Médico diz que ritmo forte de treino e calor contribuem para sucessão de problemas, mas não vê motivo para alarde. Maicosuel volta em 20 dias
Maicosuel só entrará em campo pelo Botafogo no
fim de março (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
fim de março (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
Chefe do setor, Luiz Fernando Medeiros detalhou cada quadro clínico e confirmou que o de Maicosuel é o mais grave. O meia ficará no estaleiro por mais 20 dias e só estará à disposição efetivamente em uma eventual fase final da Taça Rio. Além dele, Cidinho, Elkeson e Vitinho não serão relacionados para pegar o Americano, quinta, em Campos. Com o tratamento de pancada na panturrilha em andamento, o meia titular ainda corre o risco de também não jogar no domingo, diante do Volta Redonda, em São Januário. Renato e Caio, que se queixam de dor na região glútea e desconforto muscular, respectivamente, devem treinar normalmente nesta quarta.
Os métodos de trabalho na preparação física e na fisiologia foram defendidos ferrenhamente pelo profissional, que credita a "fase negra" ao acaso e às condições de início de temporada, especialmente no escaldante verão carioca.
- Fomos da bonança à tempestade, realmente. Brinquei que praticamente não tive trabalho nos últimos tempos, ainda bem, mas agora isso se avolumou. Não há motivo para alarde. O ritmo de treinos é forte, jogos frequentes, calor, tudo isso faz parte, mas dificulta o sucesso na prevenção. Eventualmente a carga é diminuída, a alimentação é checada sempre. O trabalho está sendo bem feito, há reuniões diárias. Ano passado foi muito produtivo nesse sentido, não vemos necessidade de mudar nada - opinou Medeiros.
O Botafogo foi pioneiro em diversos equipamentos e diretrizes na área, como monitoramento em tempo real de batimentos cardíacos, integração até da psicóloga nas atividades e, com alto investimento, prometeu testes-surpresa em jogos para conferir a comparar a condição orgânica (clique e confira a reportagem a respeito).
Médico Luiz Fernando Medeiros (Foto: Agif)
DM pede crédito por LocoAusente por estar com a seleção uruguaia, Loco Abreu teve seu corte considerado. Mas a recuperação recorde do estiramento de grau 2 na coxa direita o fez participar até mesmo da semifinal da Taça Guanabara. Foi revelado que o ídolo fez exame em clínica diferente daquela à qual o clube costuma recorrer, mas o diagnóstico foi mantido e o médico pediu crédito às partes pelo trabalho positivo no tratamento do camisa 13.
- Abreu tinha poucos sintomas, cada paciente reage de um modo. Funciona assim. Talvez a gente merecesse um crédito e o jogador também, por ter se dedicado. Foi até o fim do jogo, bateu pênalti... - comentou Luiz Fernando Medeiros.
Confira a situação clínica e a previsão de volta de cada jogador do Botafogo:
Maicosuel - Com estiramento na coxa direita, deve retornar em 20 dias a contar desta terça.
Cidinho - Lesão semelhante, só que na esquerda e menos grave. Volta semana que vem
.
Caio - Desconforto muscular, já treina em separado e deve ser liberado para pegar Americano.
Elkeson - Pancada forte na panturrilha. Afastado, não joga quinta e dificilmente no domingo.
Renato - Poupado por precaução, tem dores no glúteo. Deve treinar quarta e pode jogar.
Vitinho - Pisou de mau jeito ao chegar em casa, fez radiografia no pé esquerdo e tem suspeita de fratura. Clube espera o resultado para se pronunciar sobre tempo de desfalque.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/da-bonanca-tempestade-exemplo-de-prevencao-botafogo-cre-em-acaso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário