domingo, 18 de setembro de 2011

Atlético-GO vence xará mineiro pela primeira vez na história: 1 a 0

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Goianienses conseguem placar graças a gol de Vitor Júnior e pulam para a nona colocação. Mineiros podem retornar à zona da degola neste domingo



Por Marco Antônio Astoni Goiânia

O Atlético-GO fez valer o mando de campo e conseguiu neste sábado um resultado inédito sobre o Atlético-MG: vitória. Foi a primeira vez na história - em nove partidas - que os goianos bateram os mineiros. O gol de Vitor Júnior, que não marcava justamente desde o confronto com o Galo, pelo primeiro turno, estabeleceu o placar por 1 a 0 no Serra Dourada e fez seu time subir duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro, ao menos até o complemento da 24ª rodada, neste domingo.
O Dragão ocupa agora o nono lugar, com 33 pontos, quatro a menos do que o Fluminense, que hoje fecha a zona de classificação para a Libertadores. Já o Galo, que se manteve com 24 pontos, está na 16ª colocação e poderá retornar à zona de rebaixamento. Para isso, basta que o Bahia pontue diante do Fluminense ou que o Atlético-PR derrote o Figueirense. Os dois concorrentes atuam em casa neste domingo.

Na próxima rodada, os dois Atléticos terão adversários cariocas pela frente. Na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), os mineiros receberão o Flamengo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Um dia depois, às 20h30m, os goianienses vão a São Januário, no Rio de Janeiro, onde encaram o Vasco.
O jogo teve duas marcações da arbitragem que causaram polêmica. No primeiro tempo, o árbitro assinalou posição de impedimento em gol de Guilherme, mas a bola havia sido tocada pelo adversário. Na segunda etapa, foi a vez de os donos da casa protestarem contra a arbitragem. Logo no primeiro minuto, Anderson cabeceou na saída de Renan Ribeiro e concluiu para o fundo da rede. Mas o auxiliar marcou posição irregular.
Vitor Junior comemora gol do Atlético-GO sobre o Atlético-MG (Foto: André Costa/Agência Estado)Vitor Júnior comemora único gol da partida no Serra Dourada (Foto: André Costa/Agência Estado)

Jogo moroso
A partida foi realizada no Serra Dourada, mas a impressão era a de campo neutro. O número de torcedores dos dois times era bem parecido, e em alguns momentos os do Atlético-MG fizeram mais barulho do que a dos donos da casa.
Dentro de campo, o equilíbrio também prevaleceu. No início, o Dragão tomou a iniciativa, sempre sob a batuta do habilidoso Vitor Júnior, mas não podia se descuidar na defesa, já que o Galo também buscava o ataque. A partida foi muito boa nos primeiros minutos, dando a impressão de que seria movimentada.
Mas o forte calor e a baixa umidade relativa do ar fizeram com que a velocidade diminuísse e os ânimos se arrefecessem. O jogo ficou mais lento e concentrado entre as duas intermediárias. Guilherme chegou a marcar para o Galo, mas o auxiliar levantou a bandeira e assinalou impedimento, o que gerou intensa reclamação alvinegra.
Para piorar a situação mineira, Cuca teve que fazer duas substituições forçadas. Neto Berola e Réver sentiram lesão e deram lugares a Richarlyson e Werley, respectivamente. O confronto se arrastou, moroso, até o fim do primeiro, com raríssimas chances de gol. Os times pareciam guardar as energias para o segundo tempo.

Brilho de Vitor Júnior
Como o empate não era bom resultado para nenhum dos dois, os times foram para o ataque com mais força, mesmo esbarrando em erros e limitações. Quem conseguiu sobressair foi Vitor Júnior, o melhor jogador da partida. Aos 16 minutos, o meia aproveitou rebote após chute de Juninho, driblou Renan Ribeiro e abriu o placar no Serra Dourada, dando um toque de arte em um jogo muito pobre tecnicamente.

Atrás no placar, o Atlético-MG passou a pressionar, mas parecia preso, engessado, sem mobilidade. Pouco conseguiu produzir de efetivo, mesmo com a entrada de Marquinhos Cambalhota no lugar de Guilherme. Ainda tentou o empate com algumas bolas cruzadas na área de Márcio, mas não teve sucesso.
Já o Atlético-GO cumpriu seu papel. Tocou a bola no campo de ataque e conseguiu aliviar a pressão que sofreu para confirmar a nona vitória no Campeonato Brasileiro. Joílson ainda acertou o travessão de Renan Ribeiro, mas o placar ficou mesmo no 1 a 0. Os jogadores do Dragão mantêm o sonho de classificação para a Taça Libertadores, mas precisarão apresentar futebol mais consistente do que o diante do Galo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/atletico-go-bate-o-xara-mineiro-e-se-aproxima-da-parte-de-cima-da-tabela.html

Nenhum comentário: