quinta-feira, 29 de março de 2012

Inimigos íntimos: pai e filhos podem se enfrentar no Circuito Sul-Americano

Marcus e Guto, junto com Billy e Bruno Schmidt, vão defender o Brasil na etapa de Assunção, enquanto o pai e técnico Big comandará a seleção chilena

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
 
As chaves ainda não foram divulgadas, mas a etapa paraguaia do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia pode colocar pai e filhos frente a frente em lados opostos da quadra. Marcus e Guto, representantes do Brasil junto com Billy e Bruno Schmidt na disputa masculina, são filhos de Marcelo Carvalhaes, ex-jogador e mais conhecido como Big, atual técnico do Chile. Duas maiores forças da competição, as seleções brasileira e chilena têm grandes chances de se encontrarem entre sexta-feira e domingo e protagonizarem um duelo familiar inédito.

Influenciados pelo pai, que defendeu o time do Flamengo ao lado de Bernard Rajzman e Tande nos anos 80, Marcus e Guto decidiram levar o esporte a sério ainda bem novos. Há mais de três anos juntos nas areias, sempre sob a batuta de Big, os cariocas já somam conquistas importantes, como a do Campeonato Brasileiro Sub-21 da última temporada. Em Assunção, os dois serão comandados por Marcos Albuquerque, o Marcão.


Guto, Big e Marcus vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Big abraça os filhos Gustavo, o Guto, e Marcus: no Paraguai, família estará dividida (Foto: CBV)

- Eu não gosto nem de pensar em como será minha reação. Desde pequenininhos os levei para a praia, treinaram comigo direto. Não sei se vou torcer para eles ou para Chile. Vou ter que passar informação sobre eles para os meus atletas, quanto a isso não tem jeito. Vai me doer muito, mas tenho que ser profissional. Espero que eles (os filhos) aproveitem muito essa oportunidade de jogar um torneio adulto e que agarrem a chance, mas que não levem nada para o lado pessoal. Estou na torcida para que o encontro seja só na final. Aí fica bom para todo mundo – disse Big.
Marcus e Guto, de 19 e 18 anos, respectivamente, acham a situação bastante estranha. Até porque os comandados do pai, Marco e Esteban Grimalt, Guillermo Jiménez e Rodrigo Salinas, também treinam com eles em boa parte do ano na praia do Leme, no Rio de Janeiro. Com a convivência intensa também fora do ambiente de trabalho, os seis criaram uma forte amizade e costumam frequentar uns as casas dos outros.

Marcus, Guto, Big, Marco e Esteban Grimalt. (Foto: Divulgação)Marcus, Guto posam de uniformes verdes; Big, Marco e Esteban Grimalt usam vermelho (Foto: Divulgação)

- Durante o treino temos brincado muito quando fazemos uma boa jogada, dizendo que vamos repetir na competição, ou duvidando que o outro faça. Vai ser um jogo bom porque todos conhecem os pontos fracos dos adversários, mas espero que a gente se dê melhor. Pelo menos, na única vez em que nos enfrentamos em jogo, nós vencemos por 2 sets a 0 – lembrou Guto, se referindo à inauguração do Centro de Treinamento da seleção chilena.

Grimalt podem ir às Olimpíadas

Vôlei de praia primos grimalt Continental Cup de Vóleibol Playa  (Foto: Jorge Bairros Riquelme)Em ação pela Continental Cup: primos Grimalt têmchance de ir a Londres (Jorge Bairros Riquelme)
 
Principal dupla do Chile, os primos Marco e Esteban Grimalt pertencem a uma verdadeira dinastia de jogadores de vôlei. Durante mais de 30 anos pelo menos um membro da família defende o país na quadra ou na areia. Seis dos sete filhos de seu avô paterno jogaram pela seleção e, atualmente, o irmão de Esteban, Rafael, é o levantador titular na quadra.

A tradição que dura décadas pode ter seu ápice em Londres. Campeões do Circuito Sul-Americano em 2010, os dois podem conquistar uma vaga nas Olimpíadas através da Continental Cup. Para carimbar o passaporte, a dupla precisa passar pelo Uruguai na semifinal e pela Venezuela, já classificada para a decisão.- Acredito que temos grandes chances de conseguir. Fizemos bons jogos treinos contra Harley/Evandro e Alison/Emanuel na semana passada. Desde que eles vieram para o Brasil, cresceram muito. Lá no Chile, por conta do frio, não dava para treinar em boa parte do ano. Agora eles já têm uma experiência boa, vão jogar o Circuito Mundial e têm plenas condições de se garantirem em Londres - avaliou Big.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/inimigos-intimos-pai-e-filhos-podem-se-enfrentar-no-circuito-sul-americano.html

Nenhum comentário: