terça-feira, 1 de julho de 2014

Holanda visita favela, espia jogo da Argentina e pinta muros de laranja

Nove jogadores da seleção holandesa vão ao morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, em dia de folga. Comunidade pergunta: "Cadê o Robben?"


Por Rio de Janeiro

 
A Laranja foi à favela. Em dia de folga, depois de aproveitar a manhã para curtir a praia ou fazer compras, os jogadores da Holanda resolveram conhecer um dos morros da Zona Sul carioca nesta terça-feira. Nove atletas visitaram o Dona Marta, em Botafogo. Entre eles, alguns titulares - casos de Vlaar, Blind e De Vrij.

Eles começaram o passeio em um campinho de futebol da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade. Atenciosos, posaram para fotos e bateram bola com crianças. Depois, seguiram pelas ruas do Dona Marta até a estátua de Michael Jackson - o local onde o ídolo pop gravou um clipe em 1996.



Mosaico Holanda Visita Favela Rio de Janeiro (Foto: Editoria de arte)
Mosaico Holanda Visita Favela Rio de 
Janeiro (Foto: Editoria de arte)

O grupo saiu do hotel, em Ipanema, em quatro carros escoltados. Durante o passeio pelas ruas da favela, eles continuaram protegidos por policiais militares, mas foi mera formalidade: a caminhada ocorreu tranquilamente, a ponto de eles pararem para comprar lembrancinhas em uma loja.

Muitos populares sequer reconheceram a delegação. Informados de que eram os jogadores da Holanda que estavam no local, perguntavam por Robben - mas o craque não estava entre eles.


holanda Campo da UPP no dona marta  (Foto: Alexandre Alliatti)
Holandeses no campo da UPP do Dona Marta 
(Foto: Alexandre Alliatti)


saiba mais

Os atletas ficaram especialmente interessados quando chegaram ao ponto onde está a estátua de Michael Jackson. Ali, tiraram fotos uns dos outros. No local, também pintaram um muro de laranja, a cor da seleção holandesa. Em sua caminhada, ainda passaram por locais com mensagens contrárias à Copa. Uma dizia que o torneio, na comunidade, só seria vista pela televisão. Outra mandava a Fifa ir embora.


Holanda  (Foto: André Durão)
Holandeses nas ruas da comunidade 
(Foto: André Durão)

Antes de encaminhar a volta para o hotel, os jogadores pararam duas vezes em bares da favela que exibiam a transmissão de Argentina x Suíça. Assistiram atentamente ao último lance da partida - falta em cima de Shaqiri. Após a cobrança e o apito final, porém, dispersaram.

- Uma nova experiência ao conhecer uma favela. Bom ver que há muitos projetos tentando dar cores à favela - escreveu Blind em seu perfil do Twitter.

JOgadores Holanda posam com Com pessoas da comunidade DOna Marta (Foto: Alexandre Alliatti)
Holandeses posam com moradores da 
comunidade (Foto: Alexandre Alliatti)


Mensagem contra a Copa no Morro Dona MArta (Foto: Alexandre Alliatti)
Mensagem contra a Copa no Morro Dona 
MArta (Foto: Alexandre Alliatti)

Depois de bater o México no último domingo, por 2 a 1, pelas oitavas de final, a delegação laranja também manteve o treino no dia seguinte, na segunda-feira. Já nesta terça, o time ganhou o dia livre, uma tradição da Holanda desde sua chegada ao Brasil.

A seleção laranja volta a campo, pelo Mundial, apenas neste sábado. O time do técnico Louis van Gaal enfrenta a sensação Costa Rica, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo pelas quartas está marcado para as 17h. 

jeremain lens holanda (Foto: Reprodução)
Jeremain Lens postou foto durante o trajeto do 
passeio (Foto: Reprodução)


FONTE::
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/holanda/noticia/2014/07/jogadores-da-holanda-visitam-favela-no-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário: