terça-feira, 22 de julho de 2014

Esposa de Maguila diz que ex-lutador fala, faz fisioterapia e até musculação

Em reabilitação na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, ex-pugilista de 56 anos inclui purê mandioca em sua dieta pastosa e está ansioso para receber alta


Por Rio de Janeiro

Adilson Maguila ex-pugilista Boxe (Foto: TV GLOBO)Maguila tem feito fisioterapia, musculação e fono, e comeu purê de mandioca (Foto: TV GLOBO)

Mais bem-sucedido peso-pesado da história do boxe brasileiro, Maguila trava a maior e mais dramática luta de sua vida. Diagnosticado com o Mal de Alzheimer e sofrendo com os efeitos da demência pugilística, um trauma no cérebro comum entre ex-boxeadores, José Adilson Rodrigues dos Santos segue internado em estado estável com um quadro degenerativo. A descoberta de um tumor no pulmão direito durante uma ressonância magnética também preocupa. Ainda não há como prever a gravidade do nódulo de 2,6 centímetros de largura e 2,1 centímetros de altura, já que a definição depende de uma biopsia, procedimento cirúrgico não recomendado no momento devido à sua fragilidade física.

Há quase três meses na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, e ainda sem previsão de alta, ele ainda se alimenta através de uma sonda, mas incluiu recentemente o purê de mandioca em sua dieta pastosa, de acordo com sua esposa, Irani Pinheiro. Foi a única coisa que conseguiu comer na última semana, mas é provável que ele possa ingerir em breve outros alimentos, como sopas cremosas.

Em tratamento de reabilitação, ele tem praticado uma série de exercícios para estimular os movimentos do corpo, de fisioterapia a musculação, e tem conversado normalmente com a família. Irani contou que Maguila está ansioso para deixar o hospital e que ficou feliz por ter comido purê de mandioca.

- Estou na luta. Eu e o meu filho estamos sofrendo, mas vamos sair vitoriosos desta guerra. O Maguila está ansioso para ir embora, já são quase três meses, né? O estado dele é estável. Descobrimos o tumor no pulmão, mas para saber se é maligno seriam necessário alguns exames, que não poderiam ser realizados agora porque a saúde dele está debilitada. Mas ele tem melhorado a cada dia. Anda, assiste a televisão e conversa sobre tudo. Nesta semana, comeu purê de mandioquinha que ele gosta, aos poucos, mas continua com a sonda - contou Irani.

Maguila se emocionou na despedida ao narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
Maguila se emocionou na despedida ao 
narrador Luciano do Valle, em abril 
(Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

Segundo a esposa, Maguila deixou a geriatria da Santa Casa e está no momento em uma unidade de reabilitação. As sessões de fisioterapia e musculação têm acelerado a evolução do quadro de saúde. Apesar da pneumonia e da desidratação, o ex-lutador tem se mostrado bem disposto.
- Ele tem feito muitos exames, a medicina não é uma ciência matemática, mas ele está sendo muito bem cuidado. Tem feito um pouco de musculação, faz fisioterapia de reabilitação, exercícios diários para se movimentar melhor e fonoaudióloga de segunda a sexta-feira. Ele mal conseguia engolir os alimentos porque a parte de deglutição foi afetada por conta da doença, mas está voltando a se alimentar, aos poucos. O Maguila chegou muito ruim no hospital e está bem melhor. Ainda não sabemos o próximo passo do tratamento. Estamos aguardando alguns exames e tenho a certeza que os médicos vão escolher o melhor caminho - disse Irani. 

Na última semana, a maior luta de boxe da carreira de Maguila completou 25 anos. No dia 15 de julho de 1989, nos Estados Unidos, o então peso-pesado foi derrotado por nocaute no segundo round pelo americano Evander Holyfield, que tempos depois viraria campeão mundial. A última aparição pública do brasileiro foi no enterro do narrador esportivo Luciano do Valle.

Entenda o caso
No dia 28 de abril, Maguila deu entrada no Hospital Santa Casa de Misericórdia com um quadro de desidratação e com dificuldades para engolir. Ele estava muito agitado, precisou até de um sedativo. No ano passado, Maguila também chegou a ficar internado em São Paulo. O ex-pugilista foi diagnosticado há quatro anos com Mal de Alzheimer e também sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores. Em maio, Maguila chegou a sofrer com uma pneumonia. Mas a doença foi tratada e, como não havia previsão de alta, ele foi transferido para o Hospital Geriátrico Dom Pedro II, que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia.

José Adílson "Maguila" Rodrigues está com 56 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2014/07/esposa-de-maguila-diz-que-ex-lutador-fala-faz-fisioterapia-e-ate-musculacao.html

Nenhum comentário: