sexta-feira, 22 de março de 2013

Liberada para saltar, Mari Paraíba abre as portas para xará campeã olímpica


Ex-ponteira do Minas conta sobre evolução nas areias e vê futuro promissor para Mari, ex-Fenerbahçe, que cogita migrar em caso de proposta da CBV

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

Mari Paraíba Saquarema vôlei de praia treino (Foto: Helena Rebello)Mari Paraíba após o treino em Saquarema: atleta  está desde janeiro na praia (Foto: Helena Rebello)

Os treinos ainda são para aperfeiçoar os fundamentos básicos, mas não há mais restrições. Liberada para saltar há cerca de duas semanas, Mari Paraíba já percebe claramente sua evolução nos treinamentos de vôlei de praia, modalidade que começou a praticar no início deste ano. Em um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) que busca levar talentos da quadra para as areias, a ex-ponteira aproveita a chance de treinar ao lado da seleção nacional para crescer ainda mais rapidamente no esporte. E abre as portas caso sua xará campeã olímpica pretenda seguir o mesmo caminho.

Quando começou a treinar, em janeiro, o foco da preparação de Mari Paraíba estava voltado mais para a parte física. Era preciso se adaptar à maior exigência de condicionamento, força e resistência, até porque a atleta passou meses longe do esporte, dedicando-se à carreira de modelo. Aos poucos, a intensidade das atividades foi mudando para se aproximar da rotina de atletas que já jogam na praia há mais tempo. Em março, com a liberação para saltar, veio a certeza da evolução.

- Falta bastante ainda para chegar num nível bom e ainda tenho dificuldades, principalmente com a parte física, mas aos poucos estou vendo a evolução, vendo que estou melhor. Estou subindo cada degrau, dando cada passo de uma vez. Agora comecei a saltar, estou melhorando. Ainda não tenho data ou previsão para estrear, então estou me preocupando mais mesmo em melhorar nos fundamentos.

Apesar das diferenças entre o indoor e a praia, Mari já sabe o caminho para melhorar tanto passe quanto ataque. A maior dificuldade até o momento é o levantamento, função que exercia somente em caso extremo na quadra. Enquanto ainda não trabalha o toque, capricha nos treinos com manchete. E observa atentamente o que fazem as atletas da elite nacional, pegando dicas quando as atividades são conjuntas.

Mari Paraíba Saquarema vôlei de praia treino (Foto: Helena Rebello)Mari Paraíba está liberada para saltar e não tem mais restrições (Foto: Helena Rebello)

- Normalmente treinamos só eu e Natasha (que também integra o projeto da CBV), já que as outras têm um volume muito maior que o nosso. Mas, quando o treino delas é mais tranquilo, ficamos juntas. Elas ajudam bastante, pois sabem como é difícil sair da quadra e ir para a areia. Falam para agachar mais, fazer isso ou aquilo. Procuro sempre olhar para elas, ver o que elas fazem em cada situação. Na areia parece um balé, então procuro reparar muito nos gestos delas.

Vôlei - Mari jogadora da Unilever na praia - Rio de Janeiro (Foto: Danielle Rocha / GLOBOESPORTE.COM)Mari diz que migra para a praia se tiver boa proposta (Foto: Danielle Rocha / GLOBOESPORTE.COM)

Animada com a migração para a areia, Mari Paraíba vê as portas abertas para uma xará trilhar o mesmo caminho. Nesta semana, a campeã olímpica Mari chegou ao Brasil para reconstituir os ligamentos do joelho esquerdo depois de defender o Fenerbahçe na última temporada. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, a ponteira revelou uma conversa preliminar com o técnico da seleção, Marcos Miranda, e disse que migraria caso recebesse uma proposta “legal e satisfatória”.

- A Mari é uma grande jogadora, uma ponteira super-habilidosa. Acho que a praia precisa de jogadoras altas. Ela tem tudo para dar certo na praia, mas depende dela. Para você vir jogar na praia você tem que não querer mais jogar na quadra. Se ela tiver disposta a isso, acho que tem totais condições de ser uma grande jogadora.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/liberada-para-saltar-mari-paraiba-abre-portas-para-xara-campea-olimpica.html

Nenhum comentário: