terça-feira, 1 de maio de 2012

Fellype Gabriel retribui reverência a Oswaldo: 'Resgatou a minha paixão'

Eleito melhor jogador do Carioca pelo técnico, meia retribui carinho, mas, tímido, evita o rótulo. Mãe revela que disciplina sempre foi o forte do filho

Por André Casado Rio de Janeiro

Estrear no meio do campeonato, não ter posição garantida num setor muito povoado no elenco e contar com passado no arquirrival em seu currículo. Isso sem contar com o salário mais baixo do que o padrão das duas temporadas anteriores. O cenário não era dos mais animadores para Fellype Gabriel, no fim de janeiro, ao embarcar no desafio que o Botafogo lhe ofereceu. Mas o meia tinha um trunfo: a indicação de Oswaldo de Oliveira e a relação desenvolvida com ele.

Escalado como volante na final da Taça Rio, contra o Vasco, o meia esbanjou maturidade e eficiência, requisitos necessários para que o chefe e a crítica o apontassem como um dos jogadores mais obedientes taticamente na atualidade. Tudo isso faz Fellype retribuir a reverência a Oswaldo, que, segundo ele, após o intenso contato no Japão, devolveu sua paixão pelo futebol.

Fellype Gabriel mãe afilhado Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)A mãe, Shirley, o afilhado Richard e Fellype Gabriel comemoram (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- Ele conseguiu resgatar algumas coisas em mim, essa paixão, essa vontade de me envolver e de tentar ser perfeito na função que vou exercer. Não era de assistir muito a jogo de futebol. Em casa, gosto de aproveitar mais o tempo com a família. Mas de tanto conversarmos sobre isso no Japão, passei a observar com atenção os rivais, me preparar mais e gostar daquilo, não só de jogar. Antes, só descobria o que time tinha de bom quando começava o jogo. Hoje, é bem diferente. E, claro, tinha de estar pronto para discutir futebol com o Oswaldo (risos) - revelou.

Tinha que dar a resposta em campo. Foi ele que me trouxe, mas não podia aceitar esse rótulo de protegido. E deu certo. Comecei fazendo o simples. A motivação foi maior por isso e pela questão de ter sido revelado pelo Flamengo"
Fellype Gabriel
 
No início, o meia estabeleceu como objetivos acabar com duas prováveis situações: o peso do passado rubro-negro, que poderia lhe render críticas a mais da torcida, e a possibilidade de ser tratado como um queridinho do treinador pela forte ligação que construiu e pelo esforço feito para sua vinda - foi o único reforço em 2012 que assinou com a anuência direta do chefe.

- Tinha que dar a resposta em campo. Foi ele que me trouxe, mas não podia aceitar esse rótulo de protegido. E deu certo. Comecei fazendo o simples, até sem arriscar muito os dribles. A motivação foi maior por isso e pela questão de ter sido revelado pelo Flamengo. A gente sabe como é no Rio. Se eu tivesse ido para outro estado, não haveria preocupação - admitiu Fellype, frisando que a entrega em campo e fora dele nunca dependeu do time. - Meu foco é o mesmo, não muda.
Em Portugal e no Japão, o camisa 11 foi improvisado como volante eventualmente. A facilidade para a função, garante, tem tudo a ver com o detalhismo dos orientais, que casou com sua postura.

Fellype Gabriel especial Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fellype Gabriel foi o foco nesta segunda-feira
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
- O profissionalismo que eles têm te deixa pronto para qualquer situação. Se você treina muito, como eles, e quer absorver aquilo, termina batendo bem na bola com as duas pernas, se policia para não deixar de guardar posição sempre... É uma questão de cultura, é um nível acima do futebol árabe, por exemplo - avalia o jogador, em explicação sobre a razão de não ter tido dificuldade de se readaptar, diferentemente de colegas que sofrem para jogar bem após um tempo fora, em centros menores.

Fellype Gabriel confessa que no início de carreira não tinha condição de dar combate, como hoje, com seus sete quilos a mais de massa - começou com 66kg e agora tem 73kg. Também ficaram para trás os problemas físicos - operações nos dois joelhos - e fisiológicos - vomitou em campo duas vezes:

- Era frágil, esperava o contato para cair, e a passagem pelo Kashima foi decisiva nisso. Meu pensamento é diferente do que no Flamengo. Quero ajudar o grupo, não penso em mim.
Disicplina se aprende em casa


A mãe Shirley, que o acompanhou na entrevista junto do afilhado Richard, não tem dúvidas ao afirmar que a disciplina do filho nas quatro linhas está ligada à educação que deu a ele. Professora de alfabetização, ela conta que o comportamento de Fellype era exemplar.

- Se eu falasse para chegar em casa às 22h, ele chegava 15 minutos antes. Já o irmão (Diego, dois anos mais novo) era ao contrário. Então, a serenidade, o talento e a organização já sabíamos que ele tinha. O resto, foi do esforço mesmo. Como eu sou professora e dei aula no colégio que ele estudou, cobrei que conciliasse as aulas e provas com o futebol. Hoje, Fellype até diz que deu um passo para trás financeiramente para se firmar no Brasil, algo que ele sempre quis, para dar dois à frente mais tarde - disse Shirley, concordando com a atitude.

Fellype Gabriel Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Marcas das final da Taça Rio e da cirurgia no joelho esquerdo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 

Nenhum comentário: