domingo, 18 de setembro de 2011

Brasil joga por um ponto e pelo início de uma nova era no tênis

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Equipe precisa de uma vitória de Bellucci ou Mello contra a Rússia em Kazan para voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis



Por Rafael Maranhão Direto de Kazan, Rússia

Thomaz Bellucci na partica contra Igor Andreev na Copa Davis (Foto: AP)Thomaz Bellucci enfrenta Youzhny e pode garantir o
brasil no Grupo Mundial da Copa Davis (Foto: AP)

Os sete anos seguidos do Brasil no Grupo Mundial da Copa Davis entre 1997 e 2003 estiveram diretamente relacionados à era Guga. Os oito anos que se passaram desde então foram vividos à sombra dela, com crises, críticas, comparações e questionamentos. Neste domingo, em Kazan, essa fase pode ficar para trás. Uma vitória de Thomaz Bellucci ou Ricardo Mello no playoff contra a Rússia leva o tênis brasileiro de volta à elite do esporte, apaga a decepção pela derrota contra a Índia no ano passado e traz um enorme estímulo para a geração atual.
- Os jogadores têm consciência disso, sabem como seria importante uma vitória nesse confronto e estão muito empenhados - afirmou o capitão da equipe brasileira, João Zwetsch. - Temos que ser realistas, no mundo do tênis nossa vitória seria até certo ponto uma surpresa, por ser fora de casa e pela qualidade do adversário. Mas mostramos para eles que a quadra que escolheram não é dificuldade, que a bola que escolheram não é dificuldade e que tem uma energia muito grande no nosso time. Vamos continuar usando isso para chegar ao nosso objetivo - acrescentou.
A primeira opção para que o objetivo seja alcançado é uma vitória de Thomaz Bellucci sobre Mikhail Youzhny, número 32 do mundo e tenista de melhor ranking entre russos e brasileiros em ação em Kazan. Para Bruno Soares, a vitória nas duplas ao lado de Marcelo Melo neste sábado, que pôs o Brasil à frente no confronto, joga a pressão para o lado adversário e ajuda Bellucci.
- O resultado das duplas dá uma certa tranquilidade para o Thomaz, que pode ir com tudo e arriscar as bolas com mais segurança, porque sabe que, se der errado, ainda temos mais um jogo com o Ricardo. Demos mais um passinho, chegamos mais perto do Grupo Mundial, tomara que o Thomaz possa garantir logo este ponto.
Caso Youzhny vença, a decisão da vaga no Grupo Mundial fica para o jogo entre Ricardo Mello e um adversário que, a princípio, chama-se Igor Andreev. O russo derrotado por Bellucci na sexta-feira está escalado para a partida pelo capitão Shamil Tarpischev, mas é muito provável que seja substituído.
Do lado brasileiro, João Zwetsch garante que Ricardo Mello recuperou a confiança após a dura derrota diante de Youzhny na sexta e está pronto para lutar pelo ponto decisivo, se necessário.
- Ricardo está ótimo, focado, ele em momento algum demonstrou derrotismo apesar da situação difícil em que estava. Mas sabemos que o Ricardo vai estar pronto e forte se for preciso entrar em quadra. Ele é experiente, sabe que o tênis é um esporte em que é preciso deixar as derrotas para trás logo e a energia da equipe está sendo muito importante para isso também.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/brasil-joga-por-um-ponto-e-pelo-inicio-de-uma-nova-era-no-tenis.html

Nenhum comentário: