domingo, 30 de junho de 2013

Brasil defende coroas, hegemonia e rankings no Mundial de vôlei de praia

Em cenário bucólico na Polônia, oito duplas brasileiras iniciam luta para tentar manter títulos no masculino e no feminino e ampliar vantagem do país

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
À margem de lagos, entre centenas de pinheiros, sete quadras de areia destoam e, ao mesmo tempo, se encaixam no cenário bucólico. De 1º a 7 de julho, elas estarão cercadas de torcedores a aplaudir a principal disputa do vôlei de praia depois dos Jogos Olímpicos. Em Stare Jablonki, vilarejo localizado na região de Mazury, na Polônia, a elite da modalidade compete pelo título de campeão mundial pela primeira vez no novo formato de seleções. Atual detentor do posto e líder do ranking mundial em ambos os naipes, o Brasil conta com oito duplas para manter sua hegemonia na competição e brigar por um prêmio de US$ 60 mil (cerca de R$ 133 mil). O SporTV transmite o evento.

Mundial de volei de praia 2011 (Foto: Divulgação/FIVB)Stare Jablonki recebeu uma edição de Grand Slam do Circuito Mundial em 2011 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
A delegação verde-amarela chega a Stare Jablonki com o peso de uma escrita histórica e outra recente sobre os ombros. Primeiro campeão do torneio em 1997, o país repetiu a dose dupla em Roma, em 2011. Entre uma edição e outra, acumulou um total de cinco títulos no masculino e quatro no feminino – mesmo número dos Estados Unidos. Alison e Emanuel, que não mantiveram o padrão habitual desde a prata em Londres 2012, terão a chance de defender a coroa e usar a competição para se reerguer no cenário internacional.

- Nós nos reunimos nesta última semana para fazer um balanço e ficou claro que os últimos sete meses de treinamento foram direcionados para esta semana. Queremos lembrar como foi o nosso foco para Londres, o nosso trabalho em equipe para reencontrar nosso espírito vencedor como antes. Independentemente das lesões enfrentadas neste período, tudo foi feito para que atingíssemos nosso máximo neste Mundial. E vamos fazer de tudo para atingir esse bom desempenho esperado - disse Emanuel, dono de três títulos mundiais com três parceiros distintos.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/06/brasil-defende-coroas-hegemonia-e-rankings-no-mundial-de-volei-de-praia.html

Nenhum comentário: