segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Neymar x Dzeko: com médias iguais, goleadores duelam nesta terça


Atacantes balançam a rede no fim de semana por seus clubes e desembarcam na Suíça como principais estrelas do amistoso em St. Gallen

Por Márcio Iannacca Direto de St. Gallen, na Suíça

Até bem pouco tempo, Neymar só conhecia alguns dos principais nomes do futebol mundial pelo Playstation. O menino da Vila cresceu, evoluiu e está bem perto dos gigantes europeus. Seja pelo bom momento no Santos ou pelas constantes convocações para o time canarinho. E nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), o atacante terá a oportunidade de encarar mais um dos jogadores que costumava ver apenas no videogame. Trata-se de Edin Dzeko, do Manchester Ciy e da Bósnia.

INFO dados dzeko bósnia Neymar brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)A comparação detalhada dos dois destaques do amistoso (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Mas quem pensa que os números de Neymar estão longe do grandalhão Dzeko está enganado. A média de gols na carreira dos atacantes é praticamente a mesma: 0,57. Perto de um gol a cada dois jogos. Enquanto o atacante da Seleção Brasileira tem apenas 20 anos e já chegou aos 105 gols na carreira, o bósnio tem 25 e marcou 130 tentos ao longo de sua trajetória. E nesta terça-feira, no duelo entre a Seleção Brasileira e a Bósnia, um tira-teima entre os goleadores.

neymar brasil hotel ST. Gallen (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Neymar tira fotos e dá outógrafos para fãs em
ST. Gallen (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Nos clubes, os dois também têm desempenhos impressionantes. No caso de Dzeko, que sequer é titular do City, são 24 gols em 54 jogos. No Wolfsburg, da Alemanha, a marca foi ainda melhor: foram 71 tentos em 94 partidas. Já Neymar entrou em campo em 158 oportunidades pelo Santos e balançou a rede dos rivais 87 vezes. Em suas equipes, os dois têm médias de 0,64 e 0,55, respectivamente.
Na chegada de parte da delegação brasileira à Suíça, Neymar elogiou o atacante rival.

- É um grande jogador. Não é à toa que está no Manchester City, um grande clube. Mas espero que nessa partida ele não possa fazer nada e o Brasil saia vencedor – afirmou o jogador brasileiro.

Artilheiros atuam em posições diferentes do campo
No posicionamento em campo, Dzeko tem mais responsabilidade de balançar a rede dos adversários do que Neymar. Enquanto o bósnio é centroavante de fato, o brasileiro costuma atuar mais pelos lados do campo, principalmente pelo lado esquerdo. Na Seleção, o camisa 11 faz parte do trio de atacantes que o técnico Mano Menezes costuma utilizar em suas formações. Para o confronto desta terça-feira, os parceiros devem ser Lucas e Leandro Damião.

No ano passado, Neymar foi o principal goleador da Seleção Brasileira. O jogador participou de 13 jogos e marcou sete gols, dois deles na Copa América. Agora, em 2012, o atacante tem tudo para se firmar como principal estrela do time canarinho, que se prepara as Olimpíadas de 2012, em Londres, e para a Copa de 2014. E para Dzeko? Fora da Euro 2012, resta ao artilheiro do City lutar para colocar a equipe nacional no Mundial no Brasil.

O confronto desta terça-feira entre as duas feras será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/02/neymar-x-dzeko-com-medias-iguais-goleadores-duelam-nesta-terca.html

Nenhum comentário: