sábado, 12 de novembro de 2011

Federer derruba Berdych e vai à final do Masters de Paris pela primeira vez

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Suíço vence sem sustos, quebra tabu e vai enfrentar Jo-Wilfried Tsonga

Por SporTV.com Paris

Na sexta-feira, a vitória de número 800 criou um marco na carreira. No sábado, a 801ª derrubou um incômodo tabu. O suíço Roger Federer despachou o tcheco Tomas Berdych nas semifinais do Masters 1.000 de Paris e conseguiu um feito inédito em 13 anos como profissional: avançou pela primeira vez à decisão do torneio francês. Após a maratona da véspera para quebrar a invencibilidade de Andy Murray, Berdych virou presa fácil para o número 4 do mundo, que venceu sem sustos por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

Em sua primeira final no Masters de Paris, Federer vai enfrentar neste domingo, ao meio-dia, o francês Jo-Wilfried Tsonga, que bateu o americano John Isner. O SporTV transmite a decisão ao vivo.

Roger Federer Masters 1000 Paris tênis (Foto: AFP)Federer controlou o jogo todo neste sábado e avançou para a decisão em Paris (Foto: AFP)

No ano passado, o suíço bateu na trave da final francesa. Ele desperdiçou cinco match points e foi eliminado pelo francês Gael Monfils. Berdych, por sua vez, leva como lembrança de Paris o feito de ter quebrado a série invicta de 17 jogos de Andy Murray, que não perdia desde o US Open.
A batalha de 3h15m contra Murray na véspera deixou as pernas de Berdych mais pesadas no sábado. Com o saque curto, ele foi quebrado logo no primeiro game. E quando piscou o olho Federer já tinha confirmado seu serviço na sequência, abrindo 2/0. O tcheco percebeu que precisava acordar... e acordou na marra. No terceiro game, sofreu um bocado para confirmar seu saque – chegou a salvar um break point e fechou com direito a desafio no último lance, quando a bola triscou a linha.
Federer abriu 3/1 sem dificuldades e parecia caminhar para o 4/1 quando abriu 30 a 0 no quinto game, mas Berdych reagiu e defendeu bem seu saque. A tônica foi a mesma em todo o set: o suíço era pouco ameaçado quando sacava, e o tcheco penava para vencer nos seus serviços. Assim foi até o fim, com o número 4 do ranking fechando sem grandes percalços em 6/4.

O roteiro da primeira parcial se repetiu no início da segunda. Logo de cara, Federer conseguiu uma quebra e garantiu o conforto para percorrer o set. Sempre defendendo bem seu serviço, o suíço de 30 anos manteve a vantagem e não foi ameaçado em nenhum momento. Ao contrário, ainda ameaçou quebrar no sétimo game, mas o tcheco segurou e evitou o pior. Só não conseguiu evitar que o rival conseguisse a quebra pouco depois, fechando a parcial em 5/3 e garantindo sua primeira final no Masters de Paris.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/11/federer-derruba-berdych-e-vai-final-do-masters-de-paris-pela-primeira-vez.html

Nenhum comentário: