domingo, 29 de janeiro de 2012

Rio se impõe em Osasco, vence a 10ª consecutiva e se mantém na liderança


Equipe carioca perde o primeiro set fora de casa, mas ignora a pressão da torcida, vira o jogo contra maior rival e continua no topo da Superliga feminina

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

No maior clássico do vôlei mundial, não existe essa história de jogo simples. Rivais nas últimas sete finais de Superliga, Osasco e Rio de Janeiro mediram forças mais uma vez na manhã deste sábado, em partida que teve grandes lances, reviravoltas e até apagão no ginásio. Como se não bastasse, estava em jogo a liderança do campeonato. E para a tristeza da torcida fanática que lotou o ginásio José Liberati, no interior paulista, o prêmio ficou com as visitantes. A equipe carioca perdeu o primeiro set, mas se impôs e arrancou a vitória de virada por 3 a 1, com parciais de 17/25, 25/21, 27/25 e 25/23.

Com isso, o Rio continua no topo da Superliga feminina. O time de Bernardinho tem agora dez vitórias consecutivas na competição, contra apenas uma derrota. Osasco já perdeu três vezes e continua perseguindo seu maior rival.
Sheilla comemora vitória do Rio de Janeiro sobre o Osasco (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Sheilla e Valeskinha comemoram: festa do time carioca em Osasco (Foto: Luiz Doro / adorofoto)

Com as centrais em manhã inspirada e Adenízia puxando a fila, Osasco abriu boa vantagem no início do primeiro set. O torcedor empurrava o time, e se o Rio de Janeiro não conseguia freá-lo, a missão coube ao sistema de iluminação do ginásio José Liberati. Quando o time da casa vencia por 11/6, um apagão paralisou a partida por 15 minutos.

Quando a luz voltou e a bola subiu de novo, Osasco continuou voando. Fez dois pontos seguidos, viu o Rio responder com dois e manteve o bom ritmo. Mari não conseguia se encontrar em quadra pelo time carioca, e com dois erros seguidos dela – um golpe de vista em bola que caiu dentro e um ataque equivocado – a diferença no placar pulou para 20/14. O estrago estava feito para o Rio de Janeiro, que não conseguiu reagir. No último ponto da parcial, Jaqueline chegou a errar a recepção, mas se recuperou com um lindo ataque em diagonal para fechar em 25/17.

Sheilla na partida do Rio de Janeiro contra o Osasco na Superliga de vôlei (Foto: Luiz Doro / AdoroFoto)Sheilla ataca contra o bloqueio duplo no jogo
deste sábado (Foto: Luiz Doro / AdoroFoto)

Rio acorda no segundo set
Na volta para o segundo set, o time de Bernardinho acordou e fez 4/1. Osasco encostou e, com um bloqueio de Adenízia, empatou em 6/6. A virada veio em seguida com Jaqueline, que fazia grande partida. Ainda assim, o Rio conseguiu manter o placar equilibrado até 10/10, e aí deslanchou. O apagão da vez não foi no sistema de iluminação, e sim no time da casa. As visitantes aproveitaram e fizeram o placar pular para 16/10.
A parada serviu para Osasco colocar a cabeça no lugar e fazer três pontos seguidos. Aí foi Bernardinho que parou o jogo. O Rio conseguiu abrir boa vantagem, mas o time da casa não se entregava. Quando cortou para 23/20, o técnico da equipe carioca quis conversar de novo. E foi o bastante para manter o controle e fechar o set em 25/21.

O equilíbrio deu o tom à terceira parcial. Nenhum dos dois times conseguia abrir vantagem até o empate em 16/16. Foi aí que o time da casa deslanchou. Com cinco pontos seguidos do Osasco, o placar pulou para 21/16, para delírio da torcida. Então foi a vez de o Rio de Janeiro engrenar sua sequência, cortando para 21/19. Os gritos nas arquibancadas ficavam cada vez mais altos, mas as visitantes não se entregavam de jeito nenhum. Salvaram dois set points e viraram para 26/25 com um bloqueio de Sheilla. Na sequência, em outro bloqueio, desta vez pelas mãos de Mari, o time carioca fechou em 27/25 e virou o jogo para 2 a 1.

O quarto set começou equilibrado, com os times se revezando na liderança do placar. Na metade da parcial, o Rio conseguiu abrir vantagem e fez 15/11. A diferença no placar, no entanto, era apenas uma ilusão. O equilíbrio logo voltou à quadra, e assim foi até o fim. O Rio ainda abriu dois pontos com 23/21, Osasco cortou, mas as visitantes voltaram a abrir dois com 24/22, chegando ao match point. O saque foi para fora, mas Samara devolveu a gentileza e sacou na rede, para tristeza da torcida. Com 25/23, o Rio fechou o quarto set e o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/01/rio-se-impoe-em-osasco-vence-10-consecutiva-e-se-mantem-na-lideranca.html

Nenhum comentário: