terça-feira, 3 de setembro de 2013

Rebeca manda recado para amigos: 'Fiquei 4 dias em coma, foi por pouco'

Ex-nadadora usa as redes sociais para agradecer apoio da família e de amigos e diz que está se recuperando do susto: 'Não estava na hora'

Por Rio de Janeiro

Rebeca Gusmão (Foto: Reprodução) 
Recado de Rebeca Gusmão para os amigos (Foto: Reprodução)
 
Recuperando-se de uma intoxicação exógena (por ingestão de medicamentos), a ex-nadadora Rebeca Gusmão, que recebeu alta nesta segunda-feira após ficar internada na UTI do Hospital Regional de Saúde de Samambaia, no Distrito Federal, desde a última quinta-feira, vem tendo progressivas melhoras. Pelas redes sociais, ela mandou no domingo um recado aos amigos, todos preocupados com sua saúde. No texto, Rebeca diz que está em recuperação, mas que passou por uma situação delicada, ficando quatro dias em coma.

- Meus queridos amigos, não tenho palavras para agradecer tamanha preocupação. Estou em recuperação, mas foi por pouco. Fiquei 4 dias em coma, mas quando estava com papai do céu, ele me disse que não estava na hora de estar com ele porque muitos atletas precisavam de mim...Continuem orando, vocês são muito importantes. Cada oração foi um pedido para que eu voltasse - disse Rebeca.


Nesta segunda-feira, a ex-nadadora recebeu a visita da amiga e jogadora de futevôlei Lana Miranda. Segundo Lana, Rebeca já queria nadar e ir para a academia.

- Estive com ela nesta segunda-feira, na casa dela, e Rebeca está tranquila. Assistimos a um filme e ela está muito bem. É forte, se recupera muito rápido. Nem parece que ela esteve internada. Ela já queria nadar, malhar hoje. Mas eu disse para ela esperar um pouco - explicou a ao GLOBOESPORTE.COM a amiga Lana Miranda.

De acordo com Lana, Rebeca não comentou o que a teria feito passar mal. Mas confirmou a ingestão de remédios para depressão. A ex-nadadora não quis falar sobre uma possível tentativa de suícidio.

- Ela não comentou nada sobre isso. E eu elimino essa possibilidade também, apesar de ela estar tomando remédios para depressão. E esses remédios causam algumas situações desse tipo. Em momento algum aconteceu isso. Ela não me disse nada. Realmente ela passou mal. Não tinha se alimentado bem e sentiu uma tontura. Desmaiou. Falou que não lembra muito do que houve - frisou Lana.

A pedido da família, a Secretaria de Saúde não passou mais informações sobre o estado de saúde da ex-nadadora, identificada apenas como R.G em comunicado. Em 2007, no Pan do Rio, Rebeca foi a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha de ouro na história da disputa. Atualmente ela trabalha como diretora de Apoio ao Atleta de Subsecretaria de Esporte, em Brasília.

Rebeca foi banida do esporte em 2008
Quando estava no auge de sua carreira, em 2007, a vida de Rebeca começou a ganhar novos rumos. Após a euforia de se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, a nadadora viu sua carreira desmoronar. Em setembro, com mais de um ano de atraso, surgiu o primeiro resultado positivo para testosterona exógena, em exame realizado em maio de 2006. Divergências entre a brasileira e o laboratório Armand Frappier, em Montreal, no Canadá, acabaram levando o caso para a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que, em um primeiro momento, se disse incapaz de julgar o caso.

Rebeca Gusmão (Foto: Reprodução / Facebook) 
Rebeca Gusmão ao lado de um atleta de jiu-jítsu do Distrito Federal em foto postada pelo lutador
no último dia 17 (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Dois meses depois, a Federação Internacional de Natação (Fina) divulgou o resultado positivo de Rebeca para a mesma substância em exame realizado no primeiro dia do Pan, 13 de julho, e enviado também para o laboratório de Montreal. Assim como na primeira vez, a nadadora seguiu negando que tivesse usado algo proibido. Além dos dois casos de doping, foram encontrados dois DNAs diferentes nas amostras coletadas da urina de Rebeca dos dias 12 e 18 de julho de 2007. Os resultados dos exames, que haviam sido solicitados pela Odepa, deram negativo.

Com a forte repercussão sobre o caso, o Comitê Olímpico Brasileiro decidiu entregar a investigação da possível fraude à polícia. Em seu depoimento, a atleta disse mais uma vez ser inocente e revelou sofrer perseguição por parte do médico e diretor de doping da Odepa, Eduardo de Rose. O Ministério Público decidiu denunciar a nadadora Rebeca Gusmão por falsidade ideológica, encaminhando o caso para a Justiça.

Em maio de 2008,  a brasiliense foi suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Natação pelo resultado positivo para testosterona do exame realizado no dia 13 de julho de 2007, no Pan do Rio. Com isso, ficou fora dos Jogos de Pequim. Dois meses depois, enfim, Rebeca também foi suspensa pela Fina pelo resultado positivo do exame antidoping realizado em maio de 2006. Por acumular duas punições, Rebeca Gusmão acabou banida do esporte.

Rebeca escapou, porém, de uma condenação por falsidade ideológica. Em agosto de 2009, ela foi absolvida da acusação, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para a Justiça analisar o caso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/aquaticos/noticia/2013/09/rebeca-manda-recado-para-amigos-fiquei-4-dias-em-coma-foi-por-pouco.html

Nenhum comentário: