segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Federer começa defesa de título do ATP Finals com vitória sobre Tsonga

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

 Suíço e francês disputam o Grupo B ao lado de Rafael Nadal e Mardy Fish

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O ATP Finals começou como terminou o Masters 1.000 de Paris, há uma semana: vitória de Roger Federer sobre Jo-Wilfried Tsonga. O suíço, atual campeão do torneio e número 4 do mundo fez 6/2, 2/6 e 6/4 e abriu o torneio na frente do Grupo B, que também tem Rafael Nadal e Mardy Fish.

Roger Federer tênis ATP Finals (Foto: Getty Images)Roger Federer mostra todo seu estilo no voleio de backhand (Foto: Getty Images)
 
O triunfo foi o 13º seguido de Federer no circuito. Campeão do ATP 500 da Basileia e do Masters 1.000 de Paris em sequência, o suíço acumula 18 vitórias em suas últimas 19 partidas. Sua derrota mais recente foi nas semifinais do US Open, quando teve dois match points, mas não conseguiu converter e cedeu a virada ao número 1 do mundo, Novak Djokovic.
O primeiro set durou apenas 21 minutos. Federer impôs sua agressividade sem arriscar demais. Sacando bem, o suíço perdeu apenas três pontos com seu serviço em toda a parcial. Tsonga, por sua vez, teve apenas 44% de aproveitamento no fundamento e perdeu o serviço duas vezes, cometendo oito erros não forçados. Com apenas dois winners, Federer fez 6/2 sem suar.

Jo-Wilfried Tsonga tênis ATP Finals (Foto: Getty Images)Tsonga teve chances, mas não conseguiu impor
seu jogo no terceiro set (Foto: Getty Images)
 
A segunda parcial foi completamente diferente. Mesmo sem melhorar no saque, Tsonga se aproveitou de duas direitas erradas de Federer para quebrar o suíço no terceiro game e fazer 2/1. A dianteira deu confiança ao número 6 do mundo, que passou a agredir mais. No sétimo game, com um par de esquerdas cruzadas e uma direita indefensável deram outra quebra a Tsonga. Em 30 minutos, o francês fechou a parcial e forçou o terceiro set.

A parcial decisiva foi mais parelha. Tsonga começou a sacar melhor, enquanto Federer reduziu seu número de erros (foram 11 no segundo set). O suíço teve um break point no sexto game, mas o francês se salvou com uma direita indefensável. No décimo game, entretanto, Tsonga não resistiu à pressão. Errou um voleio fácil, cometeu uma dupla falta e viu Federer acertar uma direita vencedora.
O francês ainda salvou um match point com um bom saque, mas levou uma passada de esquerda no ponto seguinte e viu o adversário comemorar a vitória.

No ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os tenistas jogam entre se dentro de seus grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), David Ferrer (5) e Tomas Berdych (7). O Grupo B conta com Rafael Nadal (2), Roger Federer (4), Jo-Wilfried Tsonga (6) e Mardy Fish (8).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/federer-comeca-defesa-de-titulo-do-atp-finals-com-vitoria-sobre-tsonga.html

Nenhum comentário: