quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Clássico Vovô vira tira-teima entre os astros estrangeiros Deco e Seedorf


Mais velhos em campo e empatados em duelos na carreira, jogadores defendem neste domingo Flu e Bota, respectivamente, pelo Brasileirão

Por Edgard Maciel de Sá, Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Em anos desfilando seu talento por alguns dos maiores clubes da Europa, o português Deco, de 35 anos, e o holandês Seedorf, de 36, terão um encontro diferente neste sábado. Com as camisas de Fluminense e Botafogo, respectivamente, e mais velhos em campo, eles serão os astros do clássico Vovô, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, e farão um verdadeiro tira-teima. No histórico, foram sete jogos, com três vitórias para cada e um empate.
A importância para seus times vai além da experiência e status. Nos números, correspondem. Depois de um mês e meio fora, Deco voltou a jogar contra o Náutico, recuperado de um estiramento grau 2 na coxa esquerda, e o Fluminense venceu por 2 a 1. Na rodada seguinte, deu o passe para o gol de Fred na vitória por 1 a 0 no clássico com o Flamengo, chegando a seis assistências em 11 jogos. Ele ainda marcou um gol no Brasileirão.

Deco no treino do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Deco sorridente com a volta ao time do do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

- Joguei pelo Porto e Barcelona contra Real Madrid e Milan. Lembro de uma semifinal entre Milan e Barcelona que ganhamos por 1 a 0. O jogo mais emocionante foi a semifinal da Eurocopa, que marcou bastante. A Holanda tinha uma grande equipe, muito forte. Ganhamos no Alvalade e nos classificamos para a final. Foi um jogo que me marcou muito - disse Deco, recordando os confrontos contra Seedorf.

Os jogadores do Botafogo sabem como Seedorf tem sido importante em campo e fora dele. Ele disputou 14 jogos no Campeonato Brasileiro, tem seis gols, dois a menos do que Elkeson e Andrezinho, artilheiros do time na competição, e ainda deu duas assistências. Por enquanto, vem sobrevivendo sem graves lesões.

- Acho que vai ser um grande jogo, principalmente por esses dois jogadores de extrema categoria. Deco tem muita qualidade,é inteligente e sabe fazer o último passe de forma precisa. É tão importante para o Fluminense quanto o Seedorf para o Botafogo. Ele vem nos ajudando muito até nos gols, chegado bastante na área, próximo do Elkeson. Espero que a gente leve a melhor e o Seedorf esteja bem na partida - comentou Fellype Gabriel.

Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Em pouco tempo, Seedorf está bem adaptado ao time do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Seedorf e Deco ainda não tiveram a chance de se encontrar no Rio. O holandês mora no Leblon, enquanto o camisa 20 do Fluminense escolheu a Barra da Tijuca como residência. O português chegou ao clube em meados de 2010, quando terminou o ano campeão brasileiro, e vê o rival de outros tempos em uma caminhada de sucesso em seu começo no futebol brasileiro.


- O começo dele no Brasil é fantástico. Demonstra a qualidade que ele tem. Teve um pouco de azar porque o Botafogo perdeu alguns atacantes. Mas ainda assim está jogando em alto nível - comentou Deco.

O Fluminense lidera o Campeonato Brasileiro, com 59 pontos, seis à frente do Atlético-MG, segundo colocado. O Botafogo está na sétima colocação, com 40, sete a menos do que o Vasco, que seria o último classificado para a Taça Libertadores no momento.
Data                         Deco x Seedorf                    Competição                                                                       
28/09/1999        Porto 1 x 3 Real Madrid Liga dos Campeões 1999/2000 (Fase de grupos)
20/10/1999 Porto 2 x 1 Real Madrid Liga dos Campeões 1999/2000 (Fase de grupos)
29/08/2003 Porto 0 x 1 Milan Supercopa Europeia 2003 (Final)
20/10/2004 Barcelona 0 x 1 Milan Liga dos Campeões 2004/2005 (Fase de grupos)
30/06/2004 Portugal 2 x 1 Holanda Eurocopa 2004 (Semifinal)
02/11/2004 Barcelona 2 x 1 Milan Liga dos Campeões 2004/2005 (Semifinal)
26/04/2006 Barcelona 0 x 0 Milan
Liga dos Campeões 2005/2006 (Semifinal)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/classico-vovo-vira-tira-teima-entre-os-astros-estrangeiros-deco-e-seedorf.html

Nenhum comentário: