terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em boa fase, Botafogo tenta seduzir jovens torcedores


Pesquisa mostra que número de alvinegros diminuiu nos 16 anos sem um título de expressão a nível nacional

Geração Loco Abreu (Foto: Alexandre Loureiro) Bota conta com trunfos para seduzir jovens torcedores em período de sucesso (Foto: Alexandre Loureiro)

Vinícius Perazzini
Publicada em 18/10/2011 às 08:18
Rio de Janeiro (RJ)

A busca alvinegra pelo título brasileiro tem como pano de fundo o renascimento de sua torcida. O Botafogo tenta usar a boa campanha no Brasileiro para arrebatar jovens corações. Mesmo quando a fase não era tão boa, o clube criou diversos produtos infantis. Agora que o Glorioso pode ser campeão, a divulgação do time para o público mirim se intensifica.
Na fila de títulos nacionais há 16 anos, o Botafogo vê sua torcida diminuir desde a conquista do Brasileiro de 1995. De acordo com a Pesquisa LANCE!/Ibope, de 1998 até 2010 os botafoguenses caíram de 2,0% para 1,6% do total de pessoas no Brasil. Diante disso, o departamento de marketing alvinegro se vira para a nova geração e tem trunfos para dar a volta por cima.

– Olhamos para as crianças e estamos prontos para o sucesso. Vemos o título como possível e os jovens poderão aproveitar. Temos bonecos do Loco Abreu, do Maicosuel... – disse Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo.
Há uma enorme preocupação dentro do clube em se conseguir renovar a paixão pelo Alvinegro. E pessoas influentes estão cientes do envelhecimento da torcida. Existe o senso comum de que a situação só vai melhorar com um grande título.
– Essa idolatria da garotada pelo Loco Abreu não surgiu da noite para o dia. Vimos o carisma que ele tinha e nos planejamos. E todas as campanhas foram feitas por acreditarmos nos jogadores que temos – comentou Marcelo Guimarães.
Gonçalves, campeão em 95, lembrou a importância da iniciativa:
– A imagem que este grupo passa conquista qualquer um. São atletas identificados com o clube. Até hoje torcedores me param para falar que são alvinegras por mim. É especial.

AÇÕES PARA JOVENS


Loco Abreu
O uruguaio tem um boneco em miniatura com direito a faixa de capitão, caricatura com a batida da cavadinha e cartão com o desenho. Em abril deste ano, o camisa 13 foi entrevistado por cerca de 40 crianças em coletiva na sede de General Severiano, no evento intitulado como “Um treino muito Loco.”

Maicosuel
O camisa 7 tem boneco em miniatura, pen drive, chaveiro e bicicleta com seu nome. Ele ganhou até peruca no tempo em que tinha um moicano.

Garrincha
O ídolo nas décadas de 50 e 60 foi resgatado para a juventude atual com um boneco em miniatura.

Com a palavra:
Marcelo Guimarães
Diretor de marketing do Botafogo, com exclusividade ao LANCE!


Conquista de torcida é fruto que clube espera
"Fico muito satisfeito com o que está acontecendo. Desde que assumi (em fevereiro de 2010), meu foco esteve virado para a conquista do público jovem. A gente quer fortalecer o diálogo com a criançada. Desde cedo, quando o jovem vai para a escola e entra em contato com a internet, que ele consolida por quem vai torcer. Com um brinquedo, ou algo representativo emocionalmente, podemos conquistar um torcedor.
Nosso caminho com a garotada não começou agora, com a boa fase no Brasileiro. Ela foi iniciada lá atrás, há um ano, um ano e meio. Agora, a gente vai colher rapidamente os frutos que plantamos."

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-tenta-seduzir-jovens-torcedores_0_574142751.html


Nenhum comentário: