terça-feira, 6 de setembro de 2011

Petkovic, a 'entertainer', dança, filma, e diz: 'Divertir-se é o mais importante'

Alemã número 11 do mundo encontra inspiração em Almodóvar e se diverte ao contar que consegue colocar oito pessoas dentro de um carro compacto
Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York

Ela dança depois de suas vitórias, produz vídeos de bastidores do circuito mundial, estuda ciência política e tem o curioso hábito de guardar comida no banco do carona do carro. Acima de tudo, Andrea Petkovic se diverte. A jovem de 23 anos, atual número 11 do ranking mundial, diz que gosta de entreter, mas lembra que precisa liberar sua criatividade. Sempre.

Andrea Petkovic tênis (Foto: Getty Images)Petkovic se diverte ao dizer que seu próximo vídeo ganhará Oscar de melhor filme (Foto: Arquivo/Getty Images)

Nascida na Iugoslávia em uma família sérvia, mas em uma cidade que hoje faz parte da Bósnia, Petkovic, que não tem parentesco com o craque do futebol, vive na Alemanha desde os seis meses de idade. Em inglês, com um charmoso sotaque alemão, ela conta que sua personalidade é sérvia. E sua personalidade, de fato, é incomum no tênis sisudo de hoje.
Além das danças em quadra - hábito que deixa adversárias como Maria Sharapova não muito felizes -, Petkovic ganhou fama enquanto subia no ranking e publicava no YouTube divertidos vídeos de bastidores do circuito mundial. Usando o nome de Petkorazzi, que foi logo adotado pelos fãs, a tenista ensina a dançar e usa seu acesso privilegiado para entrevista nomes como Novak Djokovic e mostrar Victoria Azarenka brincando com bambolê.
Gosto de entreter as pessoas, seja com meus vídeos ou meu tênis. Prefiro o tênis, claro, mas preciso liberar minha criatividade"
Andrea Petkovic

Em bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM em Nova York, onde disputa o US Open, Petkovic admite que muitos de seus colegas de profissão levam o tênis muito a sério, mas sai em defesa deles, dizendo que é fácil esquecer de se divertir.
- Acho que nos deixamos levar pela parte "emprego" de nossa atividade. Mas todo mundo faz isso, em qualquer atividade. Não importa se é no tênis ou se você é uma secretária. É uma parte da vida ter que se lembrar a cada momento que você está aqui para viver, para aproveitar a vida e vivê-la ao máximo. É um processo. Não é algo fácil. Todo mundo tem dificuldade com isso. Você tem que se lembrar que se divertir é a coisa mais importante na vida.
Petkovic é a pessoa certa para falar em diversão. Além dos vídeos e danças, ela diz que é a companhia perfeita para os amigos. Ela não bebe, então é sempre a motorista quando o grupo sai à noite. Além disso, a alemã orgulha-se de conseguir colocar oito pessoas dentro de seu Opel Corsa e de guardar comida no veículo para os amigos. Mas a comida não começa a cheirar mal depois de um tempo?
- Cheira, mas eu troco, sabe? Antes, eu tinha chocolate e coisas de padaria, mas agora estou mais saudável, então tenho frutas secas, barras de proteína. Estou sempre bem preparada, mas também tenho Gummi Bears (um tipo de bala) . Então sempre tenho chocolates e Gummi Bears para os meus amigos. Guardo no porta-luvas, mas também deixo no banco do carona. Não por muito tempo. Na maioria das vezes, tenho mais de um amigo sentado ali.
Rindo a cada resposta - e a cada pergunta incomum -, a tenista fala sério quando o assunto é cinema. Diz que gosta de filmes de arte e solta uma gargalhada quando afirma que se inspira em Pedro Almodóvar e se recusa a dar 'spoiler' sobre sua próxima produção.
Andrea Petkovic dança tênis Roland Garros (Foto: EFE)Em Roland Garros, Andrea Petkovic fez o moonwalk, famoso passo de Michael Jackson, em quadra (Foto: EFE)

- Às vezes, tenho inspiração e ideias, mas elas são na maioria muito grandes e impossíveis de fazer com uma câmera portátil. Tenho uma ótima ideia para o próximo. Não posso dizer porque na minha cabeça ganhará Oscar de melhor filme (risos), mas provavelmente vai ficar muito ruim, então não vou dar spoiler agora. Almodovar é um dos meus diretores preferidos. Penso: "Ah, esse tipo de enquadramento, com essa luz e essas cores, eu poderia fazer". Mas só tenho uma câmera portátil e quase sempre a qualidade é péssima - diz, rindo de si mesma.
v
"Andrea sabe cantar, fazer entrevistas e filmes e espremer pessoas pessoas em um carro. Há talentos que o mundo ainda não conhece sobre ela?", pergunta o repórter. Petkovic para, pensa, e, de repente, arregala os olhos e estala os dedos.
- Tem o tênis! Eu também sei jogar tênis - solta, antes de concordar com o jornalista que esta habilidade é bem conhecida no mundo todo.
A alemã, então, encontra duas qualidades importantes.
- Também sou muito boa em dormir e comer. São grandes talentos meus que ninguém descobriu. Mas eu os conheço. Na maioria das vezes, fico mal humorada quando estou cansada ou com fome. Então, enquanto eu dormir e comer, fico bem. Mal humorada, eu fico sarcástica e irônica. Não é bom, mas nunca dura muito. Depois de cinco ou dez minutos, fico bem de novo - assegura a tenista, que completa: "Gosto de entreter as pessoas, seja com meus vídeos ou meu tênis. Prefiro o tênis, claro, mas preciso liberar minha criatividade.
E quem estiver mal humorado sempre pode procurar seus vídeos no YouTube. (Acima, o vídeo da comemoração de Petkovic com dança em Nova York).


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/chuva-incessante-forca-us-open-cancelar-rodada-inteira-desta-terca.html

Nenhum comentário: