domingo, 30 de dezembro de 2012

Maratonista olímpico critica outros atletas do país: 'Vão morrer duros'


Paulo Roberto diz que alguns corredores não se preocupam com carreira e 'se vendem por qualquer barrinha': 'O caráter dos caras é zero', afirma

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Paulo Roberto de Almeida Paula viveu um de seus melhores anos em 2012. Com índice olímpico, garantiu lugar na Maratona dos Jogos de Londres. Na capital londrina, não fez feio: terminou a prova em oitavo lugar e voltou para casa cercado de elogios. Agora, à véspera da São Silvestre, o corredor do Cruzeiro usa o bom momento para analisar o cenário nacional. Ao lado do irmão gêmeo, Luís Fernando, fez duras críticas à estrutura do esporte no Brasil e a outros atletas das provas de longa distância do país.

O atleta usou palavras duras para criticar a mentalidade dos outros fundistas. Para Paulo Roberto, o dinheiro tem recebido mais importância dos outros atletas do que a preparação e o cuidado com a carreira.

Paulo Roberto, Cruzeiro, São silvestre (Foto: Peter Leone / Agência Estado)Paulo Roberto é atleta do Cruzeiro na São silvestre (Foto: Peter Leone / Agência Estado)

- Geralmente, os atletas não ficam com os técnicos do começo de carreira pelo tal do dinheiro. Quando eu comecei, em 1998, não era assim. Tinha dinheiro, mas era bem pouco. Tem muito dinheiro e estão formando poucos atletas. O caráter dos caras é zero porque se vendem por qualquer barrinha (nos contratos com clubes e patrocinadores). Mas não percebem que podem correr risco depois. É assim que funciona, o dinheiro fala mais alto. Não vai mudar essa mentalidade. Só muda quando tem uma equipe que quer que tenha mudança. Geralmente, um quer mudar, mas o resto quer ir no conceito de antigamente. Nós estamos falando com vocês, mas cadê os outros atletas? Eles não se interessam. Vão morrer todos duros e desgraçados. Vários ligam e dizem que estão duros. Mas estão duros por que? Ninguém me deve. Se me devem, eu vou e cobro. Então, paciência.

Paulo Roberto afirma que os atletas, em geral, não têm preocupação com o que fazer depois do fim da carreira.

- Eu estou bem de situação, meu irmão está bem de situação. Quero ver quando eu encerrar a carreira, for na casa deles e perguntar: “Como você está de situação?”. Vão me responder que estão na dureza. Eu vou perguntar se lembram da conversa que eu tive com eles. Meu professor diz: “Vocês são os caras mais burros, mas têm visão”. Eu não quero saber como me formei, mas me formei. Pode perguntar dos que estão correndo hoje, quem tem a sétima série? Quase ninguém tem. Pensam que é só corrida, corrida e corrida, não pensam em estudo. Mas você encerra sua carreira aos 37 anos e vai fazer o que? Marílson (dos Santos) é formado, Clodoaldo (Gomes) é formado. E os outros? – pergunta.


O fundista também criticou a falta de estrutura do atletismo no Brasil. Os índices pedidos pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Mundial da Rússia, no ano que vem, também foram alvo do atleta.

- Você abaixa a marca nas provas com condições. E nós não temos condições – afirmou.
Paulo Roberto é uma das esperanças brasileiras na disputa da São Silvestre, nesta segunda-feira. O evento terá início às 6h50m, com a largada dos cadeirantes. A elite feminina sairá às 8h40m, enquanto a masculina terá início pouco depois, às 9h. A TV Globo transmite o evento ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2012/12/maratonista-olimpico-critica-outros-atletas-do-pais-vao-morrer-duros.html

Nenhum comentário: