Presidente brinca com empresa argentina que participa da gestão no Distrito Federal
A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira, em Brasília, parte das obras de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Segundo a presidente, as melhorias são importantes não apenas para a realização da Copa do Mundo, mas para o conforto e a segurança do grande número de usuários que utilizam o terminal durante todo o ano.
- Isso mostra que o nosso país, ao se preparar para um grande evento como a Copa do Mundo, não está se preparando exclusivamente para ele. Está se preparando para atender aos milhões de consumidores continuarão demandando a aviação civil pelos próximos anos. Uma demanda que é crescente. A ampliação desse aeroporto é adequada ao crescimento do Brasil - afirmou Dilma.
Dilma na Inauguração da obra do Aero-
porto de Brasília (Foto: Reprodução)
Durante o evento, a presidente também elogiou a concessão do aeroporto de Brasília para um consórcio privado e ainda brincou com a presença de uma empresa argentina na gestão do terminal.
- Queria destacar a parceria com essa empresa do Mercosul, do nosso país vizinho (Argentina), com quem só não nos entendemos no futebol. No futebol, é fato que não nos entendemos, pois disputamos a mesma posição. Mas, no geral, somos parceiros estratégicos. Queria dizer para essa empresa argentina que são todos muito bem-vindos - disse.
A concessão do aeroporto de Brasília foi assinada em junho de 2012. Com o contrato, o consórcio ficou responsável pela gestão e ampliação do terminal em troca do direito de explorar o espaço comercialmente por 25 anos. Além do aeroporto da capital federal, foram licitados também os aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Galeão, Confins e São Gonçalo do Amarante, em Natal.
Sala de embarque do Aeroporto de
Brasília (Foto: Divulgação)
PROMESSA DE OBRA COMPLETA ATÉ A COPA
Visão aérea do aeroporto do DF (Foto: Divulgação)
R$ 1,2 bilhão que está sendo feito pela concessionária no local. O objetivo é ampliar a capacidade do aeroporto de 16 milhões para 21 milhões de passageiros por ano.
Além do Píer Sul, também está sendo construído um novo Píer Norte, com espaço para oito pontes de embarque e área de 15 mil m². Com as duas novas estruturas, o número de pontes de embarque do aeroporto subirá de 13 para 29. Também estão sendo feitas reformas nas pistas, no estacionamento e nas áreas de check-in do antigo terminal. Segundo a concessionária, todas as obras serão entregues até a Copa do Mundo.
- São obras complexas, porque são feitas sem interromper o movimento normal do aeroporto. Mas agora estão se encerrando, estamos conseguindo entregar para a população novas áreas, com mais qualidade e conforto. Com certeza, no dia 24 de maio, todas as obras previstas no contrato com o governo serão entregues e na Copa do Mundo não existirá mais nenhum puxadinho no aeroporto de Brasília - afirmou o CEO da concessionária, Alysson Barros Paolinelli.
Aeroporto de Brasília depois de parte
da obra finalizada (Foto: Divulgação)
MINISTRO ADMITE PREOCUPAÇÃO COM FORTALEZA
Apesar das perspectivas otimistas em relação ao aeroporto de Brasília, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, admitiu preocupação com outros terminais para a Copa do Mundo, como o de Fortaleza. No entanto, o ministro se mostrou confiante no sucesso da operação durante o Mundial.
- Toda a estrutura aeroportuária brasileira está absolutamente preparada. Não vamos ter problemas na Copa do Mundo. Não tivemos na Copa das Confederações e na visita do Papa. Estamos preparados para darmos o atendimento adequado. Até mesmo no aeroporto de Fortaleza, onde em nenhum momento declarei que era uma situação que nos enchia de orgulho. Era um problema e tínhamos que encontrar uma alternativa. Vamos colocar um terminal provisório que vai ser desmontado depois. Esse terminal vai atender normalmente. Isso foi necessário também em Londres (Olimpíadas de 2012) e na África do Sul (Copa do Mundo de 2010). Os passageiros serão atendidos com conforto e segurança, não tenho dúvidas.
O ministro afirmou ainda que, apesar de não ter todas as obras prontas para a Copa do Mundo, a reforma do aeroporto de Fortaleza será concluída após o Mundial. Segundo Moreira Franco, a Infraero também deve multar a empresa contratada para fazer as obras por conta do atraso.
- Vamos abrir a perspectiva para que as obras do aeroporto sejam retomadas depois da Copa, para darmos aos cearenses a oportunidade de terem um terminal tão bom quanto esse de Brasília. A Infraero também deverá tomar as medidas punitivas, porque precisamos implantar no Brasil compromissos com os contratos. O consórcio ganhou a licitação, conhecia o contrato. É preciso cumprir o que se assinou - concluiu.
Parte nova do Aeroporto de Brasília:
elogios do ministro da Secretaria da
Aviação Civil (Foto: Divulgação)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/04/dilma-inaugura-obra-no-aeroporto-do-df-e-diz-que-investe-nao-so-para-copa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário