quinta-feira, 29 de março de 2012

Lei Geral da Copa é aprovada na Câmara dos Deputados

exto suspende proibição de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo, mas liberação não está certa

Por Marcelo Parreira Brasília, DF
 
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira a Lei Geral da Copa. A base do relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) já havia sido aprovada mais cedo, mas alguns pontos polêmicos foram separados para votação nominal. Os principais deles se referiam à questão das bebidas alcoólicas. Um tentava evitar a suspensão do artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a permanência nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Outro proibia explicitamente o comércio nos estádios durante o Mundial. Ambos foram derrotados, e o texto foi mantido.
Agora, a discussão se refere à interpretação desta decisão. Para o governo, a suspensão automaticamente subordina qualquer legislação estadual que proíba a venda e resolve a questão, cumprindo as garantias dadas pelo Poder Executivo à Fifa. Já para alguns líderes partidários na Câmara, incluindo o relator do projeto, a redação exigirá uma negociação com governos estaduais e o Ministério Público.
Algumas mudanças de última hora foram feitas ao texto. Pouco antes da votação em plenário, o relator aceitou incluir a exigência de que 10% dos ingressos nos jogos da Seleção Brasileira sejam da chamada categoria 4, de ingressos populares. Outras alterações foram a criação de uma cota de 1% dos ingressos em todos os jogos para deficientes e a restrição das zonas de exclusividade comercial para parceiros da Fifa em até no máximo dois quilômetros de raio em relação aos locais dos eventos.

Vicente Cândido lei geral da copa (Foto: Ed Ferreira/Agência Estado)Deputados aprovaram a Lei Geral na noite desta quarta-feira  (Foto: Ed Ferreira/Agência Estado)
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: