quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Botafogo e Inter fazem confronto direto na busca por vaga no G-4


Na partida no Engenhão, cariocas tentam aumentar sequência de vitórias, e gaúchos vão atrás do primeiro triunfo como visitante após um mês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O regulamento atual do Campeonato Brasileiro, com o sistema de pontos corridos, está em sua décima temporada. Algo ainda novo na vida de clubes centenários. Mas o aprendizado foi rápido, e a máxima de que cada jogo é uma decisão se faz mais presente. Botafogo e Inter fazem nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão, uma partida exemplar dessa nova cultura. Separados por dois pontos na tabela, eles estão em uma briga direta por uma vaga entre os quatro primeiros colocados, a zona que determina a classificação para a Taça Libertadores do ano que vem.

O Botafogo está em um momento positivo, com uma inédita sequência de três vitórias. Apesar da dúvida sobre Seedorf, que terá sua escalação decidida nesta quinta-feira, o time conta com Elkeson e Andrezinho, cada um com oito gols no Brasileiro. O time tem 37 pontos e tenta manter a perseguição ao quarto colocado Vasco, que venceu e foi a 42.

Depois da derrota no Beira-Rio por 1 a 0 para o Fluminense, o Inter busca reencontrar a vitória e seguir próximo da luta por uma vaga à Libertadores. Os problemas para formar o time ainda prosseguem, mas Fernandão terá os retornos de D’Alessandro e Leandro Damião para conquistar os três pontos como visitante após um mês. Diego Forlán e Guiñazu, que estavam a serviço das seleções de Uruguai e Argentina, respectivamente, passarão por uma avaliação do departamento médico para saber se terão condições de iniciar a partida.

O Premiere, no sistema pay-per-view, exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Botafogo: Márcio Azevedo e Fábio Ferreira, que cumpriram suspensão contra o Náutico, voltam a ficar à disposição, assim como Jefferson e Lodeiro, que estavam com as seleções brasileira e uruguaia, respectivamente. Com a decisão sobre o aproveitamento de Seedorf para o dia do jogo, o técnico Oswaldo de Oliveira vai levar uma dúvida em sua formação. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Seedorf (Cidinho ou Lodeiro), Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.

Internacional: Fernandão terá mudanças em todos os setores. Edson Ratinho será o lateral-direito, e Zé Mário, o esquerdo. No meio, o técnico terá os retornos de D’Alessandro. Guiñazu e Forlán realizarão um teste. Caso não sejam liberados, começam o jogo Elton e Cassiano. O ataque terá o oportunismo de Leandro Damião. O Colorado começará com Muriel; Edson Ratinho, Rodrigo Moledo, Índio e Zé Mário; Josimar, Guiñazu (Elton), Fred e D’Alessandro; Diego Forlán (Cassiano) e Leandro Damião.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: submetido a uma cirurgia no púbis, Marcelo Mattos já está entregue à preparação física. Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo e só volta a jogar no ano que vem. Recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, Rafael Marques estará à disposição para enfrentar a Ponte Preta, no domingo, em Campinas. Antônio Carlos e Vítor Júnior, que tiveram lesões na coxa direita, estão em fase final de recuperação. Renato, com um estiramento na coxa esquerda, também está fora.

Internacional: expulsos contra o Fluminense, Fabrício e Nei desfalcam a equipe de Fernandão. Kleber, Juan, Ygor, Dagoberto, Mike e Rafael Moura estão lesionados. Por conta do número de estrangeiros (apenas três podem ser relacionados em partidas nacionais), Bolatti e Dátolo sequer viajaram. Bolívar pediu para não ser relacionado até recuperar a condição física e técnica.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Lennon e Vítor Júnior.
Internacional:  Elton, Josimar e Índio.
 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Marvelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Ivan Carlos Bohn (PR). Elmo Resende arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 251 faltas (média de 35,8 por jogo), aplicou 38 amarelos (média de 5,4 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,57 por jogo) e um pênalti (média de 0,14 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Figueirense 0 x 1 Inter, pela 12ª rodada.

header fique de olho 2
Botafogo: em boa fase, Elkeson vem provando que pode ser o atacante do time comandado por Oswaldo de Oliveira. Ele já marcou oito gols e está na briga pela artilharia do Campeonato Brasileiro.

Internacional: após cumprir suspensão diante do Fluminense, D’Alessandro está de volta. É do pé esquerdo do camisa 10 que nascem as principais jogadas da equipe, principalmente, para municiar Diego Forlán e Leandro Damião. Com o argentino em campo, o Inter tem 60% de aproveitamento no Brasileirão.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "A gente tem de estar pronto para todas as circunstâncias. Assim como todas as equipes, o Botafogo passa por dificuldades e é preciso passar por essas situações da melhor maneira possível, sem que os danos se acumulem".


Fred, meia do Internacional: "É um jogo importante. Precisamos ganhar para encostar no G-4. Vamos com tudo depois de termos perdido em casa para o Fluminense. Ainda tem a revanche, já que perdemos no primeiro turno para o Botafogo. Vamos receber o Damião, o Guina e o Forlán que estavam nas seleções. Eles nos darão mais consistência para vencer. Queremos devolver lá para lutar por uma vaga à Libertadores".
 

header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Uma partida entre Botafogo e Internacional não termina empatada há cinco anos (ou nove jogos). O último empate registrado aconteceu no returno do Brasileiro de 2007: 1 a 1 no Maracanã, gols de Ceará e André Lima.

* A maior goleada nos jogos entre Botafogo e Internacional pelo Campeonato Brasileiro foi a vitória botafoguense por 5 a 1 em 2004, no Caio Martins.

* O Internacional leva vantagem sobre o Botafogo jogando no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. Em 20 jogos, venceu nove vezes, contra seis triunfos do Glorioso e cinco empates. Nos gols marcados, igualdade: 24 para cada lado.


header último confronto v2
Na última vez em que se enfrentaram, melhor para o Botafogo, que venceu o Internacional por 2 a 1, no dia 16 de junho de 2012, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. Os gols do time carioca foram marcados por Andrezinho e Fellype Gabriel. Pelos gaúchos, Dagoberto deixou o dele.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/bota-e-inter-fazem-confronto-direto-na-busca-frenetica-por-vaga-no-g-4.html

Nenhum comentário: