sábado, 28 de maio de 2011

Na base do respeito mútuo, Barça e Manchester decidem a Champions

Treinadores elogiam valor do adversário antes da partida, que começa às 15h45m (de Brasília) deste sábado, em Wembley

Por Rodrigo Sirico Direto de Londres, Inglaterra

Ao menos no discurso dos treinadores, o tom da grande final da Liga dos Campeões, às 15h45m (horário de Brasília) deste sábado, em Wembley, será de respeito ao adversário. Barcelona e Manchester United reeditam a decisão de 2009, em Roma, quando o time catalão venceu por 2 a 0 e levou para a casa o caneco. Não bastasse o ambiente perfeito para uma revanche, há mais para apimentar o duelo: o campeão deixará o rival para trás em títulos europeus (ambos têm três) e, de quebra, passará a ser quem mais levou a melhor jogando a decisão em Wembley (esta é a sexta - os três demais ganhadores dentro do tradicional estádio são Liverpool, Ajax e Milan).
Neste sábado, a TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo o duelo entre Barcelona e Manchester a partir das 15h45m (de Brasília). Antes, porém, às 15h, Alex Escobar comanda mesa redonda com os comentaristas Marcelo Russio e Marcelo Pizzi no site
treino do Manchester United em Wembley (Foto: EFE)No palco da batalha, os Diabos Vermelhos se preparam para o duelo final (Foto: EFE)

Ao contrário do que se viu antes do duelo Barça x Real, pelas semifinais, não houve uma farpa sequer entre os comandantes. Ao contrário, somente palavras de exaltação. Em sua coletiva, Alex Ferguson destacou o trabalho do jovem treinador Guardiola (está no terceiro ano de profissão, enquanto o escocês se prepara para chegar à marca de 25 anos apenas à frente dos Diabos Vermelhos).

- Guardiola é um jovem técnico, que foi para um time e mudou sua maneira de jogar. É um trabalho fantástico. Podemos esperar uma grande partida. Estamos mais maduros que em 2009 - destacou Ferguson.
David Villa no treino do Barcelona em Wembley (Foto: Getty Images)David Villa e companhia treinam a pontaria do Barça para a decisão (Foto: Getty Images)

Quando chegou sua vez de falar, Guardiola também exaltou a grandeza do rival.

- É um time que chegou a três finais nos últimos quatro anos (Manchester) contra outro que chegou a três em cinco (seis, na verdade entre 2006 e 2011). Nós melhoramos em relação a 2009 (última final entre os dois), mas sabemos que se jogarmos como naquele dia, vamos perder - destacou o técnico do Barça.

Cordialidades à parte, os dois comandantes têm praticamente o que de melhor podem mandar a campo à disposição. No Barça, Guardiola manteve a dúvida na lateral esquerda. Abidal, recém-recuperado do tratamento para a remoção de um tumor no fígado, pode ser titular. Se não for, Puyol será deslocado para a posição e Mascherano entra na zaga.

No Manchester, a tendência é de que Alex Ferguson mande a campo a mesma equipe que derrotou o Schalke por 2 a 0, na Alemanha, em jogo de ida da fase de semifinais. Nela, apenas um brasileiro seria titular: Fábio, atuando pela lateral direita. Curiosamente, no Barça apenas Daniel Alves deve ser o representante tupiniquim, atuando pela mesma posição.
O confronto deste sábado também ficará marcado pelos duelos particulares, principalmente no setor ofensivo. De um lado, o mexicano Javier Chicharito Hernández, que marcou 20 gols na temporada, e o inglês Wayne Rooney. Do outro, a tropa de choque do Barcelona, formada pelo melhor do mundo Lionel Messi e pelos espanhóis David Villa e Pedro. Enquanto La Pulga é o artilheiro desta edição da Champions League, com 11 gols, a dupla de atacantes dos Diabos Vermelhos, junta, fez apenas sete. Mais um ingrediente para animar os torcedores.
O zagueiro Rio Ferdinand confia no poder de decisão para ver o Manchester levantar o quarto caneco da Champions.
- Creio que podemos sempre contar com Wayne (Rooney). As pessoas falam em ser decisivos em grandes jogos. Wayne fez nesta temporada um dos gols mais bonitos que já foi visto em Old Trafford (de bicicleta, no dérbi contra o Manchester City). Ele pode mostrar seu valor independentemente de ter jogado mal a Copa ou do que vai acontecer em Wembley - disse.
O confronto deste sábado vai marcar ainda a despedida do goleiro holandês Van der Sar. Aos 40 anos, o arqueiro dos Diabos Vermelhos busca a sua terceira Champions League. Anteriormente, ele venceu uma pelo próprio Manchester United e outra pelo Ajax.
Despedidas à parte, o confronto em Wembley promete. O duelo das duas melhores equipes da Europa na atualidade e que estiveram presentes em quatro das últimas cinco decisões do torneio continental. Ora Barça, ora Manchester ou os dois duelando pela taça. Neste sábado, o tira-teima. Messi ou Rooney. Guardiola ou Ferguson. Que vença o melhor.


Barcelona x Manchester United
Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal (Mascherano); Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e Villa. Van der Sar, Fábio, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Giggs, Valencia e Park; Chicharito e Rooney.
Técnico: Josep Guardiola. Técnico: Alex Ferguson.
Estádio: Wembley, em Londres (Inglaterra). Data: 28/05/2011. Árbitro: Viktor Kassai (HUN). Assistentes: Gabor Eros (HUN) e György Ring (HUN).
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 15h (de Brasília). TV Globo passa ao vivo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2011/05/na-base-do-respeito-mutuo-barcelona-e-manchester-united-decidem-champions.html

Nenhum comentário: