terça-feira, 10 de abril de 2012

Defesa no pênalti de Adriano em 2010 é a mais marcante para Jefferson

Goleiro do Botafogo vive grande momento nas penalidades máximas em 2012 ao defender quatro em 12 tentativas e sofrendo apenas seis gols

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
 Recordista de jogos no atual elenco do Botafogo, com 237, o goleiro Jefferson já alcançou o status de ídolo do clube. Consolidado na posição, ganha cada vez mais destaque. Cotado para disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ele conquista espaço com suas boas opções e as defeas em cobranças de pênaltis, algo comum nesse começo de temporada.
Em 2012, Jefferson já esteve à frente de um cobrador de pênaltis 12 vezes. Seis delas não entraram, sendo quatro defendidas pelo goleiros do Botafogo, a última na vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense, de Rômulo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, domingo, no Engenhão.
Mas outros episódios foram marcantes para Jefferson, apesar do aproveitamento nesta temporada. Em 2010, ele defendeu uma cobrança de Adriano (veja o vídeo), que deu ao Botafogo o título carioca daquele ano, encerrando uma série de três derrotas seguidas em finais para o Flamengo na competição.

- Esse pênalti vai ficar marcado pelo resto da minha vida - afirmou Jefferson, também protagonista de uma defesa marcante, na disputa de pênaltis com o Treze-PB, este ano, quando garantiu a classificação do time na Copa do Brasil ao impedir o gol de cavadinha de Léo Rocha, mandado embora pelo clube paraibano depois do episódio no Engenhão.

Jefferson Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Jefferson defende a tentativa de cavadinha de Léo Rocha contra o Treze-PB (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
Em 2012, além das cobranças de Rômulo e Léo Rocha, Jefferson ainda defendeu uma de Juninho Pernambucano no clássico com o Vasco e outra de Jean, na semifinal da Taça Guanabara, na disputa de pênaltis com o Fluminense, quando o Botafogo acabou eliminado. O goleiro não faz contas das defesas que já fez na carreira, apenas comemora os grandes momentos.

- Não sei muito sobre estatísticas. Procuro fazer o meu trabalho. Não fico pensando muito no que passou. Fico feliz pelo meu momento e do Botafogo, só isso - disse Jefferson, de 29 anos, que já defendeu uma cobrança de pênalti com a camisa da Seleção Brasileiro, em um amistoso com o México no ano passado. - Acho que o cobrador tem 70% de chances de converter. Por isso, a gente procura jogar a maior responsabilidade para ele.

O próximo compromisso do Botafogo é contra o Boavista, domingo, em São Januário, pela última rodada da Taça Rio. O time está em segundo lugar no Grupo A, com 17 pontos, já garantido na semifinal da competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/defesa-no-penalti-de-adriano-em-2010-e-mais-marcante-para-jefferson.html

Nenhum comentário: