sábado, 13 de dezembro de 2014

Bipolaridade entre divisões marca a estreia do UFC em Phoenix, nos EUA

Duelos tensos entre Dos Anjos e Diaz e Gadelha e Jedrzejczyk contrastam com lutas respeitosas entre Cigano e Stipe Miocic e Overeem e Struve


Por  
Direto de Phoenix, EUA


Com quatro brasileiros em ação, o "UFC: Cigano x Miocic" mostrou, na pesagem oficial, que promete ter lutas tensas e vibrantes para o público que comparecer ao US Airways Center, em Phoenix, nos EUA, neste sábado. No card preliminar, a disputa feminina no peso-palha entre Claudia Gadelha e Joanna Jedrzejczyk ganhou contornos de guerra após a polonesa provocar a brasileira e tirá-la do sério. No card principal, além da luta que fecha o evento, entre os pesados Junior Cigano e Stipe Miocic, o duelo entre os pesos-leves Rafael dos Anjos e Nate Diaz também aparece como um dos mais empolgantes, pela rivalidade mostrada pelos dois atletas na encarada após passarem pela balança. O evento terá transmissão ao vivo do Combate a partir das 18h15m deste sábado (horário de Brasília), e o Combate.com vai acompanhar todos os detalhes em Tempo Real direto de Phoenix.

Junior Cigano x Stipe Miocic (Foto: Getty)
Junior Cigano e Stipe Miocic farão a luta 
principal (Foto: Getty)


O que parecia ser um confronto normal entre dois grandes nomes dos pesos-leves transformou-se numa verdadeira batalha. Durante a pesagem oficial, na sexta-feira, o americano Nate Diaz aproximou demais a mão do rosto do brasileiro Rafael dos Anjos, que a afastou. Diaz não gostou e, nos bastidores, foi tirar satisfação com Rafael, chegando a empurrá-lo. A atitude do rival mexeu com o carioca, que promete dar-lhe uma dura lição.

- Ele não é nem um pouco profissional, e isso me deixou bem chateado. Amanhã eu vou cair forte para dentro dele. Esse cara é um abusado. Eu não estou aqui de brincadeira. Tenho família, tenho filho para criar e esse cara é um fanfarrão. Vou destruí-lo no octógono - garantiu Rafael.

Pelo card preliminar, a brasileira Claudia Gadelha faz com a polonesa Joanna Jedrzejczyk um duelo de invictas - Gadelha venceu todas as 12 lutas na carreira, e Joanna também jamais foi derrotada em sete lutas como profissional - cercado de rivalidade. Conhecida por provocar suas rivais na pesagem, Jedrzejczyk manteve sua tradição contra Gadelha, que perdeu a calma e as duas trocaram alguns empurrões até serem separadas. Prenúncio de guerra no card preliminar em Phoenix?

Rafael dos Anjos x Nate Diaz (Foto: Getty)
Rafael dos Anjos e Nate Diaz vão duelar pelos 
leves (Foto: Getty)


- Eu já sabia que ela ia tentar alguma brincadeira, porque ela sempre faz isso. Mas eu respeito todo mundo, nunca subestimo ninguém e nunca fiz isso em pesagem nenhuma. Eu tentei manter a calma porque sabia que ela ia tentar tirar uma ondinha comigo, e tirou. Não consegui ficar quieta. Ainda tentei respirar fundo pra não revidar, mas não consegui. O instinto de nordestina foi mais forte do que eu - disse Gadelha.


Cordialidade e respeito entre os pesados

Curiosamente, entre os pesos-pesados o clima foi muito mais amistoso. As encaradas entre Gabriel Napão e Matt Mitrione e entre Junior Cigano e Stipe Miocic aconteceram sem problemas ou provocações. Vindo de quase 14 meses de inatividade, o ex-campeão dos pesos-pesados do UFC garantiu estar pronto e mais maduro para vencer Miocic e recuperar-se da derrota para Cain Velásquez na terceira luta entre os dois.

- Eu aprendi muito nesse tempo em que fiquei parado. Eu sempre confiei muito no meu boxe e e continuo confiando, mas também sei que tenho jiu-jítsu suficiente para lutar contra qualquer um no chão. Não preciso ficar com a ideia fixa do nocaute na minha cabeça. Se a luta for para o chão - e pode ir, porque isso aqui não é boxe, é MMA -, sei que consigo lutar ali também. Estou mais maduro e consciente agora do que estava antes - disse Cigano, que atualmente treina na Nova União, capitaneada por Dedé Pederneiras.

Claudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk (Foto: Getty)
Claudia Gadelha e Joanna Jedrzejczyk se 
estranham na pesagem (Foto: Getty)


Para Miocic, a luta será a maior de sua carreira, e uma vitória sobre Cigano o porá definitivamente entre os principais candidatos a disputar o cinturão da categoria:

- Venho de três vitórias seguidas, e estou em ótima forma. Sei que será uma luta dura, com dois lutadores com grande poder de nocaute se enfrentando e buscando arrancar as cabeças um do outro por cinco rounds. Será divertido - disse o americano de origem croata.


Confronto de risco para os gigantes holandeses

Ainda pelo card principal, um duelo de gigantes holandeses promete abalar o octógono em Phoenix. De um lado, Alistair Overeem, de 1,95m e 114,8kg. De outro, Stefan Struve, de incríveis 2,13m e 115,2kg. O confronto também pode ser visto como uma luta de desesperados. Overeem vem de três derrotas por nocaute em suas últimas quatro lutas, enquanto Struve, que não atua desde a derrota por nocaute para Mark Hunt em março de 2013, volta ao octógono após o colapso sofrido antes da luta contra Matt Mitrione no UFC 175, quando teve de ser retirado do card e levado ao hospital momentos antes de subir ao octógono.

- Me sinto bem, relaxado e pronto para lutar. Estou feliz por estar aqui e estou aproveitando o momento. Estou bem melhor na semana da luta do que na última vez. Naquela vez eu só pensava em acabar logo com aquilo, queria que chegasse logo o domingo de manhã. Estava muito estressado, e agora estou bem relaxado. Está tudo da maneira como deveria estar - disse Struve.


UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)

CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione



CARD PRELIMINAR
Peso-palha: Claudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-mosca: John Moraga x Willie Gates
Peso-meio-médio: Joe Riggs x Ben Saunders
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-médio: Ed Herman x Derek Brunson
Peso-leve: Joe Ellenberger x Bryan Barbarena
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-galo: Anthony Birchak x Ian Entwistle



saiba mais

Nenhum comentário: