domingo, 29 de janeiro de 2012

Brasil e EUA empatam nas duplas por 1 a 1 e decisão fica para o 4x4


Juliana/Larissa vence Kessy/Ross por 2 sets a 1, mas Rogers/Dalhausser
derrota Ricardo/Pedro Cunha por 2 a 0. Título será decidido neste domingo

Por Alfredo Bokel São Paulo

Maior preocupação dos atletas no Desafio Internacional de vôlei de praia 4x4, entre Brasil e Estados Unidos, a chuva resolveu tirar uma folga na tarde deste sábado, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Com direito a um tímido sol, Juliana e Larissa largaram a capa de chuva dos treinos e, de biquíni, derrotaram a dupla Kessy/Ross por 2 sets a 1 (veja os pontos finais no vídeo acima), com parciais de 21/12, 17/21 e 15/13, na abertura do Desafio. Só que na disputa entre os homens, os americanos impediram a festa completa dos brasileiros. Rogers e Dalhausser não deram chances a Ricardo e Pedro Cunha, e venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 23/21.

Com os resultados, Brasil e Estados Unidos somam um ponto cada no Desafio. A disputa será decidida no jogo entre os quartetos, valendo três pontos. A TV Globo transmite ao vivo o duelo final neste domingo, às 10h (de Brasília), dentro do Esporte Espetacular. Quem vencer assume também a liderança no histórico do evento, que acontece desde 2008 e está empatado em 2 a 2.

Juliana e Larissa x Kessy/Ross no Desafio 4x4 de vôlei de praia (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Larissa defende de manchete observada por Kessy na Arena Guarapiranga (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Brasileiras levam a melhor em cima dos erros americanos
O equilíbrio do primeiro set só durou até o 3 a 3. Depois disso, Juliana e Larissa chegaram ao 6 a 3 e não pararam mais de abrir vantagem. Com uma recepção quebrada e uma defesa pouco eficiente, as americanas não conseguiram parar os ataques brasileiros. Para piorar, Kessy e Ross deram seis pontos em erros de saque para o Brasil. Os Estados Unidos bem que tentaram acordar na partida e fizeram um ótimo rali na metade do set, mas que acabou num ataque errado de Kessy e 14 a 7 para as brasileiras. Juliana foi absoluta na rede, fez três pontos no bloqueio e as brasileiras fecharam o set em fáceis 21 a 12.

Juliana e Larissa x Kessy/Ross no Desafio 4x4 de vôlei de praia (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Juliana foi soberana nas disputas na rede contra
as americanas (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)

O segundo set já começou com um rali no terceiro ponto, que novamente o Brasil levou a melhor, agora num ataque da Juliana. A brasileira seguia bem no bloqueio, e assim ela abriu 6 a 3. Mas quando o jogo parecia seguir o mesmo caminho do primeiro set, o saque das adversárias começou a entrar. Com dois aces e um bloqueio de Ross, as americanas ficaram pela primeira vez na partida à frente do placar, com 12 a 11. Com dois ataques seguidos de Larissa na rede, os EUA abriram 15 a 12 e obrigaram as brasileiras a pedir tempo. Mas não adiantou. Errando menos, Kessy e Ross abriram mais um ponto de vantagem e fecharam o set em 21 a 17.
O tie-break foi marcado pelo equlíbrio, até que as americanas, em erros consecutivos, entregaram três pontos para o Brasil: 12 a 9. Kessy diminuiu a diferença, mas com dois erros de saque de Ross nos últimos três pontos, o Brasil fechou o jogo em 15 a 13.
- Foi o primeiro jogo do ano e já foi emocionante. As americanas mostraram para que vieram. Estamos ainda muito presas por causa da parte física, mas é maravilhoso começar o ano ganhando dos Estados Unidos - disse Larissa.

Erros viram de lado, e americanos arrasam brasileiros

Diferente das americanas, Rogers e Dalhausser, de cara, já mostraram que não iriam dar bobeira para os brasileiros. Ricardo e Pedro Cunha sofrerem com a má recepção do saque americano, o que acarretou em vários erros de ataque, principalmente com Ricardo. Com isso, os americanos abriram 9 a 5 e a diferença aumentou para cinco pontos num lance de sorte de Rogers, que defendeu uma paulada de Ricardo e a bola cai no fundo da quadra brasileira, fazendo 15 a 10. Os campeões olímpicos administraram a vantagem até fecharem em 21 a 15.

Os brasileiros acordaram no segundo set e Ricardo passou a explorar o bloqueio do gigante Dalhausser, de 2,06m. Mas o Brasil seguiu errando muito no saque e os EUA chegaram ao empate em 7 a 7. Revezando a dianteira no marcador, os brasileiros passaram à frente em 10 a 9, mas os americanos viraram no 14º ponto. Aí, Ricardo resolveu entrar no jogo e, com dois bloqueios sobre Rogers, deixou tudo igual em 16 a 16.

Ricardo e Pedro Cunha x Rogers/Dalhausser no Desafio 4x4 de vôlei de praia (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Gigante Dalhausser parou Ricardo na maioria dosataques brasileiros (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Num lance de categoria de Pedro Cunha, que defendeu com o peito e marcou no ataque, o Brasil virou para 17 a 16. A torcida se animou com mais dois pontos de bloqueio de Ricardo, que fez 19 a 16. Mas a reação parou por aí. Os Estados Unidos fizeram três pontos seguidos e empataram em 21 a 21, quando foi a vez de Dalhausser mostrar categoria: de costas para a rede, ele mandou uma bola de segunda, no fundo da quadra brasileira. Com o match point, os americanos fecharam a partida em 23 a 21.

- Jogamos bem, num bom nível, acertamos em muitos fundamentos e cometemos poucos erros. Sei que Ricardo e Pedro não jogaram o melhor que podem - afirmou Dalhausser.
- No primeiro set, eles abriram e levaram confortavelmente até o fim. No segundo, equilibramos, mas cometi dois erros no fim por causa da falta de ritmo. É como o jogador de futebol que perde um gol na cara do goleiro em início de temporada - comparou Pedro Cunha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2012/01/valendo-o-desempate-no-desafio-4x4-brasil-e-eua-ficam-iguais-nas-duplas.html

Nenhum comentário: