segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Marta homenageia título e relembra passado no handebol: 'Eu era goleira'

Cinco vezes seguida melhor do mundo, camisa 10 conta que meninas não gostavam de jogar futebol e diz que atuava no gol na escola por não ter medo de tomar bolada

Por Rio de Janeiro

Eleita cinco vezes seguidas a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta fez um dos cinco gols da vitória da seleção brasileira (5 a 0) sobre o Chile, neste domingo, válida pelo Torneio Internacional de Brasília. (Veja fotos). E a comemoração chamou a atenção dos presentes no Estádio Mané Garrincha. A camisa 10 voou como se atirasse uma bola com a mão esquerda. Não era o famoso soco no ar de Pelé. A atacante homenageou as meninas do handebol brasileiro, que estavam em Belgrado, na Sérvia, onde conquistaram pela primeira vez na história o título Mundial ao derrotarem as anfitriãs por 22 a 20. O que talvez poucos saibam é que a Rainha do Futebol tem um passado na modalidade.


brasil 5 x 0 chile torneio internacional de brasília de futebol feminino (Foto: Andre Borges / GDF) 
Marta imita meninas do handebol e faz homenagem
 no Mané Garrincha (Foto: Andre Borges / GDF)

Tudo começou na cidade de Dois Riachos, em Alagoas, onde Marta nasceu e foi criada. Na escola, ela gostava de jogar futebol com os meninos, tanto no campo quanto na quadra. Segundo ela, as coleguinhas só queriam saber do handebol. Por não ter medo de tomar boladas, ela fez um acordo: seria a goleira no handebol. E ela lembra que tinha bastante talento também com a bola na mão.


Estamos muito orgulhosas de tudo que elas fizeram, são merecedoras, quero dar meus parabéns"
Marta

- Tenho uma história no handebol. Quando comecei, jogava futebol e handebol. Na época as meninas não gostavam muito de jogar futebol ou futsal, então, como eu jogava com os meninos, tínhamos um acordo. Eu ficava no gol. Era goleira, porque as outras tinham medo de levar bolada.

u era destemida. Participei de vários campeonatos escolares, pratiquei muito na minha infância e só não dei continuidade pelo fato de o futebol ter chegado tão longe. Mas eu não me garanto tanto no handebol como no futebol (risos). Tirei um proveito do futebol no handebol porque muitas não se atreviam a ficar no gol. Eu era rápida, destemida e topava qualquer parada. E, olha só, eu já fiz até gol jogando como goleira quando o adversário dava chance, tanto do meu gol quanto do meio da quadra - disse a camisa 10, lembrando também de seu professor de Educação Física, o Tota, que era técnico de handebol e futsal de forma voluntária.

Como a partida em Brasília começou às 13h45m e a final em Belgrado, às 14h15m, a atleta não sabia o resultado da dura disputa contra as sérvias. A homenagem foi combinada com as companheiras de time, e Marta conta que a ideia partiu dela e da assessora Fernandinha.

- Estávamos cientes da final delas e daí veio a ideia de homenageá-las, independentemente de se levassem o título ou não. Quando eu fiz, não sabia, mas foi pelo fato de ser mais uma equipe brasileira defendendo nosso país. Na verdade, foi uma ideia minha com nossa assessora. Tínhamos duas opções, que era homenagear os policiais que davam suporte para nós todos os dias. Como a Formiga fez o primeiro gol e homenageou eles, fiz e homenageei as meninas - comentou.


brasil pódio campeão mundial handebol feminino (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia) 
Meninas celebram conquista na Sérvia após vitória
 por 22 a 20 (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)


Satisfeita após saber que Alê, Babi, Duda e cia. tinham conquistado o título inédito na Sérvia, Marta elogiou a dedicação das meninas. Para ela, mostra a força do Brasil no exterior.
- Isso mostra que temos talentos em várias áreas do esporte. Isso, de uma certa forma, só abrilhanta mais o nosso esporte e faz crescer, leva o nome do nosso país através do esporte, independentemente de ser futebol, handebol ou vôlei. Temos que ter exemplos em competições de alto nível, e as Olimpíadas estão chegando. Eu só tenho a dizer que estamos muito orgulhosas de tudo que elas fizeram, são merecedoras, quero dar meus parabéns e desejar um feliz Natal e um excelente Ano Novo - concluiu. 

Na partida contra o Chile, a atacante Marta sofreu uma torção no tornozelo. Na quinta-feira, ela fará exames para saber a gravidade da lesão, mas acredita não deve ser nada grave.
Info_Selecao-Feminina_HANDEBOL_3 (Foto: Infoesporte) 

Veja quem é quem na seleção de handebol 
(Foto: Infoesporte)

FPNTE:

http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/marta-homenageia-titulo-e-lembra-do-passado-no-handebol-eu-era-goleira.html

Nenhum comentário: