta terça-feira, o Comitê Organizador anunciou o início das vendas dos ingressos com as datas e horários de cada evento, e o GloboEsporte.com fez uma lista com 16 deles que você não pode perder. Confira todos os detalhes para ficar de olho na hora de escolher o que assistir a partir do dia 3 de agosto do ano que vem. Estrelas do esporte não vão faltar: Usain Bolt, Cesar Cielo, Neymar, LeBron James, Roger Federer, Novak Djokovic, Ricardo/Emanuel, Isinbayeva, Teddy Riner, entre muitos outros.

Natação recheada de estrelas
O Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos, que será uma construção provisória no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, receberá a natação entre os dias 6 e 13 de agosto, e, entre os muitos nomes de destaque no cenário internacional, o torcedor brasileiro estará de olho, principalmente, em Cesar Cielo, nas provas dos 50m e 100m livre. Outra atração pode ser a presença do maior medalhista olímpico de todos os tempos, o americano Michael Phelps, especialista dos 200m medley e 100m borboleta. Entre as mulheres, o fenômeno americano Missy Franklin também estará em ação em muitas provas, e favorita nos 100m e 200m costas.


Cesar Cielo ouro 50m borboleta Mundial (Foto: Getty Images)
Cesar Cielo busca sua quarta medalha em 
Jogos Olímpicos (Foto: Getty Images)


Confira as datas das provas
08/08: sessão de 22h a 0h - final dos 100m costas feminino; 10/08: sessão de 22h a 0h25 – final dos 100m livre; 11/08: sessão de 22h a 23h55 - final dos 200m medley masculino; 12/08: sessão de 22h a 23h30 - final dos 200m costas feminino, final dos 100m borboleta masculino, e final dos 50m livre masculino.


Dream Team em ação
Em 18 edições dos Jogos Olímpicos, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos não ficou com a medalha de ouro em apenas quatro delas. Ou seja, parar os americanos é uma tarefa quase impossível, e se você comprar o bilhete para a decisão do torneio olímpico provavelmente estará diante da equipe de LeBron James & Cia. A decisão está marcada para o dia 21 de agosto, às 15h45, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A disputa pelo bronze acontece no mesmo dia e local, às 11h30.


LeBron James e Markel Brown, Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers (Foto: Reuters)
LeBron James deve ser uma das estrelas da 
seleção americana nos Jogos Olímpicos 
(Foto: Reuters)


Judô com lenda francesa
Dono de uma medalha de bronze em Pequim 2008 e outra de ouro em Londres 2012, o francês Teddy Rinner é o principal nome do judô mundial na atualidade. Ele luta na categoria pesado, acima de 100kg, a mesma do brasileiro Rafael Silva, o Baby, um de seus principais adversários. A disputa pela medalha dessa categoria acontecerá na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no dia 12 de agosto, em sessão das 15h30 às 18h10. A disputa do judô será toda no mesmo local, entre os dias 6 e 12, com as primeiras fases entre 10h e 13h, e as finais entre 15h30 e 18h10.


mundial de judo - Teddy Rinner x Rafael Silva (Foto: AFP)
Brasileiro Rafael Silva e francês Teddy Rinner 
são dois dos favoritos na categoria acima de 
100 quilos (Foto: AFP)


Maracanã e o ouro inédito no futebol
A seleção brasileira de futebol terá mais uma oportunidade de buscar a inédita medalha de ouro em Jogos Olímpicos. A expectativa é que o time, que deverá ser comandado por Alexandre Gallo, tenha a presença de Neymar, astro da seleção principal e do Barcelona. O time só pode ter a presença de três jogadores acima dos 23 anos. Se na Copa do Mundo do ano passado a seleção principal nem chegou à decisão no Maracanã, agora surge uma nova oportunidade de fazer história no estádio, já que ele receberá a disputa pelo ouro no dia 20 de agosto, às 17h30.


neymar seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Neymar é nome certo para defender a seleção 
brasileira nos Jogos Olímpicos 
(Foto: Mowa Press)


Tênis recebe torneio histórico
O Centro Olímpico de Tênis, que será um dos legados para a modalidade após os Jogos, está em processo de construção no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e promete receber um verdadeiro Grand Slam em solo carioca. Nomes como Roger Federer, Novak Djokovic, Rafael Nadal, Andy Murray, Serena Williams, Maria Sharapova e Caroline Wozniacki deverão estar no Rio e prometem atrair grande público aos jogos que começam no dia 6 de agosto. O tênis também contará com a presença de duplistas da elite mundial, como os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo, que estão entre os favoritos às medalhas. A decisão feminina será no dia 13, durante a sessão de 12h às 20h. A final masculina acontece no dia 14, no mesmo horário.


Novak Djokovic Sérvia x República Tcheca Copa Davis (Foto: Reuters)
Novak Djokovic, tenista número 1 do mundo, 
deverá estar na briga por medalha para a 
Sérvia (Foto: Reuters)


Usain Bolt e Yelena Isinbayeva
Num dos esportes mais aguardados dos Jogos Olímpicos, o atletismo terá como palco o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, que receberá estrelas imperdíveis como o jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva. Bolt é aguardado nas finais dos 100m e 200m rasos, onde buscará o terceiro ouro nas duas provas, a primeira delas no dia 14 de agosto, na sessão de 20h15 a 22h30. No dia 28, na sessão de 18h35 a 22h35 acontecerá a luta pela medalha dos 200m. Isinbayeva, dona de dois ouros e um bronze na prova do salto com vara, deverá marcar presença na final do dia 19, entre 20h10 a 22h45, quando a torcida brasileira espera torcer por Fabiana Murer.


Usain Bolt Ouro no revezamento 4x100m Commonwealth Games (Foto: Agência AP)
Usain Bolt Ouro no revezamento 4x100m 
Commonwealth Games (Foto: Agência AP)


Maratona: prova tradicional dos Jogos
Tradicionalmente a última prova dos Jogos, a maratona é disputada desde a primeira edição em Atenas, 1896. No Rio de Janeiro, apesar de acontecer no último dia de competições, não será a última disputa por medalhas. Os corredores que percorrerão 42,195km terão o privilégio de percorrer alguns dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, com chegada no Sambódromo. A largada acontece às 9h30, e o público poderá acompanhar de graça pelas ruas onde a prova passar.


Marilson Gomes (Foto: Wagner Caumo/CBAt)
Marilson Gomes foi quinto colocado na maratona 
dos Jogos de Londres, em 2012 (Foto: Wagner 
Caumo/CBAt)


Brasil favorito no vôlei de quadra
As seleções brasileiras de vôlei, masculina e feminina, figuram na lista de favoritos ao ouro em qualquer análise antes dos Jogos. Entre os homens, são duas pratas, em Pequim 2008 e Londres 2012, e um ouro, em Atenas 2004, nas últimas três edições. As mulheres são as atuais bicampeãs olímpicas. A expectativa é que as duas equipes estejam nas finais, que serão disputadas no Maracanãzinho. No masculino, a decisão do ouro acontece no dia 21 de agosto, às 13h15. Um dia antes, 20, é a vez da briga pelo ouro feminino, às 22h15.


Brasil x Turquia, Vôlei, Olimpiadas (Foto: Agência Reuters)
Brasil x Turquia, Vôlei, Olimpiadas 
(Foto: Agência Reuters)


Brasileiros em destaque na maratona aquática
A expectativa por medalhas brasileiras na maratona aquática é grande. Em 2014, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo terminaram 2014 como campeões do circuito mundial, e ainda tem Poliana Okimoto na luta por uma vaga nos Jogos. A prova dos 10km entre as mulheres acontece no dia 15 de agosto, próximo ao Forte de Copacabana, a partir de 8h. No dia seguinte, no mesmo horário e local, é a vez dos homens. O torcedor poderá assistir de graça à disputa.


Maratona aquática Ana Marcela Cunha no sul-americano de Belém (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Maratona aquática poderá ter a presença de 
Ana Marcela Cunha, melhor do mundo em 
2014 (Foto: Satiro Sodré / Agif)


Arthur Zanetti e o domínio das argolas
A ginástica artística do Brasil tem um representante que vale ficar de olho nos Jogos. Arthur Zanetti é o atual campeão olímpico nas argolas e principal nome deste aparelho hoje no mundo. A decisão das medalhas nas argolas acontecerá no dia 15 de agosto, na sessão de 14h a 16h15, na Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, casa da ginástica entre os dias 6 e 16. Na semana passada, Zanetti conquistou o ouro na etapa de Doha da Copa do Mundo e segue como favorito em todas as competições desde Londres 2012.


Arthur Zanetti leva o ouro nas argolas da etapa de Cottbus da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Facebook)
Arthur Zanetti foi ouro em 2012 e deverá 
chegar como favorito ao bi no Rio 
(Foto: Reprodução/Facebook)


Copacabana: cenário do vôlei de praia
Uma arena será montada na Praia de Copacabana para receber o torneio de vôlei de praia, e o Brasil é, desde 1996, quando a modalidade chegou aos Jogos, o segundo maior vencedor, com dois ouros, seis pratas e três bronzes. Em número total de medalhas, 11, supera os Estados Unidos, que tem nove, mas com seis ouros. Assim, a expectativa é que o Brasil esteja no pódio nas finais. Apesar da lista de duplas não estar fechada, nomes como Ricardo e Emanuel, e Larissa e Talita, devem figurar na disputa. O torneio vai do dia 6 ao dia 18 de agosto, com disputa por medalhas entre as mulheres no dia 17 e entre os homens no dia 18.


Copacabana vai receber etapa do Circuito Mundial (Foto: Divulgação/Mauricio Kaye)
Copacabana vai receber arena do vôlei de 
praia (Foto: Divulgação/Mauricio Kaye)


Handebol feminino tem Brasil na briga
Em 2013, a seleção brasileira feminina de handebol surpreendeu ao conquistar o Campeonato Mundial da modalidade em Belgrado, na decisão contra a Sérvia, e agora chega credenciada a brigar por medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, onde já tem vaga garantida. O torneio na Cidade Maravilhosa acontecerá na Arena do Futuro, instalação provisória montada no Parque Olímpico. A disputa começa logo no dia 6 de agosto, e a final feminina está marcada para o dia 20, às 15h30. No mesmo dia, às 11h30, a disputa é pelo bronze entre as mulheres.


Mundial de Handebol - Brasil x Hungria (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia/CBHb)
Brasil é o atual campeão mundial do 
handebol feminino (Foto: Cinara 
Piccolo/Photo&Grafia/CBHb)


Vela: uma potência brasileira
O Brasil é dono de 17 medalhas olímpicas na vela e em 2016 chega com nomes que prometem brigar para aumentar esse número. A regata da medalha na classe Laser poderá ter a presença do supercampeão Robert Scheidt, dono de dois ouros, duas pratas e um bronze, que não sabe o que é passar em branco desde os Jogos de Atenas 1996. A disputa por medalha será no dia 15, na sessão das 13h às 17h30. Martine Grael e Kahena Kunze, que encabeçam a lista das melhores na classe 49erFX, podem estar na disputa por medalhas na regata do dia 18, também das 13h às 17h30. O torcedor poderá assistir a prova das areias da Praia do Flamengo.


Martine Grael e Kahena Kunze - Vela Olímpica (Foto: André Durão )
Martine Grael e Kahena Kunze são destaques 
na classe 49erFX (Foto: André Durão )


Canoagem de velocidade na Lagoa
O baiano Isaquias Queiroz promete brigar para levar o Brasil ao pódio na canoa de velocidade, na prova individual C1 1000m, com final marcada para o dia 16 de agosto, em sessão das 9h às 10h40, no Estádio da Lagoa, num dos cenários mais bonitos da cidade. Em 2013, no Mundial, Isaquias se tornou o primeiro atleta brasileiro na história da competição a conquistar uma medalha, o bronze, e quer fazer mais história, agora no Brasil.


Isaquias Queiroz, ouro no mundial de canoagem (Foto: Facebook)
Isaquias Queiroz representará o Brasil na 
canoagem de velocidade (Foto: Facebook)


Tiro com arco no Sambódromo
A partir do dia 6 de agosto, o Sambódromo, acostumado ao Carnaval, a maior festa popular do país, será palco de um esporte não tão popular no Brasil, mas quer somar uma medalha verde e amarela nos Jogos. A competição, que vai do dia 6 ao dia 12 no local, pode contar com a presença do brasileiro Marcus Vinícius, de apenas 17 anos, vice-campeão da Copa do Mundo de tiro com arco em 2014. A medalha sai no dia 12 de agosto, em sessão das 15h às 17h20.


abertura de tiro com arco (Foto: Thiago Quintella)
Tiro com arco vai tomar conta do Sambódromo 
em 2016 (Foto: Thiago Quintella)


Plasticidade no nado sincronizado
O Parque Aquático Maria Lenk, que leva o nome de uma das maiores nadadoras da história do Brasil, receberás as provas do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de agosto. A Rússia é a principal favorita da modalidade, com oito medalhas de ouro entre as provas de equipe, dueto e solo. O Brasil, com nomes como as gêmeas Bia e Branca Feres, além de Lara Teixeira & Cia., promete fazer bonito na disputa.


Seleção de nado sincronizado (Foto: Reprodução/Facebook)
Seleção de nado sincronizado promete chamar 
a atenção nos Jogos (Foto: 
Reprodução/Facebook)


FONTE:

Nenhum comentário: