segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Kvitova sofre 'apagão', mas confirma boa fase e leva o WTA Championship

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Tcheca conquista o título do torneio em Istambul ao derrotar na final a musa bielorrussa Victoria Azarenka por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia

Petra Kvitova confirmou neste domingo que vive realmente grande fase. E nem mesmo um "apagão" sofrido pela tcheca no primeiro set, quando vencia por 5/0 e permitiu o empate, conseguiu impedir que ela conquistasse mais um título. Atual campeã de Wimbledon, a atleta de apenas 21 anos venceu a musa bielorrussa Victoria Azarenka por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, e faturou o WTA Championship, torneio disputado em Istambul, na Turquia, e que reúne as oito melhores tenistas da temporada.

Petra Kvitova comemora vitíoria sobre Azarenka (Foto: Reuters)Petra Kvitova desaba de felicidade após a vitória sobre Victoria Azarenka (Foto: Reuters)

A tcheca encerrou sua participação no campeonato de forma brilhante, com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, teve atuação impecável e não perdeu um set sequer, com vitórias sobre Vera Zvonareva (6/2 e 6/4), Caroline Wozniacki (6/4 e 6/2) e Agnieszka Radwanska (7/6 e 6/3). Na semifinal, ela passou pela campeã do US Open, a australiana Samantha Stosur, por 5/7, 6/3 e 6/3.
Pela campanha, Kvitova irá ultrapassar Maria Sharapova no ranking da WTA e assumir a posição de número 2 do mundo. Azarenka também deixará a russa para trás e ficará com o terceiro posto. Sharapova cairá para quarto. A líder ainda é a dinamarquesa Wozniacki.

Início instável
Petra Kvitova começou a partida arrasadora e, com impressionante facilidade, logo abriu 5/0 no primeiro set. Mas tão impressionante quanto foi a sua queda de rendimento na sequência: Azarenka quebrou duas vezes, ambas de zero e com a rival errando tudo, e confirmou seus serviços para empatar em 5/5. No entanto, o momento terrível da tcheca cessou. Ela conseguiu confirmar em 6/5 e aproveitou a segunda oportunidade de quebra que teve no game seguinte para fechar a parcial.

tênis kvitova e azarenka wta championship (Foto: Agência Reuters)As tenistas se cumprimentam após o jogo: ambas estarão no top 3 da WTA (Foto: Agência Reuters)

Azarenka voltou bem para o segundo set e fez 2/1, com uma quebra de vantagem. Kvitova até chegou a devolver em seguida, mas a bielorrussa voltou a quebrar e abriu 4/2. Depois, bastou a ela segurar a vantagem até o fim para fazer 6/4.
No terceiro e último set, a tcheca largou com um 0/40 no primeiro game, mas conseguiu se recuperar e confirmou o serviço. Confiante e mais regular em quadra, fez 3/0 e deu um grande pass
o para chegar à quarta vitória, todas seguidas, em seis partidas contra a adversária. Com 5/2 no placar, Kvitova teve um match point, mas Azarenka conseguiu salvar o saque e diminuiu a vantagem. Na sequência, no entanto, a número 3 do mundo confirmou com autoridade e fez a festa em Istambul, após 2h28m de jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/kvitova-sofre-apagao-mas-confirma-boa-fase-e-leva-o-wta-championship.html

Nenhum comentário: