terça-feira, 1 de maio de 2012

América-MG comemora 100 anos de história, títulos, problemas e tradição

Um dos clubes mais tradicionais de Minas faz aniversário nesta segunda-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O dia era 30 de abril. O ano era 1912. O local era uma tranquila Belo Horizonte, e os personagens eram um grupo de estudantes da elite mineira, amantes do esporte bretão que dava seus primeiros passos por terras tupiniquins. Após terem uma ineficaz empreitada na criação de uma equipe de futebol amadora em 1911, os jovens se reuniram novamente seis meses após a extinção do time, e finalmente fundaram um clube. Para a escolha do nome, um sorteio foi realizado. Em pauta, os nomes eram Arlequim, Guarany, Tymbiras e o vencedor, América Futebol Clube. Estava então fundado um dos maiores clubes da história do estado de Minas Gerais, que neste 30 de abril de 2012, chega a seu centenário.

Joagdores américa-MG comemoram com a torcida (Foto: Samuel Aguiar / Agência Estado)Joagdores do Coelho comemoram classificação para final do Mineiro (Foto: Samuel Aguiar / Agência Estado)
 
A sugestão do nome América veio da admiração de seus fundadores pela cultura americana, surgida na escola onde estudavam, onde as aulas eram ministradas em inglês, e em sua maioria por professores norte-americanos. As cores do uniforme, originalmente verde e branca, assim como o nome foram escolhidas por sorteio. O negro foi implantado no uniforme três anos após a fundação do clube, nos calções. Por dez anos, entre 1933 e 1943, o clube ainda utilizou uniforme vermelho e branco em protesto contra a profissionalização do futebol mineiro.

Pouco tempo após sua fundação, o América Futebol Clube contou com ajuda de dois de seus rivais. A primeira veio de um antigo time chamado Minas Geraes Futebol Clube. O clube foi extinto, e parte de seu patrimônio, incluindo alguns jogadores e um campo de futebol, foi repassado à equipe alviverde. A segunda ajuda foi de seu grande rival Atlético-MG. Todos os presidentes até a época, três de seus fundadores e meio time se afastaram e se mudaram para o América-MG, tornando-o um time de adultos, já que antes era um time apenas de garotos, que formaram o time B após a chegada dos novos atletas.
As alterações na diretoria e no time foram a base para a equipe vitoriosa que conseguiu um dos maiores feitos da história do Coelho. Começando em 1916, a equipe americana conseguiu a impressionante marca de 10 títulos estaduais de forma ininterrupta. Junto ao ABC de Natal, o América-MG é o único clube decacampeão estadual, feito registrado até mesmo no Livro do Recordes.

América-MG, time de 1924 (Foto: Acervo do América-MG / Divulgação)Equipe do América-MG campeã mineira de 1924 (Foto: Acervo do América-MG / Divulgação)
 
Uma das principais características deste clube centenário é a revelação de jogadores. Em 1964, o departamento juvenil do clube foi fechado por motivos desconhecidos. Com isso, o clube acabou perdendo jogadores que viriam a se tornar grandes ídolos do rival Cruzeiro, entre eles Vanderlei, Hílton de Oliveira, e o maior ídolo celeste, Tostão. Alguns outros jogadores de destaque revelados pelo América Futebol Clube são Éder Aleixo, Amauri Horta, Evanílson, Fred, Gilberto Silva, Ronaldo Luiz, Ruy, Euller e Palhinha, entre outros tantos.
Euller comemora retorno do América-MG a série A (Foto: Ag. Estado)Euller é um dos destaques revelados pelo Coelho
(Foto: Ag. Estado)
 
Apesar de o clube ter sofrido um baque em 1964 com a saída de grandes jogadores de sua base para o rival Cruzeiro, foi nesta época que surgiu talvez seu maior ídolo: Jair Bala. Jair jogou por quatro anos na equipe (1964, 1965, 1970 e 1971), e foi artilheiro do Campeonato Mineiro por duas vezes, em 1964 e em 1971, quando ajudou o Coelho a ser campeão estadual de maneira invicta.

Após a saída de Bala, o América conseguiu uma boa campanha no Campeonato Brasileiro de 1973, chegando em sétimo lugar, mas depois depois de passar por dificuldades financeiras, entrou em um período obscuro em sua história, chegando a 22 anos sem títulos na categoria profissional.

No entanto, no começo dos anos 1990, o América-MG se reestruturou, a começar das categorias de base. Com a revelação de bons jogadores e a contratação de outros, o time voltou às conquistas, chegando a seu maior título em escala nacional: O Campeonato Brasileiro da Série B, em 1997.

Nos anos 2000, o clube voltou a passar por dificuldades, chegando a cair para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2007. Em 2004, o Coelho caiu à Série C do Campeonato Brasileiro, que disputou por quatro anos até se sagrar campeão, em 2009.

Atualmente, o América-MG disputa a Série B após ser rebaixado com uma campanha ruim na Série A de 2011, para onde pensa em voltar no fim do ano.


Taças dos principais títulos do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Taças dos principais títulos do América-MG
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
Confira os principais títulos do América Futebol Clube:

15 vezes Campeão Mineiro (1916, 1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1948,1957, 1971, 1993 e 2001)
1 vez Campeão Brasileiro da Série B (1997)
1 vez Campeão da Copa Sul Minas (2000)
1 vez Campeão da Taça Minas Gerais (2005)
1 vez Campeão do Campeonato Mineiro do Módulo II (2008)
1 vez Campeão Brasileiro da Série C (2009)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/04/america-mg-comemora-100-anos-de-historia-titulos-problemas-e-tradicao.html

Nenhum comentário: