quarta-feira, 15 de agosto de 2012

De Estação ao Engenhão: a busca pela afirmação de Lima no Botafogo


Quatro clubes aos 20 anos e a chance de jogar com Seedorf. Lateral ganha primeira oportunidade como titular no confronto com o Sport, nesta quarta

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Com apenas 20 anos de idade, o lateral-esquerdo Lima já está em seu quarto clube. A trajetória começou no Criciúma, aos 15 anos, quando foi levado pelos professores Plínio e Orlei para fazer testes no clube. Ficou, cresceu e se tornou titular do time principal aos 17, disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Despertou o interesse do Internacional, que o contratou. Emprestado ao Paraná, destacou-se na Série B do ano passado e o Botafogo apareceu em seu caminho ao fim de seu contrato com o clube gaúcho em julho.

Filho de Valdecir e Janete, Lima nasceu em Estação, no interior do Rio Grande do Sul, mas ainda menino foi morar em Tapejara, uma cidade próxima. Nos seus primeiros passos com a bola no pé, atuava como meia, mas virou lateral com a camisa do Criciúma. Agora, depois de morar na concentração do clube catarinense e lutar por seu espaço, assinou um contrato longo com o Botafogo, até julho de 2017, e recebeu a chance de jogar ao lado de Seedorf.

Seedorf e Lima, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)O holandês Seedorf e Lima treinam lado a lado no Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

- Ele (Seedorf) é um cara que se entrosa fácil com as pessoas, tem facilidade para se aproximar. Vem conversando bastante e passando bastante intrução. Tenho procurado aprender o máximo possível com ele. Fala muito sobre as jogadas de bola parada, o posicionamento na defesa, da hora certa para sair. É dinâmico e orienta todo mundo sempre que pode - comentou Lima.

Se o holandês tem servido como tutor em campo, fora dele o lateral espera pela chegada dos pais no fim da próxima semana. Eles passarão um tempo com Lima no Rio. O jogador escolheu a Barra da Tijuca para morar e tem se virado bem sozinho no Rio. Em Curitiba, deixou a namorada Aline, a quem promete dedicar um gol.

Saí de casa cedo e nunca tive problemas de adaptação. Claro que a gente sente saudade, não conhece nada no começo. Mas estou sempre em contato com meus pais. Eles estão ansiosos, ligam todo dia e acompanham todos os jogos"
Lima

- Se o gol sair, vou dedicar a ela e meus pais. Saí de casa cedo e nunca tive problemas de adaptação. Claro que a gente sente saudade, não conhece nada no começo. Mas estou sempre em contato com meus pais. Eles estão ansiosos, ligam todo dia e acompanham todos os jogos. Na próxima sexta-feira (dia 24), eles chegam para ficar comigo um tempo - comentou Lima.

Nos seus dois primeiros jogos com a camisa do Botafogo, o lateral sofreu duas derrotas, ambas para o Palmeiras. Ele entrou no decorrer dos confrontos, substituindo Márcio Azevedo, que está suspenso para o jogo desta quarta-feira, contra o Sport, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Será a chance de mostrar que o crescimento no futebol não aconteceu à toa.

- Meus professores me levaram para o Grêmio primeiro, mas não vingou. Depois, fui para o Criciúma e consegui ficar. Quando estava na Série C, sabia que era um momento de projeção. Comecei cedo como titular do Criciúma e isso dá uma visibilidade. Por isso, o Internacional me viu e, então, me levaram para lá. Agora, se Deus quiser, vai dar tudo certo e vamos sair com essa vitória que vai ser importante para o Botafogo no Brasileiro - disse Lima.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/de-estacao-ao-engenhao-busca-pela-afirmacao-de-lima-no-botafogo.html

Nenhum comentário: