domingo, 29 de janeiro de 2012

Na Austrália, Djokovic e Nadal fazem terceira final seguida em um Slam


Espanhol tenta quebrar série de seis derrotas para atual número 1 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COMMelbourne, Austrália
Ninguém teve tanto sucesso em Grand Slams quanto Novak Djokovic e Rafael Nadal nos últimos 12 meses. O sérvio, atual número 1 do mundo, conquistou três títulos. O espanhol, vice-líder do ranking, esteve em quatro decisões e levantou um troféu. Neste domingo, em Melbourne, os dois se encontram na final do Australian Open a partir das 6h30m (de Brasília) para decidir um Grand Slam pela terceira vez consecutiva.
montagem Nadal x Djokovic (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
As outras duas finais foram em Wimbledon e no US Open, e ambas tiveram o mesmo resultado: Djokovic vencendo em quatro sets. O sérvio, aliás, derrotou o rival espanhol seis vezes seguidas no ano passado. Todas as outras foram em finais de torneios da série Masters 1.000: Indian Wells, Miami, Madri e Roma. Nadal, que venceu Roland Garros, o fez sem passar por Djokovic, que tombou diante de Roger Federer nas semifinais.
- Ele é o melhor tenista do mundo hoje, então é por isto que fiz as últimas finais contra ele. Sempre será uma partida dura para mim. Ele é o favorito por ser o número 1, jogar de forma fantástica e me derrotar nas seis últimas vezes. Não sei se estou pronto para ganhar, mas acredito que posso fazê-lo e vou lutar por isso - afirmou Nadal.
Djokovic, por sua vez, preferiu não dar tanto valor à série de triunfos sobre o rival e enfatizou que as 4h50m que teve de disputar na semifinal de sexta-feira contra Andy Murray podem pesar contra. Nadal terá um dia de descanso a mais, já que fez sua semifinal na quinta-feira.
- Fisicamente, preciso estar bem. Sei que tenho uma vantagem mental porque ganhei as seis finais que disputamos em 2011. Por outro lado, é um ano novo, um novo desafio, uma situação diferente. Ele talvez tenha uma vantagem de um dia para se recuperar. Isto será a minha prioridade: estar em forma para jogar meu melhor e estar pronto para jogar cinco sets. Se eu conseguir isto, acredito que posso vencer.
Marcas e feitos ao alcance
Bicampeão em Melbourne (2008 e 2011), Djokovic joga para se tornar o quarto tenista da Era Aberta (a partir de 1968) a conquistar o Australian Open três vezes. Apenas Andre Agassi (4), Roger Federer (4) e Mats Wilander (3) conseguiram o feito até hoje.
O sérvio também está perto de outra estatística impressionante, e se vencer será o quinto tenista da Era Aberta a vencer três Grand Slams de forma consecutiva. Até hoje, esta seleta lista inclui Rod Laver, Pete Sampras, Roger Federer e Rafael Nadal.
O espanhol, por sua vez, estará em uma final de Grand Slam pela quarta vez seguida. Se trinfar, Nadal levará para casa seu 11º troféu em um torneio deste porte e passará a ocupar o quarto lugar na lista dos maiores vencedores da história, ao lado de Bjorn Borg e Rod Laver. Roger Federer (16), Pete Sampras (14) e Roy Emerson (12) encabeçam o grupo.

Nenhum comentário: