sábado, 14 de julho de 2012

Com dois gols de Ramon, Goiás mostra força e supera América-MG

Esmeraldino vence por 2 a 0 e se aproxima do G-4. Coelho cai para terceiro

A CRÔNICA
por Fernando Vasconcelos

Os jogadores do América-MG terão pesadelos com o Serra Dourada. A preocupação com as dimensões do gramado – 118m x 80m – já tinha sido exposta durante a semana de preparação para o duelo contra o Goiás. Mas o estádio não foi a única adversidade para a equipe mineira. Inspirado, o time da casa, talvez em seu melhor jogo na Série B, venceu por 2 a 0, com dois gols de Ramon, e se aproximou do G-4. Festa para os 8.420 pagantes.

Com 16 pontos, os goianos sobem para a quinta colocação, mas podem perder três posições neste sábado, no complemento da décima rodada. Quem vibra é o Criciúma, que, beneficiado pelo resultado, se consolida na liderança. O América-MG é ultrapassado ainda pelo Vitória, no saldo de gols, e cai para terceiro, com 22 ponto
.
As três modificações feitas por Enderson Moreira deixaram o Goiás parecido com o time que fez boa campanha no primeiro semestre e que, entre outros resultados, eliminou o próprio Coelho na Copa do Brasil. Sem Rafael Toloi, vendido ao São Paulo, Ernando retornou à zaga titular, mas nem precisou de muito esforço. A forte marcação esmeraldina começava no campo de ataque, desde o início do jogo, e sufocava o rival. Quando exigida, a defesa agia com firmeza e nem parecia a quarta pior da Série B, com 17 gols sofridos.

Ramon, Goias x América-MG (Foto: André Costa / Agência Estado)Ramon foi o artilheiro da noite, com dois gols (Foto: André Costa / Agência Estado)
 
Apesar de iniciar a rodada nove pontos atrás do América-MG, o Goiás encarava o duelo como confronto direto pelo acesso. Pressionados pelo próprio presidente João Bosco Luz, que exige o ingresso no G-4 o mais rápido possível, os esmeraldinos começaram a demonstrar força logo aos cinco minutos, com belo chute de Iarley de fora da área. Não demorou muito para o primeiro gol sair.

que já tinha cartão a Boiadeiro afirmou durante a semana que aproveitaria os espaços deixados por Egídio no Serra Dourada. Curiosamente, as principais jogadas do Goiás surgiram nas costas do lateral-direito do Coelho.
Aos 16, Ricardo Goulart encontrou Ramon dentro da área. O meia superou Everton Luiz e chutou no canto de Neneca: 1 a 0 Goiás. Sem ter dado sequer um chute a gol, o América-MG caiu na armadilha que ele mesmo previu durante a semana. Ao se lançar com vários jogadores, a equipe mineira cedeu um espaço letal para o contra-ataque esmeraldino. Novamente pela esquerda, os donos da casa fizeram grande jogada, que resultou no cruzamento de Egídio na cabeça de Ramon. Com tranquilidade, o meia só empurrou para as redes: 2 a 0.
Preocupado com o poder de fogo do adversário, o técnico Givanildo Oliveira substituiu Everton Luiz, marelo, por Vinícius Simon antes mesmo de o primeiro tempo acabar. A troca, no entanto, não mudou o cenário da partida. O Coelho só ameaçou em cobrança de falta de Gilberto, aos 39 minutos, mas a jogada foi prontamente rebatida pela zaga do Goiás.
 
Ricardo Goulart disputa jogada com Gilberto (Foto: Renato Conde / O Popular)Apagado em campo, experiente Gilberto disputa bola com Ricardo Goulart (Foto: Renato Conde / O Popular)
 
O América-MG melhorou no segundo tempo e errou menos do que na primeira etapa. Com Bryan pela esquerda e Thiaguinho pela direita, o Coelho conseguiu ficar mais tempo no campo de ataque, mas pecou na execução do último passe. Apagado, o veterano Fábio Júnior só apareceu com perigo aos 18 minutos. Justificando o faro de matador, ele chutou para o fundo das redes de Harlei, mas a arbitragem já assinalava posição irregular.

Quando a torcida esmeraldina começava a ficar irritada com a cautela do Goiás na etapa complementar, o técnico Enderson Moreira substituiu Felipe Amorim, o mais perseguido pelas arquibancadas, por Walter. O atacante fez sua estreia na equipe goiana, mas não teve grandes oportunidades para deixar sua marca. Sem ser ameaçado, o Goiás administrou a vantagem e voltou a vencer após duas partidas na Série B. Na próxima terça a equipe visita o Guarani, em Campinas. O América-MG recebe o Guaratinguetá.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileiro-serie-b-2012/13-07-2012/goias-america-mg.html

Nenhum comentário: