quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Federer salva 5 match points, vence em Xangai e garante retorno ao nº 2

Com triunfo desta quarta sobre Leonardo Mayer, suíço ultrapassará Nadal no ranking da próxima semana, beneficiado pela eliminação do espanhol


Por Xangai, China




Bastava uma vitória para Roger Federer retornar ao posto que não ocupa desde maio do ano passado. Era preciso apenas derrotar o argentino Leonardo Mayer, 25º do ranking da ATP, na estreia no Masters 1.000 de Xangai, nesta quarta-feira, que o suíço garantiria o posto de número 2 do mundo a partir da próxima semana, ultrapassando o rival Rafael Nadal. Sem uma boa atuação e diante de um adversário inspirado, Federer teve que lutar muito e ter paciência com os próprios erros para alcançar o feito e a classificação para as oitavas de final. Em 2h41 de partida, o ex-líder do ranking salvou cinco match points e conquistou a vitória por 7/5, 3/6 e 7/6(7)

Federer foi beneficiado pela eliminação de Nadal nesta quarta-feira. O espanhol (8.455 pontos) atualmente tem 285 pontos de vantagem sobre o suíço (8.170), mas terá descontados 350 pontos por causa da derrota na segunda rodada (ele foi semifinalista em 2013). Por já ter igualado a campanha do ano passado, Federer não sofrerá deduções na atual pontuação, o que o já deixa à frente do Touro Miúra.


saiba mais

O espanhol Roberto Bautista Agut, 18º do ranking, será o próximo adversário de Federer em Xangai. A partida acontece nesta quinta-feira, às 9h (de Brasília).

O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Xangai. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.

roger federer china tenis (Foto: EFE)
Federer será o número 2 do mundo a partir 
da próxima segunda-feira (Foto: EFE)


O jogo

Federer esteve atrás no placar durante quase todo tempo nos dois primeiros games de jogo. A diferença é que ele conseguiu, no final do set inicial, reverter a desvantagem. Quebrado no terceiro game da partida, o suíço lutou muito quando perdia por 5/4 para devolver a quebra e impedir que o adversário saísse na frente. Manteve o bom momento e ainda encerrou a parcial levando a melhor no game de serviço do argentino.

tenis leonardo mayer xangai (Foto: Getty Images)
Leonardo Mayer deu trabalho a Federer, 
mas nãoconseguiu superá-lo 
(Foto: Getty Images)


Porém, o roteiro não se repetiu no segundo set. Mayer abriu a disputa já com a quebra e foi bastante favorecido pela inconstância de Federer, sobretudo junto à rede. O suíço vislumbrou uma nova reação, mas antes disso Mayer voltou a quebrar o saque dele e forçou assim o terceiro set.

A parcial decisiva foi a mais equilibrada de todas, sem quebras até Mayer obter dois match points quando estava à frente por 5/4. Federer salvou ambos e ainda levou o confronto para o tie-break. O suíço sofreu três mini-quebras e salvou mais três match points até que virou o game de desempate e fechou o jogo com um lob matador.


Wawrinka se despede

Segundo melhor suíço do ranking, Stan Wawrinka não foi longe em Xangai. Atual campeão do Aberto da Austrália, o número 4 do mundo deu adeus ao torneio já na segunda rodada. Na partida de estreia, perdeu para o francês Gilles Simon em confronto de três sets e 2h29 de duração. O 29º do ranking avançou de virada às oitavas de final, com as parciais de 5/7, 7/5 e 6/4.


Confira as oitavas de final do Masters 1.000 de Xangai:

Horários desta quinta-feira


2h - Tomas Berdych (TCH) x Ivo Karlovic (CRO)
2h - Malek Jaziri (TUN) x Gilles Simon (FRA)
Por volta de 4h - Andy Murray (GBR) x David Ferrer (ESP)
4h - Julien Benneteau (FRA) x Jack Sock (EUA)
Por volta de 6h - Juan Mónaco (ARG) x Mikhail Youzhny (RUS)
7h30 - Novak Djokovic (SER) x Mikhail Kukushkin (CAZ)



FONTE:
http://glo.bo/1BSfYw6

Nenhum comentário: