sábado, 6 de julho de 2013

Melo e Dodig saem na frente, mas perdem final para os irmãos Bryan

Brasileiro faz sua melhor campanha em Wimbledon após semifinal de 2007. Bob e Mike fazem história ao faturar quatro Grand Slams de forma seguida

Por SporTV.com Londres
 

A melhor campanha de Marcelo Melo nas duplas em Wimbledon terminou em vice-campeonato. Na decisão do Grand Slam britânico, neste sábado, o tenista mineiro, que antes havia chegado uma vez às semifinais do torneio, em 2007 (com André Sá), e o croata Ivan Dodig pararam nos irmãos americanos Bob e Mike Bryan. O brasileiro e o parceiro não deram moleza para os atuais líderes do ranking mundial de duplas, mas, apesar de terem vencido o primeiro set, tomaram a virada. As parciais foram de 3/6, 6/3, 6/4 e 6/4.

Este foi o terceiro título de Grand Slams no ano para os irmãos Bryan. Contando o US Open do ano passado, eles se tornaram a primeira dupla a conquistar consecutivamente os quatro principais torneios do circuito na Era Aberta (desde 1968). Se vencerem novamente a competição em Nova York, em setembro, eles serão os primeiros desde 1951 a faturar Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open em uma só temporada. Bob e Mike também são os atuais campeões olímpicos.

- Apesar de não ter vencido a partida, avalio que jogamos muito bem. Os Bryans demoraram mais para entrar no jogo e depois eles aproveitaram melhor as oportunidades. Estar em uma final de Grand Slam é uma sensação indescritível. Essas duas semanas em Wimbledon foram muito especiais. Estou feliz pelo feito histórico e pelo tênis brasileiro que levou dois finalistas a um dos principais torneios do mundo. Acho que isso é muito importante para o esporte no país - avaliou Marcelo Melo.

Neste domingo, será a vez de outro brasileiro ir em busca de título em Wimbledon, com transmissão ao vivo do SporTV2 e cobertura em Tempo Real do SporTV.com. Ao lado da americana Lisa Raymond, o mineiro Bruno Soares disputa a final das duplas mistas contra o canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic. A partida será realizada após a final masculina de simples entre Novak Djokovic e Andy Murray, que começa às 10h (horário de Brasília). O atual número 6 do mundo nas duplas já foi campeão do US Open, no ano passado, junto com a russa Ekaterina Makarova.

tênis marcelo melo dodig wimbledon (Foto: Ron Angle / Vipcomm)Melo e Dodig venceram o primeiro set, mas tomaram a virada (Foto: Ron Angle / Vipcomm)
 
O jogo

Nem o mais otimista torcedor brasileiro imaginaria um começo tão bom para Melo e Dodig contra os melhores duplistas da atualidade. Do alto dos seus 2,03m, o mineiro dominava a rede na maioria dos pontos. Na linha de base, o croata dava segurança aos cabeças de chave nº 12 e ainda soltava bons saques. Nessa fórmula os dois venceram cinco games seguidos e por pouco não aplicaram um "pneu" (6/0) no primeiro set. O brasileiro e o croata tiveram um game de serviço quebrado, mas pararam a reação dos americanos a tempo de fechar em 6/3.

tenis wimbledon bob mike bryan (Foto: Getty Images)Bob e Mike levantam troféu de campeões de Grand
Slam pela quarta vez seguida (Foto: Getty Images)
 
No segundo set, uma das armas de Dodig saiu pela culatra. Ele cometeu uma dupla falta no segundo game, ponto que deu uma quebra de vantagem para os americanos. O croata e o brasileiro ainda buscaram igualar o placar. Melo até tropeçou em um lance, causando apreensão nos espectadores que viram muitas escorregadas de tenistas nas quadras do All England Club neste ano, mas estava tudo bem com o atleta mineiro. Bob e Mike administraram bem a folga até o 6/3, com 94% de aproveitamento nos pontos de primeiro serviço.

Melo e Dodig voltaram a ser quebrados no início do terceiro set. No terceiro game da terceira parcial, Dodig praticamente bateu bola sozinho com Bob até que variou a jogada com um lob. Em vez de subir à rede e fechar o ângulo, ele preferiu se manter no fundo e facilitou o tiro do americano. Com esse ponto e o seguinte, Bob e Mike conquistaram a quebra. Mais uma vez, o brasileiro e o croata não conseguiram devolver e tomaram a virada: 6/4.

O quarto set foi o mais equilibrado. As duas duplas foram defendendo bem os serviços, mas o brasileiro e o croata desperdiçaram pontos preciosos. Melo errou dois smashes em um mesmo game, e Dodig chegou a acertar as costas do parceiro. Quando o set estava empatado em 4/4, o mineiro bloqueou três vezes o ataque adversário na base do voleio, mas não conseguiu pegar uma bola que deu a quebra para os americanos. Bob e Mike só perderam um ponto sacando para o jogo e fecharam o campeonato com ace.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/07/marcelo-melo-e-dodig-saem-na-frente-mas-perdem-final-para-irmaos-bryan.html

Nenhum comentário: