sábado, 27 de abril de 2013

Maracanã: convidados da abertura, operários trabalham até no dia do jogo


Expediente na obra do entorno deverá acabar apenas às 15h, quatro horas antes do jogo com Ronaldo e Bebeto. Muito entulho ainda cerca o estádio

Por Thiago Dias Rio de Janeiro

saiba mais
  • Após 1.154 dias em obras, Maracanã reabre neste sábado. Veja os detalhes
  • Especial do GLOBOESPORTE.COM conta a história do estádio. Confira!
  • Campo do Maracanã ganha marcação e será finalizado neste sábado
  • Fora da lista oficial, Romário é confirmado no jogo por Bebeto
  • Veja galeria de fotos da obra neste sábado, dia do primeiro evento-teste
Os operários do Maracanã não tiveram descanso neste sábado, dia da reabertura do estádio. Convidados especiais para a partida entre amigos de Ronaldo e Bebeto, que começa às 19h (de Brasília), os funcionários trabalham desde cedo nas obras do entorno do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e o expediente deverá acabar apenas às 15h.

A expectativa é que 27.500 pessoas compareçam ao evento-teste, que terá ainda shows de Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil, além da interpretação do Hino Nacional por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek antes de a bola rolar. Segundo o governo do estado do Rio de Janeiro, pelo menos 80% da obra do entorno estariam prontos neste sábado.

Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Operários trabalham no entorno do Maracanã na manhã deste sábado, dia da abertura (Foto: Thiago Dias)

Além dos operários, que poderão levar familiares (os ingressos foram distribuídos de acordo com o número de dependentes na ficha de contratação), estarão presentes cerca de mil jornalistas e convidados do governador Sergio Cabral, como a presidente Dilma Rousseff.

A entrada do público será pelo lado da estátua do Bellini, que é a área externa com melhor acabamento até o momento. Na manhã deste sábado, poucos operários davam retoques no local, que ganhou 13 palmeiras ao redor do monumento em homenagem aos jogadores campeões do mundo em 1958 e 1962.

Porém, os outros setores do entorno ainda estão com muita obra e entulho. Principalmente na entrada oposta, pelo lado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas não haverá acesso de torcedores por este setor. A reforma da parte de fora do Complexo do Maracanã só deverá estar 100% pronta às vésperas da Copa do Mundo de 2014.

Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Ainda há muito entulho e máquinas ao redor do estádio para o primeiro evento-teste (Foto: Thiago Dias)

Durante o evento, alguns funcionários de manutenção ainda estarão trabalhando, de olho em eventuais falhas de estrutura (como banheiros). As lanchonetes do estádio não funcionarão, mas o consórcio responsável pela obra distribuirá lanche para os operários.

A imprensa terá acesso restrito ao Maracanã na tarde deste sábado. Os profissionais credenciados só poderão entrar com veículos do governo que sairão de um ponto de encontro no Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, a partir das 16h. Não será permitida a entrada de jornalistas sozinhos pelos portões do estádio.

Nos últimos dias, alguns operários têm vendido os ingressos ao redor do Maracanã, com preços entre R$ 50 e R$ 100. Porém, as entradas têm o nome dos beneficiados gravados e deverá haver fiscalização no portão para evitar a fraude.

A princípio, o primeiro jogo com venda de ingressos para o público em geral será no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Mas a federação do Rio (Ferj) e clubes tentam a liberação para partidas da Copa do Brasil ou Libertadores em maio.
  •  
Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Entrada principal da torcida, estátua do Bellini tem a área mais avançada da obra (Foto: Thiago Dias)

FONTE:

Nenhum comentário: