segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bye bye, Serena


Serena é surpreendida e tomba na Austrália diante de russa inspirada

Ekaterina Makarova, número 56 do mundo, joga muito e elimina a favorita
Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Ekaterina Makarova tênis Australian Open oitavas (Foto: Getty Images)Ekaterina Makarova derruba uma cabeça de chavepela terceira vez no torneio (Foto: Getty Images)

Serena Williams não viveu um de seus melhores dias no Australian Open. Diante de uma inspirada Ekaterina Makarova, número 56 do mundo, a favorita americana tombou de forma surpreendente nas oitavas de final em Melbourne. Por 6/2 e 6/3, a russa eliminou a ex-líder do ranking mundial e passou às quartas de final em um Grand Slam pela primeira vez na vida.

Precisa desde o começo do jogo e pressionando Serena, Makarova contou com 37 erros não forcados da americana, que também somou 24 bolas indefensáveis. A russa arriscou menos, mas teve sucesso sempre que Serena não forçava ataques. Depois de 1h22m de jogo, Makarova somava 16 winners e 17 erros não provocados
.
A campanha da número 56 do mundo em Melbourne é surpreendente não só pela vitória desta segunda-feira. Nos cinco últimos torneios que disputou em 2011, Makarova não passou da primeira rodada. Este ano, ela jogou seu primeiro evento em Brisbane, onde passou pelo qualifying, mas perdeu quando estreava na chave principal.

No Australian Open, o jogo de Makarova apareceu. Na segunda rodada, ela eliminou a estoniana Kaia Kanepi, que foi campeã em Brisbane. Em seguida, bateu a número 7 do mundo, Vera Zvonareva. Classificada para as quartas, a russa de 23 anos vai enfrentar a vencedora do jogo entre a alemã Sabine Lisicki e a também russa Maria Sharapova.

Para Serena, a derrota desta segunda significa o fim de uma série de 17 vitórias no Australian Open. Campeã em 2009 e 2010, ela não jogou em 2011. Desde 2006, a ex-número 1 do mundo não era derrotada em Melbourne antes das quartas de final.

Serena Williams tênis Australian Open oitavas (Foto: AP)Serena Williams estava invicta há 17 jogos no Australian Open (Foto: AP)

A zebra
Enquanto Makarova entrou em quadra jogando bem e com a clara tática de tentar deslocar Serena Williams de um lado para o outro da quadra, a americana demorou a acordar. Quando a ex-número 1 entrou na partida, já havia perdido o primeiro set por 6/2, vítima de 17 erros não forçados e de uma eficiente Makarova. A russa jogava um tênis agressivo e, sempre que possível, fazia a oponente golpear na corrida.

Serena reagiu no começo do segundo set, jogando dois games espetaculares, quebrando o saque de Makarova e abrindo 2/0. A vantagem durou pouco. A russa não parou de agredir e devolveu a quebra no terceiro game. Irritada e longe de sua melhor forma, Serena cometeu quatro duplas faltas - soltou um longo grito após uma delas - no quinto game e perdeu novamente o serviço.

A quebra foi decisiva. Enquanto Serena fazia força para achar seu melhor tênis, Makarova seguia disparando winners sempre que possível. A ex-número 1 ameaçou o saque da russa no oitavo game, mas não conseguiu a quebra e ficou a um game da eliminação. No oitavo game, sacando em 3/5, Serena não resistiu à pressão. Ainda salvou três match points, mas mandou uma esquerda para fora e deu adeus ao torneio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/serena-e-surpreendida-e-tomba-na-australia-diante-de-russa-inspirada.html

Nenhum comentário: