quinta-feira, 4 de julho de 2013

Algoz de Serena bate Radwanska na raça e garante vaga inédita na final

Lisicki derrota atual vice-campeã de Wimbledon por 2 sets a 1 e fará decisão no sábado contra Bartoli. Briga pelo título envolve tenistas de fora do top 10

Por SporTV.com Londres
 

Única tenista do top 10 nas semifinais de Wimbledon, Agnieszka Radwanska deixará a decisão do torneio sem representantes do escalão. Em uma intensa partida de três sets nesta quinta-feira, a número 4 do mundo levou a pior contra Sabine Lisicki, algoz da pentacampeã Serena Williams nas quartas de final. A 24ª do ranking conquistou a vaga na final por 2 sets a 1, com as parciais de 6/4, 2/6 e 9/7, e chorou de alegria ainda em quadra logo que obteve a inédita classificação em cima da atual vice-campeã da competição. A vaga só não veio antes porque a polonesa segurou uma reação de cinco games consecutivos vencidos pela adversária no último set.

sabine lisicki wimbledon tenis (Foto: Reuters)Lisicki fará sua primeira final de Wimbledon e em Grand Slams (Foto: Reuters)
 
Radwanska jogou com proteção nas coxas, consequência das dores que sentiu nas quartas de final. Ela adotou uma estratégia mais defensiva, atuando mais no fundo da quadra e se beneficiando do alto número de erros não forçados de Lisicki - 46 em todo o confronto. Porém, a alemã foi premiada ao tentar variar as jogadas e arriscar bastante para superar a estabilidade da rival.

A final de Wimbledon envolverá duas tenistas de fora do top 10 da WTA. Em uma final inédita em Grand Slams, Lisicki vai enfrentar a francesa Marion Bartoli, número 15 do mundo, que superou com facilidade a belga Kirsten Flipkens.

O SporTV2 transmite a decisão feminina do Grand Slam de Wimbledon neste sábado, a partir das 10h (horário de Brasília).

radwanska tenis wimbledon (Foto: Getty Images)Radwanska jogou com proteção nas coxas
(Foto: Getty Images)
 
Erros de Lisicki e defesa de Radwanska

Ao contrário do que foi a semifinal entre Bartoli e Flipkens, Radwanska e Lisicki faziam um confronto bem mais equilibrado na quadra central do All England Club. A alemã soltava mais bolas vencedoras (19 contra 4 da rival no primeiro set), mas também cometia erros não forçados em excesso (13 contra 2 da oponente). Mais postada no fundo da quadra, a 4ª do ranking jogava com proteções em ambas as coxas, mas mesmo assim se defendia bem. Mais insistente que a adversária, Lisicki foi premiada com uma quebra no sétimo game depois de desperdiçar um triplo break point. Ela recebeu uma ajuda da rede no ponto. Próxima ao meio da quadra, Radwanska tentou pegar no reflexo uma bola que resvalou na fita, mas o voleio dela foi para fora. Na pressão do 5/4 contra, a número 4 do mundo tentou correr atrás do prejuízo, conseguiu um break point, mas Lisicki acertou o saque e os ataques e fechou o set.

Se a parcial inicial só teve apenas uma quebra, o segundo foi repleto delas. Dessa vez os 17 erros não forçados cometidos por Lisicki tiveram um fator muito mais negativo. Mesmo conquistando duas quebras, ela perdeu o ritmo ao perder pela terceira vez um game de serviço. Radwanska não teve muito trabalho para empatar a partida, com uma sequência de três games vencidos até o 6/2.

Lisicki vence cinco games seguidos e garante vaga na raça

A estratégia de não forçar muito o jogo estava funcionando para a polonesa. Deixando Lisicki arriscar mais - e errar mais - a número 4 continuou se dando melhor em quadra e aumentou a corrida de games ganhos para seis: 3/0 no terceiro set. A alemã não se deu por vencida e iniciou uma reação incrível. Com uma cruzada forte de direita, ela tirou a quebra de vantagem de Radwanska, manteve o pique e superou a barreira da polonesa mais uma vez, sem medo de continuar forçando os ataques e variando as jogadas. Depois de conquistada mais uma quebra, a 24ª do ranking ficou a um game da decisão. Radwanska não cedeu à pressão e quebrou o saque da rival na quarta oportunidade que teve: 5/5.

sabine lisicki agnieszka radwanska tenis wimbledon (Foto: Reuters)Com Radwanska no fundo, Lisicki se joga no chão
e comemora bastante a vitória (Foto: Reuters)
 
No set sem tie-breaks, Radwanska tinha a vantagem de, caso vencesse seu game de saque, colocar Lisicki na responsabilidade de vencer o seu também. Mas a alemã se portava bem. Em uma jogada foi a polonesa quem se irritou com o esforço da adversária. Ela correu para pegar uma bola no lado esquerdo da quadra e jogou a raquete longe quando viu Lisicki devolver com sucesso e pontuar.

Isso era somente uma amostra de que a alemã teimava contra a número 4 e não desistia nunca. Colada na rede, Radwanska mandou um voleio para fora e deixou a oponente novamente com a oportunidade de sacar para o jogo. Dessa vez a Lisicki não bobeou, encaixou bem o saque e conquistou a vitória e a classificação inédita para a decisão no All England Club. Na comemoração, choro e vibração intensos da alemã, que só perdeu quatro partidas em Wimbledon em toda a carreira.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/07/algoz-de-serena-bate-radwanska-na-raca-e-garante-vaga-inedita-na-final.html

Nenhum comentário: