Onze grandes europeus passarão pelo país até o início de seus campeonatos. Real Madrid e Manchester United levarão juntos segundo maior público de todos esportes
Os
Estados Unidos acomodarão 11 grandes clubes europeus entre julho e o
início de agosto. É um recorde desde que o país passou a ser uma
referência para Real Madrid, Liverpool, Bayern de Munique
e outros durante as pré-temporadas de verão no hemisfério norte. Não se
engane: há, sim, uma relação direta com tudo o que você ouviu falar
durante a Copa do Mundo sobre o encantamento da América com o futebol.
Mas por que o Brasil, semanas depois de um Mundial exaltado por gregos e
troianos, não poderia ser o playground desta festa do negócio?
Primeiro, os motivos da sadia inveja. Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Roma, Inter de Milão, Olympiacos e Real Madrid disputam em 2014 a International Champions Cup, um torneio amistoso dividido em dois grupos e que recebe jogos do Oeste ao Leste, passando inclusive por Toronto, no Canadá. Por mais que todas as estrelas da Copa do Mundo ainda não estejam em campo, aos americanos é a chance quase única de ver o time que conquistou os seus corações mesmo a alguns milhares de quilômetros de distância.
Achou pouco? No sábado, em Ann Arbor, no estado de Michigan, Real e United deverão estabelecer o segundo maior recorde de público em todos os Estados Unidos, já que os mais de 109 mil ingressos para a partida foram vendidos por antecipação. Em janeiro deste ano, o mesmo The Big House - de futebol americano - recebeu 105.491 torcedores num jogo de hóquei no gelo. É a maior marca da modalidade.
Tudo isso depois de uma febre contaminar o país na Copa. Mais de 26,5 milhões de americanos assistiram à final entre Alemanha e Argentina, superando os 24,7 milhões atingidos no empate entre os EUA e Portugal, ainda pela fase de grupos. Trata-se de outro recorde. Estádios de beisebol, futebol americano, praças públicas... Não havia um lugar vazio em dias de jogos da seleção de Jürgen Klinsmann. Em 2016, o país receberá a Copa América do centenário - unindo as equipes da Conmebol e da Concacaf, algo inédito até aqui, e já com enormes expectativas.
- Os clubes europeus querem ficar maiores nos Estados Unidos e acham que é bom vir durante as pré-temporadas também pela estrutura encontrada. Eles também fazem dinheiro com amistosos entre eles ou contra times da MLS (ingressos chegam a US$ 250). Também há empresas que são responsáveis por trazer esses clubes e organizar os torneios. Há incentivo dos dois lados – opinou Grant Wahl, repórter da conceituada revista “Sports Illustrated”.
A prática não é uma novidade, mas a intensificação dela, sim. Em 2013, Barcelona, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Tottenham dedicaram parte da pré-temporada a visitas à Ásia ou Oceania. Apenas Juventus e Paris Saint-Germain farão o mesmo entre os mais renomados agora. A maioria está nos Estados Unidos e pretende usufruir de diversas maneiras. Antes da Copa do Mundo, por exemplo, seleções como Espanha, Inglaterra, Portugal, Nigéria e Costa do Marfim preferiram um pit-stop nos EUA em vez de virem direto ao Brasil. Difícil acreditar que o oposto aconteceria fosse o Mundial na América do Norte...
- O argumento usado é que o mercado é chave para os patrocinadores. A fonte primária é a receita, a secundária é expandir a marca. Desde 2007, se não me engano, os europeus jogam por lá, é parte do processo de internacionalização dos clubes. O que chamou a atenção é que o interesse do americano pelo soccer aumentou bastante. Antes era um pequeno nicho, latinos morando por lá, hoje tende a se considerar uma tendência. Em termos de audiência, a Liga dos Campeões e a Premier League são os torneios estrangeiros com maior audiência – opinou Amir Somoggi, especialista em marketing esportivo.
Entre as atividades estão lançamentos de camisas, noite de autógrafos, treinos abertos ao público... Não é o cenário ideal para os treinadores, obcecados com os treinamentos e preocupados com a condição física de seus atletas, mas reconhecer os benefícios é necessário.
- Não é uma viagem que eu gostaria de fazer, mas o tour já estava confirmado, então eu tenho que me adaptar. Aliás, eu vou me adaptar – afirmou o holandês Louis van Gaal, estreante no comando do Manchester United.
Apenas o Real Madrid possui nove torcidas organizadas nos EUA, de Los Angeles até Miami. O jornalista Grant Wahl definiu como a oportunidade de ver um show de seu grupo musical predileto. O Arsenal ainda está bem atrás no quesito popularidade, mas Arsène Wenger sabe que as viagens são propulsoras para o sucesso.
- É o tempo perfeito para ir. É a primeira vez desde que eu comecei a ir a Copas do Mundo que fui parado por tantos americanos. Eu posso lhe dizer algo que estou completamente convencido: antes as pessoas não sabiam quem eu era, mas agora cada americano que eu esbarrei conhecia bem o Arsenal e a Premier League – contou o técnico francês.
Simon Chadwik, fundador e diretor do Centro de Negócios Internacionais do Esporte, acredita que os tours atravessam sua terceira era:
- Estamos numa fase onde o desenvolvimento estratégico de mercados alvo e engajamento do torcedor em longo prazo são importantes. Os ganhos em curto período tendem a ser menos determinantes do que o valor de jogar essas partidas em longo termo. Se um americano se torna torcedor para sempre do Manchester United depois de uma dessas turnês, o lucro é potencialmente muito significativo para o clube.
No Brasil, a garantia não é a mesma neste sentido. O torcedor de um Corinthians ou Flamengo dificilmente gastará o seu dinheiro também com os gigantes europeus, por mais que se deixe levar pela simpatia. O foco está nas crianças, cada vez mais ligadas aos craques internacionais de Real, Barça, Chelsea, PSG, ou até mesmo de brasileiros que atuam nestes clubes. É uma diferença que faz Amir Somoggi ter a certeza de que é questão de tempo para o país ser incluído no roteiro.
- Para se ter uma ideia, exceção ao Fluminense x Itália, aqui praticamente não houve amistosos de seleções antes da Copa. Muitos foram para os Estados Unidos. Lá existe a consciência do que é o esporte e entretenimento, tudo para eles é negócio. Aqui existe uma liga forte na cabeça deles, para competir. Por outro lado, já perceberam que no Brasil os garotos têm mais interesse pelo futebol europeu do que o futebol deles. Acho que é questão de tempo, logo teremos um jogo do Barcelona ou Manchester United na arena em Brasília, por exemplo.
Para ele, os belíssimos estádios da Copa do Mundo teriam incentivos para fugirem do risco de se tornarem elefantes brancos com a criação de pequenas competições, por exemplo, como a Copa Audi - que em 2014 levou o Bayern de Munique a ser o 11º grande clube a pisar nos Estados Unidos nesta pré-temporada.
- Os times brasileiros têm potencial, o mercado está pagando por grandes eventos. Por quanto não seria vendido um jogo do Barça ou Real hoje? O futebol não está inserido nesse contexto, mas por que durante o verão europeu não pode vir um time quebrar um galho? Criar uma Copa aqui, fazer disso uma tradição. Isso pode ser feito pelo governo, prefeitura, CBF. A Copa Audi é espetacular, ela maximiza os resultados do patrocinador. O São Paulo e Inter jogaram recentemente. Mas se não consegue excursionar é só arrumar um patrocinador e trazer os clubes. Será que as megaempresas não querem? – encerrou.
23/07 Atlético de Madrid x Numancia - Burgo de Osma, Espanha (amistoso)
27/07 Atlético de Madrid x San José Earthquakes - San Francisco, EUA (Copa EuroAmericana)
23/07 Atlético de Madrid x América (MEX) - Cidade do México, México (Copa EuroAmericana)
06/08 Atlético de Madrid x Galatasaray - Esmirna, Turquia (amistoso)
10/08 Atlético de Madrid x Wolfsburgo - Wolfsburg, Alemanha (amistoso)
15/08 Atlético de Madrid x Sevilla - Cádiz, Espanha (Ramón de Carranza)
26/08 Atlético de Madrid x Sampdoria - Cádiz, Espanha (Ramón de Carranza)
Começa a temporada oficialmente em 18/08, contra o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha
19/07 Barcelona x Recreativo Huelva - Huelva, Espanha (amistoso)
02/08 Barcelona x Nice - Nice, França (amistoso)
06/08 Barcelona x Napoli - Carouge, Suíça (amistoso)
09/08 Barcelona x Helsinki - Helsinque, Finlândia (amistoso)
18/08 Barcelona x León (MEX) - Barcelona, Espanha (Joan Gamper)
26/07 Real Madrid x Inter de Milão - Berkeley, EUA (International Cup)
29/07 Real Madrid x Roma - Dallas, EUA (International Cup)
02/08 Real Madrid x Manchester United - Michigan, EUA (International Cup)
*Como o torneio é em fase de grupos, o Real pode jogar a final
16/08 Real Madrid x Fiorentina - Varsóvia, Polônia
Começa a temporada oficialmente em 12/08, contra o Sevilla, pela Supercopa Europeia
19/07 Arsenal x Boreham Wood - Borehamwood, Inglaterra (amistoso)
26/07 Arsenal x New York RB - Harrison, EUA (New York Cup)
02/08 Arsenal x Benfica - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
03/08 Arsenal x Monaco - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
Começa a temporada 10/08, contra o Manchester City, pela Supercopa da Inglaterra
16/07 Chelsea x Wycombe Wanderers - High Wycombe, Inglaterra (amistoso)
19/07 Chelsea x Wimbledon - Kingston upon Thames, Inglaterra (amistoso)
23/07 Chelsea x Wolfsberger - Klagenfurt, Áustria (amistoso)
27/07 Chelsea x Olimpija Ljubljana - Ljubljana, Eslovênia (amistoso)
30/07 Chelsea x Vitesse - Arnhem, Holanda (amistoso)
03/08 Chelsea x Werder Bremen - Bremen, Alemanha (amistoso)
10/08 Chelsea x Ferencvaros - Budapeste, Hungria (amistoso)
12/08 Chelsea x Real Sociedad - Londres, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Burnley, pela Premier League
16/07 Liverpool x Brondby - Dinamarca (amistoso)
19/07 Liverpool x Preston - Preston, Inglaterra (amistoso)
24/07 Liverpool x Roma - Boston, EUA (amistoso)
27/07 Liverpool x Olympiacos - Chicago, EUA (International Cup)
30/07 Liverpool x Manchester City - Nova York, EUA (International Cup)
02/08 Liverpool x Milan - Charlotte, EUA (International Cup)
10/08 Liverpool x Borussia Dortmund – Liverpool, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Southampton, pela Premier League
14/07 Manchester City x Dundee FC - Dundee, Escócia (amistoso)
18/07 Manchester City x Edimburgo, Hearts - Escócia (amistoso)
23/07 Manchester City x Sporting Kansas City - Kansas City, EUA (Champions Shield)
27/07 Manchester City x Milan - Pittsburgh, EUA (International Cup)
30/07 Manchester City x Liverpool - Nova York, EUA (International Cup)
02/08 Manchester City x Olympiacos - Minneapolis, EUA (International Cup)
24/07 Manchester United x LA Galaxy - Pasadena, EUA (amistoso)
26/07 Manchester United x Roma - Colorado, EUA (International Cup)
30/07 Manchester United x Inter de Milão - Landover, EUA (International Cup)
02/08 Manchester United x Real Madrid - Michigan, EUA (International Cup)
12/08 Manchester United x Valencia - Manchester, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Swansea, pela Premier League
21/07 Bayern de Munique x Duisburg - Duisburg, Alemanha (amistoso)
26/07 Bayern de Munique x Borussia Mönchengladbach - Hamburgo, Alemanha (Telekom Cup)
27/07 Bayern de Munique x Wolfsburg - Hamburgo, Alemanha (Telekom Cup)
31/07 Bayern de Munique x Guadalajara - Nova Jersey, EUA (Audi Summer Tour)
06/08 Bayern de Munique x Estrelas da MLS - Portland, EUA (Audi Summer Tour)
Começa a temporada em 13/08, contra o Borussia Dortmund, pela Supercopa da Alemanha
15/07 Borussia Dortmund x Hessen Kassel - Kassel, Alemanha (amistoso)
19/07 Borussia Dortmund x Heidenheim - Heidenheim, Alemanha (amistoso)
22/07 Borussia Dortmund x Osnabrück - Osnabrück, Alemanha (amistoso)
27/07 Borussia Dortmund x Rot Weiss Essen - Essen, Alemanha (amistoso)
06/08 Borussia Dortmund x Slask - Breslávia, Polônia (amistoso)
10/08 Borussia Dortmund x Liverpool - Liverpool, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada em 13/08, contra o Bayern de Munique, pela Supercopa da Alemanha
20/07 Inter de Milão x Prato - Trentino, Itália (amistoso)
26/07 Inter de Milão x Real Madrid - Berkeley, EUA (International Cup)
29/07 Inter de Milão x Manchester United - Landover, EUA (International Cup)
02/08 Inter de Milão x Roma - Philadelphia, EUA (International Cup)
*Como o torneio é em fase de grupos, o Inter ainda pode jogar a final
10/08 Inter de Milão x Eintracht Frankfurt - Frankfurt, Germany (amistoso)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Torino, pelo Campeonato Italiano
25/07 Juventus x Lucento - Turim, Itália (amistoso)
30/07 Juventus x Cesena - Cesena, Itália (amistoso)
06/08 Juventus x Estrelas da Indonésia - Jakarta, Indonésia (Asia Pacific Tour)
10/08 Juventus x Estrelas da liga australiana - Sydney, Austrália (Asia Pacific Tour)
16/08 Juventus x Singapore Lions - Kallang, Singapura (Asia Pacific Tour)
23/08 Juventus x Sassuolo - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
23/08 Juventus x Milan - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Chievo, pelo Campeonato Italiano
16/07 Milan x Renate - Solbiate Arno, Itália (amistoso)
20/07 Milan x Monza - Monza, Itália (amistoso)
24/07 Milan x Olympiakos - Toronto, Canadá (International Cup)
27/07 Milan x Manchester City - Pittsburgh, EUA (International Cup)
02/08 Milan x Liverpool - Charlotte, EUA (International Cup)
06/08 Milan x Chivas - Houston, EUA (amistoso)
17/08 Milan x Valencia - Valência, Espanha (amistoso)
23/08 Milan x Sassuolo - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
23/08 Milan x Juventus - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Lazio, pelo Campeonato Italiano
23/07 Roma x Liverpool - Boston, EUA (amistoso)
26/07 Roma x Manchester United - Denver, EUA (International Cup)
29/07 Roma x Real Madrid - Dallas, EUA (International Cup)
02/08 Roma x Inter de Milão - Philadelphia, EUA (International Cup)
* Como o torneio é em fase de grupos, o Roma ainda pode jogar a final
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra a Fiorentina, pelo Campeonato Italiano
08/07 PSG x Hartberg - Hartberg, Áustria (amistoso)
12/07 PSG x Videoton - Gleisdorf, Áustria (amistoso)
18/07 PSG x RB Leipzig - Leipzig, Áustria (amistoso)
23/07 PSG x Nice - Béziers, França (amistoso)
29/07 PSG x Kitchee FC - Hong Kong (amistoso)
11/08 PSG x Napoli - Nápoles, Itália (amistoso)
Começa a temporada em 02/08, contra o Guingamp, pela Supercopa da França
12/07 Monaco x St. Veit - Klagenfurt, Áustria (amistoso)
20/07 Monaco x Junior Barranquilla - Barranquilla, Colômbia (Copa EuroAmericana)
23/07 Monaco x Nacional de Medellín - Miami, EUA (Copa EuroAmericana)
28/07 Monaco x Parma - Parma, Itália (amistoso)
02/08 Monaco x Valencia - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
03/08 Monaco x Arsenal - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
Começa a temporada em 10/08, contra o Lorient, pelo Campeonato Francês
18/07 – Benfica x Estoril – Lisboa, Portugal - Taça de Honra
20/07 – Benfica x Sporting – Lisboa, Portugal - Taça de Honra
23/07 – Benfica x Olympique de Marselha – Clermont-Ferrand, França - amistoso
26/07 – Benfica x Ajax – Lisboa, Portugal – Eusébio Cup
30/07 – Benfica x Sion – Yverdon-les-Bains, Suíça - amistoso
31/07 – Benfica x Athletic Bilbao – Fribourg, Suíça - amistoso
02/08 – Benfica x Arsenal – Londres, Inglaterra – Emirates Cup
03/08 – Benfica x Valencia – Londres, Inglaterra – Emirates Cup
Começa a temporada 10/08, contra o Rio Ave, pela Supertaça de Portugal
16/07 Porto x Venlo - Venlo, Holanda (amistoso)
19/07 Porto x Genk - Genk, Bélgica (amistoso)
27/07 Porto x Saint-Étienne - Porto, Portugal (amistoso)
03/08 Porto x Everton - Everton, Inglaterra (amistoso)
09/08 Porto x West Bromwich - West Bromwich, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 15/08, contra o Marítimo, pelo Campeonato Português
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/07/eua-viram-centro-em-pre-temporada-por-que-o-brasil-tambem-nao-pode.html
Primeiro, os motivos da sadia inveja. Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Roma, Inter de Milão, Olympiacos e Real Madrid disputam em 2014 a International Champions Cup, um torneio amistoso dividido em dois grupos e que recebe jogos do Oeste ao Leste, passando inclusive por Toronto, no Canadá. Por mais que todas as estrelas da Copa do Mundo ainda não estejam em campo, aos americanos é a chance quase única de ver o time que conquistou os seus corações mesmo a alguns milhares de quilômetros de distância.
Real x United para 109 mil
Achou pouco? No sábado, em Ann Arbor, no estado de Michigan, Real e United deverão estabelecer o segundo maior recorde de público em todos os Estados Unidos, já que os mais de 109 mil ingressos para a partida foram vendidos por antecipação. Em janeiro deste ano, o mesmo The Big House - de futebol americano - recebeu 105.491 torcedores num jogo de hóquei no gelo. É a maior marca da modalidade.
saiba mais
- Final da Copa do Mundo bate recorde de audiência nos Estados Unidos
- Crescimento acelerado, sucesso na Copa: futebol conquista americanos
- Efeito Beckham e chefe indiano levam "soccer" ao auge e a recordes na Copa
- Orgulhosos, americanos esperam que "febre do soccer" perdure após a Copa
- Em 2013: Espanhóis e ingleses rompem fronteiras para manter força global
- No basquete, os maiores números pertencem ao All-Star Game de 2010, quando 108.713 pessoas foram ao palco do Dallas Cowboys (também de futebol americano). No futebol (da bola oval), públicos maiores apenas na Cidade do México, em dois jogos do Dallas Cowboys - o recorde em solo americano é de um jogo colegial em 1947 na casa do Chicago Bears (105.840). Apenas o beisebol possui números superiores - 115 mil para ver Los Angeles Dodgers x Boston Red Sox, na Califórnia, em 2008. O soccer, quem diria, está prestes a superar três dos quatro esportes favoritos do povo americano.
Tudo isso depois de uma febre contaminar o país na Copa. Mais de 26,5 milhões de americanos assistiram à final entre Alemanha e Argentina, superando os 24,7 milhões atingidos no empate entre os EUA e Portugal, ainda pela fase de grupos. Trata-se de outro recorde. Estádios de beisebol, futebol americano, praças públicas... Não havia um lugar vazio em dias de jogos da seleção de Jürgen Klinsmann. Em 2016, o país receberá a Copa América do centenário - unindo as equipes da Conmebol e da Concacaf, algo inédito até aqui, e já com enormes expectativas.
- Os clubes europeus querem ficar maiores nos Estados Unidos e acham que é bom vir durante as pré-temporadas também pela estrutura encontrada. Eles também fazem dinheiro com amistosos entre eles ou contra times da MLS (ingressos chegam a US$ 250). Também há empresas que são responsáveis por trazer esses clubes e organizar os torneios. Há incentivo dos dois lados – opinou Grant Wahl, repórter da conceituada revista “Sports Illustrated”.
Todos saem ganhando
A prática não é uma novidade, mas a intensificação dela, sim. Em 2013, Barcelona, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Tottenham dedicaram parte da pré-temporada a visitas à Ásia ou Oceania. Apenas Juventus e Paris Saint-Germain farão o mesmo entre os mais renomados agora. A maioria está nos Estados Unidos e pretende usufruir de diversas maneiras. Antes da Copa do Mundo, por exemplo, seleções como Espanha, Inglaterra, Portugal, Nigéria e Costa do Marfim preferiram um pit-stop nos EUA em vez de virem direto ao Brasil. Difícil acreditar que o oposto aconteceria fosse o Mundial na América do Norte...
- O argumento usado é que o mercado é chave para os patrocinadores. A fonte primária é a receita, a secundária é expandir a marca. Desde 2007, se não me engano, os europeus jogam por lá, é parte do processo de internacionalização dos clubes. O que chamou a atenção é que o interesse do americano pelo soccer aumentou bastante. Antes era um pequeno nicho, latinos morando por lá, hoje tende a se considerar uma tendência. Em termos de audiência, a Liga dos Campeões e a Premier League são os torneios estrangeiros com maior audiência – opinou Amir Somoggi, especialista em marketing esportivo.
Entre as atividades estão lançamentos de camisas, noite de autógrafos, treinos abertos ao público... Não é o cenário ideal para os treinadores, obcecados com os treinamentos e preocupados com a condição física de seus atletas, mas reconhecer os benefícios é necessário.
Torcedores mirins do Liverpool nos
Estados Unidos (Foto:
Reprodução / Facebook)
- Não é uma viagem que eu gostaria de fazer, mas o tour já estava confirmado, então eu tenho que me adaptar. Aliás, eu vou me adaptar – afirmou o holandês Louis van Gaal, estreante no comando do Manchester United.
Apenas o Real Madrid possui nove torcidas organizadas nos EUA, de Los Angeles até Miami. O jornalista Grant Wahl definiu como a oportunidade de ver um show de seu grupo musical predileto. O Arsenal ainda está bem atrás no quesito popularidade, mas Arsène Wenger sabe que as viagens são propulsoras para o sucesso.
- É o tempo perfeito para ir. É a primeira vez desde que eu comecei a ir a Copas do Mundo que fui parado por tantos americanos. Eu posso lhe dizer algo que estou completamente convencido: antes as pessoas não sabiam quem eu era, mas agora cada americano que eu esbarrei conhecia bem o Arsenal e a Premier League – contou o técnico francês.
Simon Chadwik, fundador e diretor do Centro de Negócios Internacionais do Esporte, acredita que os tours atravessam sua terceira era:
- Estamos numa fase onde o desenvolvimento estratégico de mercados alvo e engajamento do torcedor em longo prazo são importantes. Os ganhos em curto período tendem a ser menos determinantes do que o valor de jogar essas partidas em longo termo. Se um americano se torna torcedor para sempre do Manchester United depois de uma dessas turnês, o lucro é potencialmente muito significativo para o clube.
Brasil, mostra tua cara
No Brasil, a garantia não é a mesma neste sentido. O torcedor de um Corinthians ou Flamengo dificilmente gastará o seu dinheiro também com os gigantes europeus, por mais que se deixe levar pela simpatia. O foco está nas crianças, cada vez mais ligadas aos craques internacionais de Real, Barça, Chelsea, PSG, ou até mesmo de brasileiros que atuam nestes clubes. É uma diferença que faz Amir Somoggi ter a certeza de que é questão de tempo para o país ser incluído no roteiro.
- Para se ter uma ideia, exceção ao Fluminense x Itália, aqui praticamente não houve amistosos de seleções antes da Copa. Muitos foram para os Estados Unidos. Lá existe a consciência do que é o esporte e entretenimento, tudo para eles é negócio. Aqui existe uma liga forte na cabeça deles, para competir. Por outro lado, já perceberam que no Brasil os garotos têm mais interesse pelo futebol europeu do que o futebol deles. Acho que é questão de tempo, logo teremos um jogo do Barcelona ou Manchester United na arena em Brasília, por exemplo.
Para ele, os belíssimos estádios da Copa do Mundo teriam incentivos para fugirem do risco de se tornarem elefantes brancos com a criação de pequenas competições, por exemplo, como a Copa Audi - que em 2014 levou o Bayern de Munique a ser o 11º grande clube a pisar nos Estados Unidos nesta pré-temporada.
- Os times brasileiros têm potencial, o mercado está pagando por grandes eventos. Por quanto não seria vendido um jogo do Barça ou Real hoje? O futebol não está inserido nesse contexto, mas por que durante o verão europeu não pode vir um time quebrar um galho? Criar uma Copa aqui, fazer disso uma tradição. Isso pode ser feito pelo governo, prefeitura, CBF. A Copa Audi é espetacular, ela maximiza os resultados do patrocinador. O São Paulo e Inter jogaram recentemente. Mas se não consegue excursionar é só arrumar um patrocinador e trazer os clubes. Será que as megaempresas não querem? – encerrou.
A pré-temporada dos grandes
23/07 Atlético de Madrid x Numancia - Burgo de Osma, Espanha (amistoso)
27/07 Atlético de Madrid x San José Earthquakes - San Francisco, EUA (Copa EuroAmericana)
23/07 Atlético de Madrid x América (MEX) - Cidade do México, México (Copa EuroAmericana)
06/08 Atlético de Madrid x Galatasaray - Esmirna, Turquia (amistoso)
10/08 Atlético de Madrid x Wolfsburgo - Wolfsburg, Alemanha (amistoso)
15/08 Atlético de Madrid x Sevilla - Cádiz, Espanha (Ramón de Carranza)
26/08 Atlético de Madrid x Sampdoria - Cádiz, Espanha (Ramón de Carranza)
Começa a temporada oficialmente em 18/08, contra o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha
19/07 Barcelona x Recreativo Huelva - Huelva, Espanha (amistoso)
02/08 Barcelona x Nice - Nice, França (amistoso)
06/08 Barcelona x Napoli - Carouge, Suíça (amistoso)
09/08 Barcelona x Helsinki - Helsinque, Finlândia (amistoso)
18/08 Barcelona x León (MEX) - Barcelona, Espanha (Joan Gamper)
Começa a temporada oficialmente em 23 ou 24/08, contra o Elche, pelo Campeonato Espanhol
26/07 Real Madrid x Inter de Milão - Berkeley, EUA (International Cup)
29/07 Real Madrid x Roma - Dallas, EUA (International Cup)
02/08 Real Madrid x Manchester United - Michigan, EUA (International Cup)
*Como o torneio é em fase de grupos, o Real pode jogar a final
16/08 Real Madrid x Fiorentina - Varsóvia, Polônia
Começa a temporada oficialmente em 12/08, contra o Sevilla, pela Supercopa Europeia
19/07 Arsenal x Boreham Wood - Borehamwood, Inglaterra (amistoso)
26/07 Arsenal x New York RB - Harrison, EUA (New York Cup)
02/08 Arsenal x Benfica - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
03/08 Arsenal x Monaco - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
Começa a temporada 10/08, contra o Manchester City, pela Supercopa da Inglaterra
16/07 Chelsea x Wycombe Wanderers - High Wycombe, Inglaterra (amistoso)
19/07 Chelsea x Wimbledon - Kingston upon Thames, Inglaterra (amistoso)
23/07 Chelsea x Wolfsberger - Klagenfurt, Áustria (amistoso)
27/07 Chelsea x Olimpija Ljubljana - Ljubljana, Eslovênia (amistoso)
30/07 Chelsea x Vitesse - Arnhem, Holanda (amistoso)
03/08 Chelsea x Werder Bremen - Bremen, Alemanha (amistoso)
10/08 Chelsea x Ferencvaros - Budapeste, Hungria (amistoso)
12/08 Chelsea x Real Sociedad - Londres, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Burnley, pela Premier League
16/07 Liverpool x Brondby - Dinamarca (amistoso)
19/07 Liverpool x Preston - Preston, Inglaterra (amistoso)
24/07 Liverpool x Roma - Boston, EUA (amistoso)
27/07 Liverpool x Olympiacos - Chicago, EUA (International Cup)
30/07 Liverpool x Manchester City - Nova York, EUA (International Cup)
02/08 Liverpool x Milan - Charlotte, EUA (International Cup)
10/08 Liverpool x Borussia Dortmund – Liverpool, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Southampton, pela Premier League
18/07 Manchester City x Edimburgo, Hearts - Escócia (amistoso)
23/07 Manchester City x Sporting Kansas City - Kansas City, EUA (Champions Shield)
27/07 Manchester City x Milan - Pittsburgh, EUA (International Cup)
30/07 Manchester City x Liverpool - Nova York, EUA (International Cup)
02/08 Manchester City x Olympiacos - Minneapolis, EUA (International Cup)
Começa a temporada 10/08, contra o Arsenal, pela Supercopa da Inglaterra
24/07 Manchester United x LA Galaxy - Pasadena, EUA (amistoso)
26/07 Manchester United x Roma - Colorado, EUA (International Cup)
30/07 Manchester United x Inter de Milão - Landover, EUA (International Cup)
02/08 Manchester United x Real Madrid - Michigan, EUA (International Cup)
12/08 Manchester United x Valencia - Manchester, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 16/08, contra o Swansea, pela Premier League
21/07 Bayern de Munique x Duisburg - Duisburg, Alemanha (amistoso)
26/07 Bayern de Munique x Borussia Mönchengladbach - Hamburgo, Alemanha (Telekom Cup)
27/07 Bayern de Munique x Wolfsburg - Hamburgo, Alemanha (Telekom Cup)
31/07 Bayern de Munique x Guadalajara - Nova Jersey, EUA (Audi Summer Tour)
06/08 Bayern de Munique x Estrelas da MLS - Portland, EUA (Audi Summer Tour)
Começa a temporada em 13/08, contra o Borussia Dortmund, pela Supercopa da Alemanha
15/07 Borussia Dortmund x Hessen Kassel - Kassel, Alemanha (amistoso)
19/07 Borussia Dortmund x Heidenheim - Heidenheim, Alemanha (amistoso)
22/07 Borussia Dortmund x Osnabrück - Osnabrück, Alemanha (amistoso)
27/07 Borussia Dortmund x Rot Weiss Essen - Essen, Alemanha (amistoso)
06/08 Borussia Dortmund x Slask - Breslávia, Polônia (amistoso)
10/08 Borussia Dortmund x Liverpool - Liverpool, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada em 13/08, contra o Bayern de Munique, pela Supercopa da Alemanha
20/07 Inter de Milão x Prato - Trentino, Itália (amistoso)
26/07 Inter de Milão x Real Madrid - Berkeley, EUA (International Cup)
29/07 Inter de Milão x Manchester United - Landover, EUA (International Cup)
02/08 Inter de Milão x Roma - Philadelphia, EUA (International Cup)
*Como o torneio é em fase de grupos, o Inter ainda pode jogar a final
10/08 Inter de Milão x Eintracht Frankfurt - Frankfurt, Germany (amistoso)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Torino, pelo Campeonato Italiano
25/07 Juventus x Lucento - Turim, Itália (amistoso)
30/07 Juventus x Cesena - Cesena, Itália (amistoso)
06/08 Juventus x Estrelas da Indonésia - Jakarta, Indonésia (Asia Pacific Tour)
10/08 Juventus x Estrelas da liga australiana - Sydney, Austrália (Asia Pacific Tour)
16/08 Juventus x Singapore Lions - Kallang, Singapura (Asia Pacific Tour)
23/08 Juventus x Sassuolo - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
23/08 Juventus x Milan - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Chievo, pelo Campeonato Italiano
16/07 Milan x Renate - Solbiate Arno, Itália (amistoso)
20/07 Milan x Monza - Monza, Itália (amistoso)
24/07 Milan x Olympiakos - Toronto, Canadá (International Cup)
27/07 Milan x Manchester City - Pittsburgh, EUA (International Cup)
02/08 Milan x Liverpool - Charlotte, EUA (International Cup)
06/08 Milan x Chivas - Houston, EUA (amistoso)
17/08 Milan x Valencia - Valência, Espanha (amistoso)
23/08 Milan x Sassuolo - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
23/08 Milan x Juventus - Reggio Emilia, Itália (Troféu TIM)
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra o Lazio, pelo Campeonato Italiano
23/07 Roma x Liverpool - Boston, EUA (amistoso)
26/07 Roma x Manchester United - Denver, EUA (International Cup)
29/07 Roma x Real Madrid - Dallas, EUA (International Cup)
02/08 Roma x Inter de Milão - Philadelphia, EUA (International Cup)
* Como o torneio é em fase de grupos, o Roma ainda pode jogar a final
Começa a temporada em 30 ou 31/08, contra a Fiorentina, pelo Campeonato Italiano
08/07 PSG x Hartberg - Hartberg, Áustria (amistoso)
12/07 PSG x Videoton - Gleisdorf, Áustria (amistoso)
18/07 PSG x RB Leipzig - Leipzig, Áustria (amistoso)
23/07 PSG x Nice - Béziers, França (amistoso)
29/07 PSG x Kitchee FC - Hong Kong (amistoso)
11/08 PSG x Napoli - Nápoles, Itália (amistoso)
Começa a temporada em 02/08, contra o Guingamp, pela Supercopa da França
12/07 Monaco x St. Veit - Klagenfurt, Áustria (amistoso)
20/07 Monaco x Junior Barranquilla - Barranquilla, Colômbia (Copa EuroAmericana)
23/07 Monaco x Nacional de Medellín - Miami, EUA (Copa EuroAmericana)
28/07 Monaco x Parma - Parma, Itália (amistoso)
02/08 Monaco x Valencia - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
03/08 Monaco x Arsenal - Londres, Inglaterra (Emirates Cup)
Começa a temporada em 10/08, contra o Lorient, pelo Campeonato Francês
18/07 – Benfica x Estoril – Lisboa, Portugal - Taça de Honra
20/07 – Benfica x Sporting – Lisboa, Portugal - Taça de Honra
23/07 – Benfica x Olympique de Marselha – Clermont-Ferrand, França - amistoso
26/07 – Benfica x Ajax – Lisboa, Portugal – Eusébio Cup
30/07 – Benfica x Sion – Yverdon-les-Bains, Suíça - amistoso
31/07 – Benfica x Athletic Bilbao – Fribourg, Suíça - amistoso
02/08 – Benfica x Arsenal – Londres, Inglaterra – Emirates Cup
03/08 – Benfica x Valencia – Londres, Inglaterra – Emirates Cup
Começa a temporada 10/08, contra o Rio Ave, pela Supertaça de Portugal
16/07 Porto x Venlo - Venlo, Holanda (amistoso)
19/07 Porto x Genk - Genk, Bélgica (amistoso)
27/07 Porto x Saint-Étienne - Porto, Portugal (amistoso)
03/08 Porto x Everton - Everton, Inglaterra (amistoso)
09/08 Porto x West Bromwich - West Bromwich, Inglaterra (amistoso)
Começa a temporada 15/08, contra o Marítimo, pelo Campeonato Português
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/07/eua-viram-centro-em-pre-temporada-por-que-o-brasil-tambem-nao-pode.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário