sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Foco no Mundial: palco do penta, Yokohama 'esconde' história de 2002


Apesar da grande presença de corintianos, museu relacionado à Copa é fechado durante competição e será reaberto somente na próxima quarta-feira

Por Cahê Mota Yokohama, Japão

Casa cheia, um monte de brasileiros e um raro evento de futebol em alto nível. O panorama joga totalmente a favor, mas quem chegar para a decisão do Mundial de Clubes, entre Corinthians e Chelsea, pensando em aproveitar a oportunidade para reviver a conquista do pentacampeonato do Brasil, na Copa do Mundo de 2002, ficará frustrado com Yokohama. Palco da final entre brasileiros e alemães há uma década, o Estádio Internacional até tem uma programação voltada para turistas interessados em recordar o dia em que Ronaldo marcou dois gols em Oliver Kahn. Entretanto, isso não vai acontecer enquanto a competição organizada pela Fifa estiver acontecendo.

palco do penta, Yokohama, Memorial Copa 2002 (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Memorial mostra toda a ficha da histórica partida  (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Surpreendentemente, Yokohama faz questão de “esconder” o dia mais marcante de sua história esportiva justamente no período de maior badalação. Durante as duas semanas de realização do Mundial de Clubes, a coordenação do estádio simplesmente fechou o museu voltado para a conquista do penta e impediu os passeios guiados pelo local, tão famosos em estádios ao redor do mundo. Por tabela, até mesmo os donos da casa acabaram “prejudicados”. Para manter a coerência, a loja do Yokohama F. Marinos também foi obrigada a fechar as portas e o espaço foi improvisado para construção de uma barraquinha com produtos oficiais da Fifa.

palco do penta, Yokohama, Homenagem a Cafu (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Marca do pé direito do capitão Cafu está eternizada no estádio (Foto: CahMota/Globoesporte.com)

Com isso, o torcedor corintiano que quiser se inspirar no título da “Família Scolari” para a decisão diante do Chelsea tem terá apenas uma recordação do dia 30 de junho de 2002. Na entrada principal do estádio, um memorial relembra todos os detalhes da vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Alemanha, com a bandeira dos países, ficha técnica da final e réplica do formato do pé direito de Cafu e da mão esquerda de Kahn. O espaço ainda conta com referências no chão a todas as partidas do Mundial disputado no Japão e na Coreia do Sul, desde a fase de grupos até a própria final, que recebe maior destaque.
palco do penta, Yokohama, Memorial Copa 2002 (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Japoneses querem manter o foco no Mundial... de Clubes (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

A justificativa de funcionários do estádio é de que o fechamento do museu e do tour acontece para que toda atenção neste período fique voltada para disputa do Mundial de Clubes. Uma prova disso é o fato de que três dias após a decisão entre Chelsea e Corinthians o local volta a funcionar normalmente. O roteiro previsto para torcedores que prolongarem a estadia no Japão inclui um passeio por todas as dependências do estádio, com destaque para o vestiário usado pelo Brasil no dia da decisão. Camisas doadas por jogadores e assinaturas nas paredes compõem o ambiente, decorado exatamente como no dia em que os brasileiros garantiram sua quinta estrela.

palco do penta, Yokohama, Loja improvisada na loja do Yokohama Marinos (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Lojinha com intens da Fifa funciona a todo vapor (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Os comandados de Felipão, por sua vez, não foram os únicos brasileiros a fazerem a festa no local. Foi também no Estádio Internacional de Yokohama que o São Paulo bateu o Liverpool na decisão do Mundial de Clubes de 2005, e Adriano Gabiru marcou o gol do Internacional na vitória sobre o Barcelona no ano seguinte, pela mesma competição. No domingo, o Corinthians tem a oportunidade de se tornar o quarto representante brasileiro a fazer história naquele campo. Para isso, é preciso vencer o Chelsea às 8h30m (de Brasília), em partida com a transmissão do GLOBOESPORTE.COM.

palco do penta, Yokohama, Referência a fase de grupos da Copa 2002 (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)No memorial é possível relembrar o caminho da Seleção até a final (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: