sábado, 11 de maio de 2013

De poços na Indonésia a molde dos seios: a engajada Lakey Peterson


Americana de 18 anos defende meio ambiente, ajuda a levar água limpa para quem não tem e busca conscientização sobre o câncer de mama

Por Leo Velasco Rio de Janeiro

Lakey Peterson é mais uma das muitas meninas loiras de olhos claros no Circuito Mundial feminino de surfe. Mas a americana não é somente isso. Sexta colocada do ranking, a surfista de 18 anos tem se envolvido em diversos trabalhos filantrópicos, passando por causas ambientais, levar água potável para diferentes lugares do mundo e trazer conscientização sobre o câncer de mama.

Talvez por passar tanto tempo na natureza, em especial na água, o meio ambiente é uma das maiores preocupações de Lakey. A surfista é porta-voz de uma associação para estudantes que ajuda a limpar praias, parques nacionais e florestas chamada Students Conservation Association. Ela também trabalha com uma organização chamada Hands4Others, que constrói poços e leva água potável para lugares onde falta esse recurso.

Lakey Peterson molde peito surfe  (Foto: Reprodução / Instagram)Por conscientização sobre câncer, Lakey Peterson fez  molde de seus seios (Foto: Reprodução / Instagram)

- A causa ambiental definitivamente é importante para mim, porque tantas praias estão tão ruins, e às vezes eu não consigo nem surfar porque a água está muito suja. Então eu tenho um carinho por isso. A água (potável) também tem sido importante. Eu fui a algumas missões com eles para instalar poços, viajei para a Indonésia e dei água limpa para pessoas pela primeira vez na vida delas. Foi bem incrível ver essas pessoas que nunca tiveram água limpa para beber na vida e finalmente estavam recebendo isso. É algo que todos nós precisamos e é tão simples, é apenas água. Mas eu trabalho com muitas coisas diferentes, trabalho com crianças com câncer, sempre visito hospitais – contou.

surfe Lakey Peterson wct do rio de janeiro praia da barra (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Lakey Peterson é uma das musas da etapa do Rio (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)

Mas a americana não para por aí. Recentemente, em entrevista para o site da revista Transworld Surf, Lakey Peterson topou ajudar a fundação Keep A Breast, que busca atrair atenção para a prevenção do câncer de mama através da arte. Uma das principais ações da fundação é produzir moldes de seios, que depois são pintados e expostos ou vendidos. A surfista, agora, foi uma das modelos.

- O molde do peito foi interessante. Foi um pouco estranho, eu acho. Mas tudo bem, foi por uma boa causa. Tantas mulheres têm câncer de mama, e, atualmente, o câncer em geral está pior do que nunca. Foi uma grande oportunidade de trazer conscientização sobre isso. Keep A Breast é uma fundação muito boa e eu realmente acredito no que eles fazem – afirmou Lakey.

Depois de vencer duas baterias nesta sexta-feira, no primeiro dia de disputas da competição feminina do Rio Pro, Lakey Peterson chegou às quartas de final. A americana não resistiu, porém, ao duelo contra a australiana Sally Fitzgibbons, logo na primeira bateria da manhã deste sábado.

Quartas de final:
1. Sally Fitzgibbons AUS 13,50 x 8,34 Lakey Peterson EUA
2. Carissa Moore HAV 15,10 x 10,24 Laura Enever AUS
3. Tyler Wright AUS 15,83 x 13,74 Malia Manuel HAV
4. Bianca Buitendag AFS 13,54 x 10,77 Courtney Conlogue EUA

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/05/de-pocos-na-indonesia-molde-dos-seios-engajada-lakey-peterson.html

Nenhum comentário: