sábado, 9 de junho de 2012

Número 1 do mundo está a um jogo de vencer seu quarto Slam consecutivo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Tecnicamente, Novak Djokovic não foi espetacular nesta sexta-feira. O número 1 do mundo, no entanto, foi bem nos pontos importantes e lidou melhor com o forte vento parisiense. Mais consistente do que Roger Federer do começo ao fim do jogo, o sérvio fez 6/4, 7/5 e 6/3 e avançou, pela primeira vez na carreira, à final em Roland Garros.

Novak Djokovic tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Novak Djokovic está a uma vitória de conquistar seu quarto Grand Slam consecutivo (Foto: Reuters)
 
A vitória de Nole nesta sexta-feira devolveu o revés sofrido diante do rival suíço nas semifinais do ano passado. Na época, Djokovic estava invicto há 43 jogos. Este ano, o atual campeão de Wimbledon, do US Open e do Australian Open tentará um feito conseguido por poucos: tornar-se detentor dos quatro troféus do Grand Slam ao mesmo tempo.

Na história, apenas dois atletas conseguiram vencer quatro Slams em sequência: Don Budge e Rod Laver. Roger Federer teve duas chances para igualar-se a eles, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas finais de Roland Garros em 2006 e 2007. O espanhol, hexacampeão do torneio francês, também será o obstáculo para Djokovic. Nesta sexta-feira, Nadal garantiu seu lugar na final ao derrotar o compatriota David Ferrer.

Consistência do sérvio faz diferença
Roger Federer tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Roger Federer terminou a partida desta sexta com
46 erros não forçados (Foto: Reuters)
 
Djokovic e Federer fizeram um jogo tenso no começo, com os dois tenistas batendo forte na bola. O suíço, que atacava mais, foi recompensado no quinto game, quando acertou três direitas indefensáveis e quebrou o saque do rival. O bom momento, contudo, não se estendeu muito. Três erros de direita em seguida custaram a Federer seu serviço no sexto game. O jogo seguiu parelho até o décimo game, em que as falhas do número 3 foram decisivas. Três direitas para fora, e Djokovic conseguiu a quebra que lhe deu a parcial: 6/4.

Até então, Federer acumulava 18 winners e 17 erros não forçados, contra dez e três de Djokovic, respectivamente. Nem por isso o suíço parou de atacar. Logo no primeiro game do segundo set, uma série de bons ataques lhe rendeu a quebra. O número 3 ainda quebrou Nole outra vez para abrir 3/0 antes de Djokovic começar a arriscar. Uma boa devolução deu um break point ao sérvio. Em seguida, um erro de Federer deu o game a Nole.

O suíço errou menos do que no set anterior, mas falhou em momentos importantes. Primeiro, perdeu dois break points no sétimo game e a chance de fazer 5/2. No oitavo, errou duas direitas seguidas e foi quebrado. O placar ficou empatado em 4/4, e os dois tenistas continuaram com problemas no serviço. Federer quebrou e fez 5/4, mas perdeu ou saque em seguida (5/5). Djokovic enfim confirmou, e o suíço bobeou mais uma vez. Uma dupla falta, uma direita na rede, uma direita longa e uma esquerda fora. Com quatro erros, o suíço cedeu a quebra e o set: 7/5.

A partida não mudou no terceiro set. Djokovic seguiu atacando menos e errando menos. Usando bolas profundas, o sérvio dificultava os ataques do adversário. Federer, entretanto, insistia. Quando cometeu seu décimo erro não forçado na parcial (o 46º em todo o jogo), perdeu o saque outra vez e viu Djokovic abrir 4/2. O número 1 não vacilou. Aproveitou a vantagem e fechou em 6/3.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/djokovic-da-troco-em-federer-e-vai-final-contra-nadal-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: