Colômbia perde pênalti, Peru vence na prorrogação e está na semifinal
Reprodução/ESPN
A seleção da Colômbia teve boas chances de conseguir a vitória, mas quem aproveitou melhor as oportunidades foi o Peru, que fez 2 a 0 com gols de Lobatón e Vargas, na prorrogação, neste sábado, e se classificou para a semifinal da Copa América.

Há 18 anos, desde 1993 no Equador, uma partida da competição não ia para o tempo extra. O Peru volta a uma semifinal do torneio sul-americano após 14 anos. A última vez havia sido em 1997, na Bolívia, quando o país perdeu para o México e ficou em quarto lugar.

Demonstrando organização em campo, os peruanos surpreenderam e conseguiram o triunfo no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, no confronto das quartas de final. Os colombianos chegaram perto do gol no segundo tempo, mas Falcao Garcia cobrou para fora um pênalti e um chute de Guarín acertou o travessão já nos acréscimos.

Na próxima fase, na terça-feira, o Peru vai enfrentar o vencedor do duelo entre Argentina e Uruguai, que jogam ainda neste sábado.

O jogo
Os colombianos se classificaram no primeiro lugar do grupo A, invictos e à frente da anfitriã e favorita Argentina. Já o Peru passou de fase com muita dificuldade, na condição de melhor terceiro colocado do grupo C, com quatro pontos ganhos, tendo ficado atrás de Chile e Uruguai. Com isso, a expectativa era de que a Colômbia, comandada pelo artilheiro Falcao García, garantisse vaga sem encontrar muita dificuldade, mas o favoritismo não se confirmou quando a bola rolou.

Depois de um empate sem gols na etapa inicial, a melhor chance de balançar a rede surgiu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o colombiano Falcao García foi puxado na área e conseguiu pênalti. O próprio camisa 9 cobrou, mas mandou à direita de Raúl Fernández.

Apesar do erro, o pênalti movimentou o jogo. Aos 36 minutos, o peruano Balbín arriscou meia direita, com efeito, e obrigou o goleiro Luis Martínez a se esticar para tirar em escanteio. A Colômbia respondeu com chute de Guarín no travessão, e o tempo normal ficou empatado.

O primeiro gol peruano saiu aos 11 minutos da primeira etapa da prorrogação. Vílchez cruzou da esquerda, o goleiro Martinez trombou com o zagueiro Yepes e a bola sobra para Lobatón, que chutou forte para o fundo do gol.

A vitória foi definida aos 7 minutos do segundo tempo. Em um contra-ataque, Guerrero entrou na área pela esquerda, tocou para trás e Vargas finalizou para a rede: 2 a 0.
FICHA TÉCNICA:COLÔMBIA 0 X 2 PERU

Local: Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina)
Data: 16 de julho de 2011 (Sábado)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Chacón (México)
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Francisco Mondria (Chile)
Cartões amarelos: Carlos Sánchez (Colômbia); Alberto Rodríguez e Luis Advincula (Peru)
Gols: PERU: Lobatón, aos 11 minutos do primeiro tempo da prorrogação, e Vargas, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação

COLÔMBIA: Luis Martínez; Juan Zúñiga, Luis Perea, Mario Yepes e Pablo Armero; Carlos Sánchez (Jackson Martínez), Abel Aguilar (Teófilo Gutiérrez), Freddy Guarín e Dayro Moreno; Gustavo Ramos (Hugo Rodallega) e Falcao García
Técnico: Hernán Gómez

PERU: Raúl Fernández; Renzo Revoredo, Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Walter Vílchez; Luis Advincula (Carlos Lobatón), Adan Balbín, Paulo Cruzado (Josepmir Ballón) e Juan Vargas; William Chiroque (Víctor Yotún) e Paolo Guerrero
Técnico: Sergio Markarián



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/copa-america/noticias/artigo-espn.aspx?cp-documentid=29526192