Djokovic e Federer iniciam trabalhos com Boris Becker e Stefan Edberg, enquanto seis campeonatos agitam primeira semana do circuito de 2014 da ATP e da WTA
Nomes como Ivan Lendl, Boris Becker e Stefan Edberg entram na condição de técnicos de Andy Murray, Novak Djokovic e Roger Federer, respectivamente. E a expectativa também é grande para saber qual será o desempenho do suíço em quadra.
Murray já treina com Lendl, e agora
Djokovic e Federer ganharam
reforço de Becker e Edberg
(Foto: Getty Images)
- Quando fui chamado, pensei por que demorou tanto tempo para alguns desses caras considerar alguns dos melhores da história como técnico. Houve uma geração que realmente mudou o tênis, e o jeito com que jogávamos nos anos 80 não é tão diferente do que se joga hoje - afirma Boris Becker.
No feminino, a mudança principal foi Sharapova enfim anunciar um técnico, depois que passou quase o segundo semestre inteiro sem um "professor". O anterior, o ex-número 1 do mundo Jimmy Connors, durou apenas uma partida. Steven Groeneveld, que já trabalhou com Federer e Caroline Wozniacki, será o comandante da russa em 2014, que retorna ao circuito após se recuperar de uma lesão no ombro.
Federer bate bola em Brisbane (Foto: AFP)
Federer ganha confiançaO anúncio de Edberg foi apenas uma das decisões de Federer para a próxima temporada. O suíço volta a jogar com um modelo de raquete maior, em busca de mais potência nos golpes, e já testou o instrumento durante treinamentos em Dubai, em dezembro. Ele já havia jogado com a peça no meio de 2013, em cinco partidas, mas desistiu na hora de disputar o US Open. Além do longo período de treinos, o ex-número 1 do mundo também já vai jogar a primeira semana da temporada, no ATP 250 de Brisbane, na Austrália. É o começo de uma tentativa de deixar um ano ruim para trás, onde conquistou apenas um título (ATP 250 de Halle, na Alemanha, em junho).
- O corpo está preparado, estou me sentindo bem. Esses últimos três meses foram bons. E pude treinar durante três, quatro semanas sem parar pela primeira vez neste ano, o que é bastante encorajador. Foi um ano mais difícil e desafiador para mim, mas espero que eu tenha uma temporada melhor - comentou Federer, na chegada a Brisbane.
Ação de elite na Austrália e no Catar
Três torneios da ATP (Brisbane, Doha e Chennai) e três da WTA (Brisbane, Auckland e Shenzhen) abrem oficialmente a temporada 2014. Federer joga em Brisbane como principal favorito e estreia somente nas oitavas de final, contra o australiano James Duckworth ou o finlandês Jarkko Nieminen. O ATP 250 de Doha, no Catar, terá a participação de Nadal, Murray e David Ferrer, que estreiam contra, respectivamente, o tcheco Lukas Rosol, o tenista da casa Mousa Zayed e o ucraniano Aleksander Dolgopolov. A primeira competição de Djokovic será só o Aberto da Austrália, entre 12 e 26 de janeiro.
No feminino, as principais estrelas se reúnem no WTA de Brisbane. Como as duas primeiras colocadas do ranking mundial, Serena Williams e Victoria Azarenka estreiam somente nas oitavas de final, contra a alemã Andrea Petkovic ou a americana Bethanie Mattek-Sands e a cazaque Galina Voskoboeva ou a australiana Casey Dellacqua, respectivamente. Sharapova, número 4 do mundo, está no mesmo lado da chave de Serena, e pega a francesa Caroline Garcia na primeira rodada, nesta segunda-feira. A chinesa Na Li, atual 3ª do ranking, joga em casa, no WTA de Shenzhen, e joga contra a russa Vera Zvonareva na estreia.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/temporada-comeca-com-retorno-de-idolos-e-confianca-de-federer-em-alta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário