domingo, 10 de junho de 2012

Até 'sentado', Nadal derrota Ferrer e vai à sétima final em Roland Garros

Hexacampeão, número 2 do mundo espera vencedor de Djokovic x Federer

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Rafael Nadal continua arrasador em sua caminhada rumo ao heptacampeonato em Roland Garros. Nesta sexta-feira, o número 2 do mundo foi tão superior a seu compatriota David Ferrer que ganhou até um ponto "sentado" no saibro da quadra Philippe Chatrier. Sem dó do amigo, Nadal fez 6/2, 6/2 e 6/1 e avançou pela sétima vez à final do Grand Slam francês.

Rafael Nadal tênis Roland Garros sentado semifinal (Foto: Reuters)Nadal, sentado, executa uma curtinha. Ele ganhou o ponto com um lob na sequência (Foto: Reuters)
 
O tenista de Mallorca está agora a uma vitória de conquistar um inédito hepta na chave masculina do torneio. Vencedor em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011, Nadal divide atualmente o posto de maior campeão de Roland Garros com o sueco Bjorn Borg, que também faturou o torneio seis vezes (1975, 1975, 1978, 1979, 1980 e 1981). A americana Chris Evert é a única tenista a conquistar sete títulos na chave de simples.

Na decisão, marcada para domingo, Nadal enfrentará o vencedor do jogo entre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, e o número 3, Roger Federer. Em confrontos diretos, o espanhol leva vantagem contra ambos: 18 a 14 diante do sérvio e 18 a 10 contra o suíço.

Ainda sem perder sets no torneio este ano (e cedendo apenas uma quebra de saque em seis jogos), Nadal agora acumula 20 triunfos consecutivos no evento. Sua última - e única derrota - no torneio veio em 2009, diante de Robin Soderling, nas oitavas de final. Em toda a carreira, Nadal tem 51 vitórias e um revés no evento.
No saibro vermelho (sem contar o piso azul do Masters 1.000 de Madri), o atual número 2 do mundo já soma 32 vitórias seguidas. Desde a derrota na final do Masters 1.000 de Roma, no ano passado, Nadal levantou troféus em Roland Garros/2011, Monte Carlo/2012, Barcelona/2012 e Roma/2012, além de somar triunfos na Copa Davis.

Break points acordam o campeão
David Ferrer começou a partida jogando bem, confirmando o saque duas vezes sem sustos e agredindo mais. No quarto game, com Nadal sacando em 1/2, o número 6 do mundo teve os primeiros break points do jogo. O hexacampeão se salvou do primeiro com um belo ponto, mas Ferrer teve a segunda chance de quebra à disposição. O tenista de Javea teve duas bolas fáceis para ganhar o ponto, mas atacou em cima de Nadal, que não perdoou e levou a melhor.

Depois de confirmar o saque, Nadal acordou de vez. Ferrer, por outro lado, passou a errar mais. O hexacampeão conseguiu a quebra no quinto game e tomou o controle do jogo. Sem demora, selou o primeiro set com um maiúsculo 6/2.

Nadal executa golpe sentado
No começo da segunda parcial, Nadal deu outra prova de seu talento. Ao correr para a rede, o espanhol escorregou e caiu no chão. Mesmo assim, sentado no saibro, executou uma curtinha. Ferrer devolveu e levou um lob de Nadal, que já estava de pé e acabou ganhando a disputa. Um ponto depois, o número 2 quebrou o saque do oponente e fez 2/1 (veja aqui o lance).

A chuva apareceu e interrompeu a partida por uma hora. No retorno, pouca coisa mudou. Nadal confirmou o saque até fazer outro 6/2 e rapidamente abriu o terceiro set com uma 
quebra. Ferrer só venceria mais um game. A vitória do hexacampeão nunca esteve ameaçada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/ate-sentado-nadal-derrota-ferrer-e-vai-setima-final-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: