domingo, 26 de junho de 2011

Botafogo supera vaias e apagão, vence o Grêmio e cola no G-4

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 - Série A


Pela terceira vez em pouco mais de dois meses, falta energia no estádio. Jogo fica paralisado durante 20 minutos


por GLOBOESPORTE.COM
O Botafogo terminou a sequência de três jogos em casa com vitória. O Alvinegro superou os desfalques, as vaias e o apagão no Engenhão e venceu o Grêmio por 2 a 1. Marcelo Mattos, que pode ter feito seu último jogo com a camisa do Glorioso, e Elkeson, marcaram os gols alvinegros. Rafael Marques, no fim, descontou.
Com o resultado, o Botafogo deu um salto na tabela e encostou no G-4. Com 11 pontos, o clube carioca ocupa a quinta colocação, mas ainda pode ser ultrapassado neste domingo pelo Vasco, que joga às 18h30m, contra o Atlético-GO. O Grêmio, por sua vez, segue em situação delicada. O time de Renato Gaúcho, que não vence há três rodadas, caiu para a 12º, com sete pontos.

Os dois times voltam a campo na quarta-feira. Às 21h50, o Botafgo vai ao Morumbi enfrentar o líder São Paulo. O Grêmio recebe o Avaí, às 19h30m, no Olímpico.

O caminho é pela esquerda
Foi o Botafogo que começou a partida comandando as ações ofensivas. Com forte marcação na saída de bola do Grêmio, o Alvinegro procurou sufocar o adversário, que entrou em campo com apenas um atacante. No entanto, o time de Caio Júnior insistia em armar jogadas pelo meio da defesa adversária, que, fechada, conseguia impedir maiores perigos.
Do lado direito, um debilitado Maicosuel – que no último sábado não treinou por causa de problemas estomacais – não mostrava a habitual velocidade na combinação de jogadas com Alessandro. Pela esquerda, Márcio Azevedo formava boa parceria com Everton, que mostrava ser a melhor saída do Botafogo para o ataque.
grêmio everton botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Everton teve boa atuação no 1º tempo, mas caiu de rendimento na etapa final (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

E foi das raras vezes que investiu pelo lado esquerdo que o Botafogo levou perigo ao Grêmio. Herrera e Maicosuel desperdiçaram boas oportunidades iniciadas pelo camisa 10. O Alvinegro deu nove chutes a gol no primeiro tempo, mas o Tricolor gaúcho mostrou maior eficiência, levando perigo nas três oportunidades que teve nos 45 minutos iniciais.
Diante da falta de eficiência do Botafogo, o Grêmio passou a aproveitar os espaços e quase marcou nos contra-ataques, mesmo com a saída de Marquinhos, machucado, e a marcação sob Douglas, principal homem de criação. Fernando teve uma chance frente a frente com Renan, mas o substituto de Jefferson fez grande defesa. Na sequência da jogada, depois de falha de Márcio Azevedo na marcação, Lúcio pegou de voleio, e Marcelo Mattos tirou quase em cima da linha.

Vaias, apagão e gols
Na volta do intervalo, o Grêmio, com poucas opções ofensivas, continuava apostando nos contra-ataques, e quase marcou com William Magrão. O gol só não saiu porque Renan, mas uma vez de frente com um gremista, se desdobrou no lance.
Irritada com a atuação do time, a torcida do Botafogo passou a vaiar e obrigou Caio Júnior a mexer. As mudanças, no entanto, desagradaram os torcedores, que não pouparam o treinador. Cidinho e Caio entraram, enquanto Everton e Maicosuel deixaram o jogo.
Caio Jr. ouviu gritos de “burro”, mas as substituições surtiram efeito. Em seu primeiro lance, Cidinho forçou a expulsão de Fernando, que já tinha cartão amarelo. Com um a mais, o Botafogo voltou a mandar no jogo e chegou ao gol. Elkeson cruzou forte, e Marcelo Mattos, no reflexo, usou a cabeça. A mesma torcida que vaiava passou a gritar “fica, fica”, uma vez que o volante pode ter feito sua última partida pelo Alvinegro. Seu contrato termina no dia 30 e, suspenso, ele não enfrenta o São Paulo, na quarta-feira.
O gol alvinegro veio seguido de um apagão. Mais uma vez – a terceira neste ano -, faltou luz no estádio. A partida ficou paralisada durante 20 minutos. A falta de energia, porém, não "apagou" o ânimo botafoguense. Logo depois de o árbitro Jailson Macedo Freitas reiniciar o jogo, Elkeson  aproveitou o cruzamento de Caio, após linda jogada pela direita, e ampliou. Na comemoração, o meia tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.
Mesmo com um a menos e em desvatagem no placar, o Grêmio ainda teve forças para buscar o gol de honra antes do apito final. Douglas cobrou falta, Renan rebateu para o meio da área, e Rafael Marques diminuiu.
BOTAFOGO 2  X 1 GRÊMIO
Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Elkeson; Maicosuel (Caio) e Herrera. Marcelo Grohe, Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques, Neuton; Fernando, Willian Magrão, Lúcio, Marquinhos (Roberson), Douglas; Lins (Leandro).
Técnico: Caio Júnior Técnico: Renato Gaúcho
Data: 26/06/2011. Horário: 16h (de Brasília). Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Auxiliares: Adailton José de Jesus Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA).
Gols: Marcelo Mattos, aos 25, e Elkesen, aos 58, e Rafael Marques, aos 65 do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Marcelo Mattos, Elkeson, Caio (Botafogo); Mário Fernades (Grêmio).  Cartão Vermelho: Fernando (Grêmio)
Público pagante:10.433    Público presente: 13.983   Renda: R$ 235.895,00

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/26-06-2011/botafogo-gremio.html

Nenhum comentário: