domingo, 29 de abril de 2012

Pelo terceiro ano seguido, San-São define finalista do Paulistão

Nas duas outras oportunidades, Peixe conseguiu a vaga na decisão e acabou com o título da competição estadual

Por GLOBOESPORTE.COM Santos e São Paulo

Montagem, Lucas e Neymar (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Lucas x Neymar: vale vaga na decisão do Paulistão
(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
São Paulo e Santos entram em campo neste domingo, às 16h, no Morumbi, para uma partida “rotineira” nos últimos tempos. Será o terceiro ano consecutivo que as equipes disputam uma vaga na decisão do Campeonato Paulista. Nas outras duas o Peixe se classificou e acabou com o título da competição.
 O jogo deste ano, porém, tem um sabor especial para o São Paulo. O time do Morumbi busca conquistar o estadual desde 2005, ano da última vitória. Entre os grandes do estado, o Tricolor é o que há mais tempo não comemora um título no Paulistão - o Palmeiras venceu pela última vez em 2008, Corinthians em 2009 e o Santos é o atual bicampeão.

Além disso, uma vitória diante do Peixe dá moral para o Tricolor, que também disputa a Copa do Brasil. O time está nas oitavas de final contra a Ponte Preta e vai em busca do título inédito, o que colocaria a equipe novamente na disputa da Taça Libertadores.
Peixe tem primeira prova de fogo do centenário
Pela quarta vez seguida em uma semifinal de Campeonato Paulista, o Santos encara o São Paulo no primeiro momento chave da temporada. O bom início de ano do centenário, avançando para as fases decisivas do estadual e da Libertadores, tem sua maior prova de fogo. Tudo por conta do tropeço na altitude de 3.660 metros de La Paz, em que o Alvinegro perdeu para o Bolívar por 2 a 1 na partida de ida das oitavas. Por conta da derrota, o clássico contra o Tricolor ganha peso ainda maior para o Peixe.
Uma segunda derrota na mesma semana significaria a eliminação do estadual, dez dias antes da partida de volta pela competição continental, na Vila Belmiro. O retrospecto recente contra o São Paulo, porém, joga a favor.
Atual bicampeão do torneio, o Santos tem a chance de quebrar um tabu no campeonato: repetir o próprio tri, conquistado entre 1967 e 1969, feito que não foi repetido por nenhum clube desde então.
Para isso, Muricy Ramalho usará o que tem de melhor, já que além de ser uma decisão, o time terá toda a outra semana para descansar. Com história no Tricolor, o treinador terá novo reencontro com o Morumbi, onde tudo começou para ele no futebol e virou palco de tantas conquistas de sua carreira.
A partida terá a arbitragem de Paulo Cesar de Oliveira, que será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto. A Rede Globo transmite o clássico ao vivo para os estados de SP e MS, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da semifinal em Tempo Real.

header as escalações 2
São Paulo: Leão adotou nas últimas partidas a prática de não divulgar a escalação. Foi assim contra o Bragantino e diante da Ponte Preta - partida adiada por conta da chuva. Contra o Santos, a mesma coisa. Ele deu indícios, porém, do time que deve entrar em campo. Sem Luis Fabiano, suspenso, Willian José deve ser o titular. Casemiro também ganha vaga. Ele entra no lugar de Fernandinho. O time, então, deverá ser: Denis, Piris, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson; Lucas e Willian José.
Santos: sem Juan, suspenso e também impedido de atuar por causa de uma cláusula contratual entre Santos e São Paulo, Muricy usará Léo na lateral. Na vaga de Fucile, ainda lesionado, Maranhão segue como titular. Já o restante do time deve ser o mesmo dos últimos jogos, com: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: Luis Fabiano está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Além dele, o Tricolor tem alguns lesionados, como Rogério Ceni (cirurgia no ombro direito), Cañete (cirurgia no joelho direito), Wellington (cirurgia no joelho esquerdo) e Fabrício (lesão muscular na panturrilha direita).

Santos: Juan, suspenso, além de Fucile, Henrique e Crystian, lesionados, desfalcam o Santos no clássico.
header fique de olho 2
São Paulo: sem Luis Fabiano, a responsabilidade ficará com Lucas. O meia foi o destaque do Tricolor no clássico contra o Santos válida pela primeira fase e marcou o gol da vitória. Ele costuma dar trabalho para a defesa do Peixe.
Santos: perseguindo o tão esperado gol 100 pelo Santos, Neymar está mordido após os episódios na derrota contra o Bolívar, pela Libertadores. Como passou em branco, fato raro nesta temporada (o camisa 11 é o artilheiro da equipe, com 18 gols em 20 jogos), o Tricolor pode pagar a conta.
header o que eles disseram
Emerson Leão, técnico do São Paulo: “Todo excelente jogador, como Luis Fabiano e Neymar, é problema. Quando não joga e quando joga. Quando é do seu time e não joga, problema é seu. Quando o jogador é do adversário e joga, o problema seu também”.
Muricy Ramalho, técnico do Santos:O São Paulo tem um melhor tempo de preparação, mas às vezes não faz diferença. Nós não estávamos preparados para jogar na quarta e ter de atuar domingo, mas estamos aí para jogar. Temos de nos superar. Nosso time, no ano passado, jogou na base da superação e reagiu bem. Os jogadores estão conscientes que novamente será assim”.
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* Santos e São Paulo têm os dois melhores ataques deste Paulistão com 48 e 46 gols, respectivamente.
* O São Paulo não perde no Morumbi desde 2 de outubro de 2011, quando foi derrotado pelo Flamengo pelo Campeonato Brasileiro - 2 a 1. Em suas últimas 14 partidas em sua casa, o Tricolor obteve 11 vitórias e três empates.
* O clássico Santos x São Paulo não termina sem gols desde agosto de 2008. Neste período foram 13 jogos. O último empate em 0 a 0 aconteceu no Morumbi, dia 31 de agosto de 2008, pelo segundo turno do Brasileirão.
* Nas últimas quatro vezes que venceu este clássico, o São Paulo marcou pelo menos três gols por jogo.
* O Santos tem vantagem no retrospecto recente deste clássico. Nas últimas dez partidas entre as duas equipes, o Peixe venceu seis vezes contra três vitórias são-paulinas e um empate.
* Somando todos os jogos de diversos torneios, campeonatos e amistosos, São Paulo e Santos já se enfrentaram 269 vezes. A vantagem é do São Paulo que venceu 115 jogos, contra 91 vitórias santistas e 63 empates. O São Paulo marcou 442 gols, contra 383 do Santos.

header último confronto v2
Depois da desgastante viagem para o Peru, onde bateu o Juan Aurich por 3 a 1, o Santos caiu diante do São Paulo no Morumbi, em partida com show de Lucas. Neymar até brilhou, mas foi ofuscado pelo amigo e meia do Tricolor, protagonista na vitória por 3 a 2, na primeira fase do Campeonato Paulista deste ano.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2012/04/pelo-terceiro-ano-seguido-san-sao-define-finalista-do-paulistao.html

Nenhum comentário: